Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Relato de Observação
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ SABE O QUE É UM RELATO DE OBSERVAÇÃO?
O GÊNERO TEXTUAL “RELATO DE OBSERVAÇÃO” É UM TIPO DE TEXTO QUE DESCREVE UMA SITUAÇÃO, EVENTO OU FENÔMENO QUE FOI OBSERVADO PELO AUTOR.
ESSE TIPO DE TEXTO BUSCA TRANSMITIR AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA DETALHADA DAQUILO QUE FOI OBSERVADO.
GERALMENTE, O RELATO DE OBSERVAÇÃO É UTILIZADO EM DIVERSAS ÁREAS, COMO NA PESQUISA CIENTÍFICA, NA EDUCAÇÃO, NA COMUNICAÇÃO E EM RELATOS PESSOAIS.
A ESTRUTURA DESSE TIPO DE TEXTO PODE VARIAR, MAS, EM GERAL, INCLUI OS SEGUINTES ELEMENTOS:
VEJA UM RELATO DE OBSERVAÇÃO:
ATIVIDADES
1- VEJA O RELATO DE OBSERVAÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:
a) O RELATO APRESENTADO É SOBRE QUAL ASSUNTO:
b) QUANDO INICIOU A SEMEADURA:
c) EM QUE ETAPA SURGIRAM OS BROTOS:
d) SEGUNDO O AUTOR, COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA PARA ELE?
2- QUAL É O PROPÓSITO PRINCIPAL DE UM RELATO DE OBSERVAÇÃO?
(A) APRESENTAR UMA NARRATIVA FANTASIOSA.
(B) TRANSMITIR INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS.
(C) DESCREVER UMA SITUAÇÃO QUE FOI OBSERVADA.
(D) IGNORAR DETALHES E FOCAR EM CONCLUSÕES.
(E) DESCREVER APENAS RESULTADOS
3- QUAIS SÃO AS ETAPAS DO RELATO DE OBSERVAÇÃO:
(A) DESCRIÇÃO, SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA E CONCLUSÃO.
(B) SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA, IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.
(C) INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO, SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA, IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.
(D) SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA E CONCLUSÃO.
(E) INTRODUÇÃO, IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.
4- IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM PARQUE TEMÁTICO, UM ZOOLÓGICO OU UM PASSEIO EM UMA NOVA CIDADE. SUA TAREFA É ESCREVER UM RELATO DE OBSERVAÇÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE QUE VOCÊ TEVE LÁ. SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E BOA PRODUÇÃO!
( ) PARQUE TEMÁTICO
( ) ZOOLÓGICO
( ) UM PASSEIO EM UMA NOVA CIDADE
RELATO DE OBSERVAÇÃO: ________________________
INTRODUÇÃO: INICIE SEU RELATO DESCREVENDO O AMBIENTE, INCLUINDO DETALHES. APRESENTE A DATA E O MOTIVO DA VISITA. | |
DESCRIÇÃO DETALHADA:ESCOLHA UM EVENTO ESPECÍFICO OU ATRAÇÃO PARA OBSERVAR DETALHADAMENTE. DESCREVA NÃO APENAS O QUE VOCÊ VIU, MAS TAMBÉM COMO SE SENTIU DURANTE ESSA EXPERIÊNCIA. | |
SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA:ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA, DESTACANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS. | |
IMPRESSÕES E REFLEXÕES:RESERVE UM MOMENTO PARA COMPARTILHAR SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS E REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA. PODE SER ALGO QUE VOCÊ APRENDEU, UMA SURPRESA INESPERADA OU SIMPLESMENTE COMO A EXPERIÊNCIA IMPACTOU VOCÊ DE MANEIRA GERAL. | |
CONCLUSÃO:ENCERRE SEU RELATO DE OBSERVAÇÃO DEIXANDO UMA ÚLTIMA IMPRESSÃO OU REFLEXÃO SOBRE SUA VISITA. |
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |