Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 28, fev. 23
Reportagem
Olá estudantes!
Vocês já ouviram falar sobre o gênero reportagem?
Sabem em que veículos de comunicação as reportagens são publicadas?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-crianca-jogando-ipad-com-balao_24780911.htm#page=2&query=CRIAN%C3%87A%20PENSANDO%20DESENHO&position=32&from_view=search&track=ais> Acesso em: 8, maio. 23.
A reportagem é um tipo de texto informativo que podemos encontrar em jornais, revistas, TV e até na internet. Ela é muito importante para nos fornecer informações atualizadas sobre fatos, eventos e acontecimentos relevantes. Para escrever uma reportagem, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada e mostrar diferentes pontos de vista sobre o assunto de forma clara e fácil de entender.
Uma boa reportagem precisa ser sobre algo que seja importante e interessante para quem está lendo ou assistindo, e também deve trazer novidades e informações exclusivas sobre o tema abordado.
E vocês sabem quem escreve a reportagem?

O repórter é a pessoa responsável por escrever a reportagem, ele pesquisa o assunto, faz entrevistas com as pessoas envolvidas e escreve o texto para que todos possam entender.
Uma reportagem geralmente deve apresentar a seguinte estrutura: Título – Lide –
Corpo da reportagem – Citações e entrevistas – Conclusão – Créditos. Vejam o exemplo:

Disponível em:GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
- A reportagem é um tipo de texto que pode ter várias finalidades, como explicar, informar, descrever, contar uma história ou dar opinião.
- As reportagens são parte do jornalismo que tem como objetivo apresentar pontos de vista sobre um assunto.
- Nas reportagens, o autor pode usar palavras como “eu” ou “ele/ela” para falar sobre o que está acontecendo.
- As reportagens geralmente têm um título que indica sobre o que se trata o texto.
- Os temas mais comuns nas reportagens são sobre a sociedade, política e economia.
- A linguagem usada nas reportagens é mais formal.
- Quando um autor escreve uma reportagem, ele costuma assinar no final do texto para que as pessoas saibam quem escreveu.
Atividades
1- A reportagem é um tipo de texto informativo que podemos encontrar em jornais, revistas, TV e até na internet. Dentre seus objetivos destacam:

2- Marque a alternativa incorreta:
(A) A reportagem é um tipo de texto que pode ter várias finalidades, como explicar, informar, descrever, contar uma história ou dar opinião.
(B) Os temas mais comuns nas reportagens são sobre a sociedade, política e economia.
(C) Nas reportagens, o autor pode usar palavras como “eu” ou “ele/ela” para falar sobre o que está acontecendo.
(D) A linguagem mais usada nas reportagens é a linguagem informal.
(E) Quando um autor escreve uma reportagem, ele costuma assinar no final do texto para que as pessoas saibam quem escreveu.
3- Quais são as especificidades importantes do gênero textual reportagem?

Você será o repórter e precisa elaborar uma reportagem sobre um tema bastante relevante e atual, que desperte o interesse do público: alunos do 4º ANO. Escolha o tema, pesquise, e comece a produzir o seu texto. Ao produzir sua reportagem, lembre-se de que a linguagem deve ser mais formal e objetiva. E lembre-se que a reportagem deve seguir a estrutura básica desse gênero jornalístico, com título, lide, corpo da reportagem, citações e entrevistas, conclusão e créditos. Boa produção.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil (revista infantil), entre outros, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |