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Língua Portuguesa – Regras de Jogo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


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Regras de jogos

As regras de um jogo são um tipo de texto instrucional, ou texto injuntivo. Seu objetivo é fornecer instruções claras e precisas sobre como realizar uma atividade, realizar um procedimento ou utilizar algo.

As características principais contidas no gênero regras de jogos incluem:

  1. Objetividade: o texto é direto e objetivo, sem rodeios ou informações desnecessárias. 
  2. Organização sequencial: as instruções do jogo são apresentadas em uma ordem lógica e sequencial, do início ao fim do jogo. O que deve ser feito primeiro e nas sequências.
  3. Verbos no imperativo: os verbos utilizados nas regras do jogo estão no modo imperativo, que indica uma ordem ou comando direto, como “pule”, “movimente”, “faça”, “jogue”, entre outros.
  4. Clareza: as regras do jogo são escritas de forma clara e concisa, evitando ambiguidades que possam confundir o jogador. Geralmente são escritas com frases curtas.
  5. Uso de recursos visuais: em alguns casos, são utilizados recursos visuais como diagramas, ilustrações ou fotos para complementar as regras e facilitar o entendimento.

Você sabe escrever as regras de um jogo e quais são as partes que este gênero textual deve conter?

1º Objetivo do jogo.

2º Materiais necessários.

3º Instruções.

4º Regras adicionais.

Observe abaixo as regras de um jogo muito conhecido entre as crianças.

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Questão 1

Uma característica essencial das regras de um jogo é

(A) a inclusão de histórias detalhadas sobre os personagens do jogo.

(B) a clareza e a objetividade na apresentação das instruções.

(C) a utilização de palavras complicadas e jargões técnicos.

(D) a ausência de qualquer tipo de organização ou sequência.

Questão 2

Os verbos usados na escrita das regras de um jogo geralmente estão no

(A) presente.

(B) futuro.

(C) imperativo.

(D) pretérito perfeito.

Questão 3

As regras de um jogo são importantes porque

(A) garantem que todos os jogadores tenham uma experiência justa e organizada.

(B) permitem que os jogadores façam o que quiserem durante o jogo.

(C) fazem com que o jogo dure menos tempo.

(D) são usadas apenas em jogos de tabuleiro.

Questão 4

Como você se sentiria jogando um jogo sem regras? Isto já aconteceu com você? Relate sua experiência.

Questão 5

Agora é a sua vez de produzir! Escreva um texto explicando as regras de um jogo que você conhece bem, como pega varetas, 5 marias, dominó ou outro de sua preferência. No seu texto, não se esqueça de incluir: o nome do jogo, o objetivo, os materiais necessários, o número de jogadores, as instruções passo a passo (usando verbos no imperativo, como “pegar”, “jogar”, “mover”) e quaisquer regras adicionais. Seja claro e detalhado para que qualquer pessoa possa entender e jogar o jogo seguindo as suas instruções.

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Saiba mais!

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Disponível em: https://youtu.be/jT41_esRezI 

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 23/05/2024.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Ligados.com: língua portuguesa 4º ano. São Paulo: Saraiva, 2014. 240 p. (4º ano).