Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Roda de jornal
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ LEU UM JORNAL? O QUE É UM JORNAL? ONDE ENCONTRAMOS ESSE
MATERIAL? PARA QUE ELE SERVE?
O JORNAL É UMA PUBLICAÇÃO IMPRESSA OU DIGITAL QUE APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE EVENTOS, NOTÍCIAS, ANÁLISES E OUTROS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO.
O PRINCIPAL CONTEÚDO DE UM JORNAL É A NOTÍCIA. OS JORNAIS SÃO VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO QUE DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA SOCIEDADE, FORNECENDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS.
O JORNAL IMPRESSO É O “JORNAL DE PAPEL”, SEU CONTEÚDO É PRODUZIDO PELOS REDATORES. TRAZEM AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TEXTO E IMAGEM.
NO JORNAL PODEMOS ENCONTRAR NOTÍCIA, ANÚNCIO, SLOGAN, CAMPANHA E OUTROS. NA NOTÍCIA TEMOS UM TÍTULO, CORPO DA NOTÍCIA E PODEMOS TER TAMBÉM, IMAGEM, LEGENDA, GRÁFICO E DATA.
O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO VISA APRESENTAR DETERMINADO PRODUTO, MARCA OU SERVIÇO. USAM EXPRESSÕES MARCANTES QUE REMETEM AO ANÚNCIO.
O SLOGAN PUBLICITÁRIO É UMA MENSAGEM CURTA, DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO QUE EXPRESSA O CONCEITO DA MARCA.
COMO ELABORAR UM JORNAL:
1- DEFINA UM PÚBLICO E ESCOLHA UM NOME PARA O JORNAL;
2- PESQUISE E APURE AS MATÉRIAS DO JORNAL;
3- ESCREVA A NOTÍCIA;
4- ACRESCENTE IMAGENS, GRÁFICOS E LEGENDAS;
5- REVISE O SEU TEXTO.
Atividades
QUESTÃO 1
O JORNAL, SEJA EM SUA VERSÃO IMPRESSA OU DIGITAL, DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA SOCIEDADE, FORNECENDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO. ALÉM DISSO, O JORNAL IMPRESSO, CONHECIDO COMO ‘JORNAL DE PAPEL’, TRAZ AS INFORMAÇÕES POR MEIO DE TEXTO E IMAGEM, SENDO PRODUZIDO PELOS REDATORES.” A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA SOCIEDADE ESTÁ PRINCIPALMENTE RELACIONADA A:
(A) TRANSMITIR OPINIÕES PESSOAIS.
(B) ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO.
(C) FORNECER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E IMPORTANTES.
(D) EXCLUSIVAMENTE AO CONTEÚDO IMPRESSO.
(E) COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DISTANTES.
QUESTÃO 2
O JORNAL IMPRESSO É CONHECIDO COMO “JORNAL DE PAPEL”. OS JORNAIS IMPRESSOS TRAZEM AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TEXTO E IMAGEM. NO JORNAL, PODEMOS ENCONTRAR NOTÍCIA, ANÚNCIO, SLOGAN, CAMPANHA E OUTROS. VEJA O JORNAL ABAIXO E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS SOLICITADOS: TÍTULO, GRÁFICO, IMAGEM, LEGENDA, CORPO DA NOTÍCIA, DATA.
QUESTÃO 3
VEJA AS AFIRMAÇÕES E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
I – A VERSÃO IMPRESSA DE UM JORNAL, CONHECIDA COMO “JORNAL DE PAPEL”, É PRODUZIDA POR REDATORES.
II- A VERSÃO DIGITAL UTILIZA UMA VARIEDADE DE RECURSOS MULTIMÍDIA, COMO VÍDEOS E INTERATIVIDADE.
III- OS JORNAIS PODEM NOS CONTAR SOBRE O QUE ACONTECEU ONTEM OU ATÉ MESMO O QUE VAI ACONTECER NO FUTURO.
(A) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.
(B) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO INCORRETAS.
(C) APENAS A AFIRMAÇÃO I ESTÁ CORRETA.
(D) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.
(E) A AFIRMAÇÃO III ESTÁ INCORRETA.
QUESTÃO 4
NA NOTÍCIA TEMOS UM TÍTULO, CORPO DA NOTÍCIA, PODEMOS TER TAMBÉM, IMAGEM, LEGENDA, GRÁFICO E DATA. SABENDO DISSO, VOCÊ CRIARÁ UMA NOTÍCIA E COLOCARÁ EM PRÁTICA O QUE APRENDEU ATÉ AGORA. PENSE EM ALGUM FATO QUE ACONTECEU EM SUA ESCOLA. ESCREVA UM NOME PARA O JORNAL, UMA MANCHETE CHAMATIVA, ESCREVA A NOTÍCIA E ACRESCENTE IMAGEM.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |