You are currently viewing Língua Portuguesa – Relatos Pessoais: dando voz aos sentimentos

Língua Portuguesa – Relatos Pessoais: dando voz aos sentimentos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA NARRAR E PROTAGONIZAR SUA HISTÓRIA?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-sinal-em-branco-com-menino-bonito-em-fundo-branco_20438689.htm#page=7&query=CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=26&from_view=search> Acesso em 17, março de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 3º ano – 2º Bim – Videoaula 1 – RELATOS PESSOAIS: DANDO VOA.

RELATOS PESSOAIS: DANDO VOZ AOS SENTIMENTOS

 OLÁ ESTUDANTES!

 VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR SOBRE RELATOS PESSOAIS?

O RELATO PESSOAL É UM TIPO DE TEXTO QUE PODE SER ORAL OU ESCRITO, NARRATIVO OU DESCRITIVO, QUE TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE UM FATO IMPORTANTE QUE ACONTECEU NA VIDA DE ALGUÉM. 

A LINGUAGEM UTILIZADA NO RELATO PESSOAL PODE SER FORMAL OU INFORMAL. NO RELATO ORAL A LINGUAGEM É MAIS INFORMAL E DESCONTRAÍDA. JÁ NO RELATO ESCRITO A LINGUAGEM É MAIS FORMAL. 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO RELATO PESSOAL:

PARA ELABORAR UM RELATO PESSOAL É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS A ALGUNS ELEMENTOS!

  • INTRODUÇÃO: APRESENTA O CONTEXTO DO RELATO PESSOAL, CENÁRIO, TEMPO,  LOCAL, PERSONAGENS ENVOLVIDOS, VISÃO GERAL DO ACONTECIMENTO NARRADO.
  • DESENVOLVIMENTO: PARTE PRINCIPAL DO RELATO PESSOAL, NARRATIVA DO ACONTECIMENTO.
  • CLÍMAX: O PONTO DE MAIOR IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA.
  • CONCLUSÃO: SÍNTESE DOS PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS, FECHAMENTO DA NARRATIVA. PODE APRESENTAR AS LIÇÕES APRENDIDAS, AS MUDANÇAS OCORRIDAS OU AS CONSEQUÊNCIAS DO ACONTECIMENTO.

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM RELATOS PESSOAIS  VIRTUAIS? ISSO MESMO! PODEMOS ENCONTRAR BLOGS, STORIES, DIÁRIOS VIRTUAIS E ETC.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

VOCÊ SABIA QUE RELATO PESSOAL É UM TIPO DE TEXTO QUE APRESENTA UMA NARRAÇÃO SOBRE UM FATO OU ACONTECIMENTO MARCANTE DA VIDA DE UMA PESSOA?

1- SABENDO DISSO, OBSERVE O TEXTO ABAIXO, PENSE E DEPOIS RESPONDA:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-um-menino-escrevendo-na-mesa-isolado_20743395.htm#query=CRIAN%C3%87A%20ESCREVENDO%20DESENHO&position=0&from_view=search> Acesso em 17, fev. 202

QUESTÃO 2

QUAL É O OBJETIVO DO RELATO PESSOAL? 

(A) DESCREVER DETALHADAMENTE UM LUGAR OU OBJETO.

(B) APRESENTAR FATOS HISTÓRICOS E DATAS IMPORTANTES.

(C) RELATAR SOBRE UM ACONTECIMENTO MARCANTE NA VIDA DE ALGUÉM.

(D) ARGUMENTAR E PERSUADIR O LEITOR SOBRE UM DETERMINADO TEMA.

(E) COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DISTANTES.

QUESTÃO 3

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM UTILIZADA NO RELATO ORAL E NO RELATO ESCRITO?

(A) NO RELATO ORAL, A LINGUAGEM É FORMAL, ENQUANTO NO RELATO ESCRITO É INFORMAL.

(B) NO RELATO ORAL, A LINGUAGEM É INFORMAL, ENQUANTO NO RELATO ESCRITO É FORMAL.

(C) NO RELATO ORAL E NO RELATO ESCRITO, A LINGUAGEM UTILIZADA É SEMPRE FORMAL.

(D) NO RELATO ORAL E NO RELATO ESCRITO, A LINGUAGEM UTILIZADA É SEMPRE INFORMAL.

(E) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS

QUESTÃO 4

QUANDO QUEREMOS REGISTRAR FATOS MARCANTES QUE ACONTECERAM, OU ATÉ MESMO FAZER ALGUMAS ANOTAÇÕES IMPORTANTES PARA POSTERIORMENTE REVÊ-LAS, PODEMOS RECORRER AO DIÁRIO. DIÁRIO É UM RELATO PESSOAL, UM GÊNERO DE TEXTO EM QUE UMA PESSOA REGISTRA SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E EVENTOS DO DIA A DIA EM ORDEM CRONOLÓGICA. AGORA, QUE VOCÊ APROFUNDOU UM POUCO MAIS NESTE CONTEÚDO, QUE TAL PRODUZIR SEU DIÁRIO? RELEMBRE UM EPISÓDIO DE SUA VIDA, UMA DATA QUE FOI IMPORTANTE, UMA PESSOA, UM SUSTO, UMA ALEGRIA E CONTE EM FORMA DE DIÁRIO. SIGA A ESTRUTURA DO DIÁRIO:


Autoria: Gabriele Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF03LP21) Produzir anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.