Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
REGULAMENTO
Um regulamento é um tipo de texto normativo que tem como principal função estabelecer regras, normas e procedimentos a serem seguidos em determinado contexto. Esse gênero textual é amplamente utilizado em diversas áreas, como em instituições educativas, competições esportivas, empresas, associações, entre outras. O objetivo de um regulamento é garantir a organização, a ordem e o cumprimento de determinadas normas para que as atividades ou eventos ocorram de maneira adequada e justa.
As características de um regulamento são:
- Clareza e objetividade: o texto deve ser claro e objetivo.
- Organização estruturada: normalmente, um regulamento é dividido em seções ou artigos, cada um tratando de um aspecto específico das regras.
- Linguagem formal: a linguagem utilizada deve ser formal e impessoal, adequada ao público-alvo e ao contexto de aplicação.
- Detalhamento: deve conter todas as informações necessárias para a compreensão e cumprimento das regras, incluindo definições, responsabilidades, procedimentos e penalidades em caso de descumprimento.
- Acessibilidade: deve ser de fácil acesso a todos os envolvidos, garantindo que todos tenham conhecimento das normas estabelecidas.
Veja a seguir o exemplo de um regulamento para uso do parquinho.
Após ler o regulamento acima, responda as questões a seguir:
Questão 1
Fazem parte de um Regulamento
(A) a introdução, desenvolvimento e conclusão.
(B) o título, preâmbulo, artigos, parágrafos, assinatura e data.
(C) o parágrafo, travessão, diálogos e regras.
(D) as penalidades, rimas, estrofes e versos.
Questão 2
O Regulamento é um tipo de texto normativo que tem como características
(A) a clareza e objetividade.
(B) a linguagem subjetiva e informal.
(C) a estrutura narrativa e presença de personagens.
(D) a expressão de sentimentos e narrador.
Questão 3
Você acha que os regulamentos são importantes apenas para crianças ou também para os adultos? Por quê?
Questão 4
Como você acha que um regulamento esportivo seria importante dentro de uma competição?
Questão 5
Agora é a sua vez de elaborar um regulamento. Pense em um espaço de uso coletivo dentro da sua escola: a biblioteca, banheiro, parquinho ou refeitório. Escolha um desses ambientes e elabore um regulamento de uso para este espaço.
Saiba mais!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. (EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto. (GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade. (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 15/10/2024. |