Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
O CONTO É UM TEXTO QUE TEM COMEÇO, MEIO E FIM, E DESCREVE UM CONFLITO QUE PRECISA SER RESOLVIDO.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
REESCRITA DE CONTOS
OLÁ ESTUDANTES!
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE CONTO? CONHECE ALGUM CONTO?
O CONTO É UM TEXTO QUE TEM COMEÇO, MEIO E FIM, E DESCREVE UM CONFLITO QUE PRECISA SER RESOLVIDO.
O GÊNERO CONTO APRESENTA UM NARRADOR, QUE É O RESPONSÁVEL POR CONTAR TUDO O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA, PODENDO SER PARTICIPANTE OU APENAS OBSERVADOR.
TAMBÉM TEMOS OS PERSONAGENS, QUE SÃO AS PESSOAS OU ANIMAIS QUE FAZEM PARTE DO CONTO.
E POR FIM, AS HISTÓRIAS COSTUMAM ACONTECER EM LUGARES E TEMPOS ESPECÍFICOS.
E VOCÊ JÁ TENTOU REESCREVER UM CONTO?
PARA REESCREVER UM CONTO É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS:
1- ESCOLHA O CONTO QUE SERÁ REESCRITO. 2- CRIE UM TÍTULO. 3-RELEMBRE A HISTÓRIA E REGISTRE A PRIMEIRA PARTE, APRESENTANDO: PERSONAGENS, SUAS CARACTERÍSTICAS, O LUGAR E TEMPO. 4- ESCREVA A PARTE SEGUINTE ABORDANDO SOBRE O CONFLITO DO CONTO. 5- RELATE O DESFECHO E NÃO ESQUEÇA DE REVISAR O SEU TEXTO, OBSERVANDO A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS. |
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VOCÊ SABIA QUE TODO CONTO PRECISA POSSUIR PERSONAGENS? OS PERSONAGENS SÃO OS PARTICIPANTES DA HISTÓRIA E PODEM SER TANTO SERES HUMANOS, ANIMAIS OU OBJETOS. RECORDANDO O CONTO “OS SETE CORVOS”, DESCUBRA QUAL PERSONAGEM FALOU CADA FRASE:
A) – NA CERTA FICARAM BRINCANDO E SE ESQUECERAM DA VIDA!
B) – A MENINA É MUITO BONITA, MAS FOI POR CULPA DELA QUE OS IRMÃOS SE DESGRAÇARAM…
C) – PROCURO MEUS IRMÃOS, OS SETE CORVOS.
QUESTÃO 2
O GÊNERO CONTO APRESENTA UM NARRADOR. QUAL É A FUNÇÃO DO NARRADOR EM UM CONTO?
(A) RESOLVER O CONFLITO DA HISTÓRIA
(B) PARTICIPAR ATIVAMENTE DA HISTÓRIA
(C) CONTAR SOBRE O CONFLITO DA HISTÓRIA
(D) SER APENAS UM OBSERVADOR DA HISTÓRIA
(E) É O RESPONSÁVEL POR CONTAR TUDO O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA, PODENDO SER PARTICIPANTE OU APENAS OBSERVADOR.
QUESTÃO 3
ALÉM DAS PERSONAGENS E DO NARRADOR, TODO CONTO PRECISA POSSUIR UM ENREDO, A HISTÓRIA CONTADA. CHEGOU A HORA DE ORGANIZAR A HISTÓRIA CONFORME A ORDEM DOS FATOS. ENUMERE A SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS DO CONTO “OS SETE CORVOS”:
| -A MENINA ENCONTRA OS CORVOS E ELES RECUPERAM A FORMA HUMANA. |
-A MENINA NASCE MAS É FRAQUINHA. | |
-A MENINA FICA SABENDO SOBRE O QUE ACONTECEU COM SEUS IRMÃOS. | |
-OS FILHOS PERDEM O CÂNTARO E O PAI DESEJOU QUE ELES VIRASSEM CORVOS. | |
-FELIZES, VOLTARAM TODOS PARA A CASA. | |
-INICIA O CONTO COM A APRESENTAÇÃO DE UM HOMEM QUE TINHA 7 FILHOS E QUERIA TER UMA FILHA. | |
-A MENINA BUSCA AJUDA COM O SOL, LUA E ESTRELA E CHEGA ATÉ A MONTANHA DE CRISTAL. | |
-A MENINA FOGE E VAI PROCURAR OS IRMÃOS. |
QUESTÃO 4
(A) ESCOLHER O TÍTULO, ESCREVER A HISTÓRIA E REVISAR O TEXTO.
(B) RELEMBRAR A HISTÓRIA, CRIAR UM TÍTULO, ESCREVER A PRIMEIRA PARTE, O CONFLITO E RELATAR O DESFECHO.
(C) ESCREVER A HISTÓRIA, CRIAR UM TÍTULO E REVISAR O TEXTO.
(D) ESCOLHER OS PERSONAGENS, O LUGAR E O TEMPO E ESCREVER O DESFECHO.
(E) ESCOLHER O NARRADOR, PERSONAGENS E CONFLITO E EM SEGUIDA RELEMBRAR O CONTO.
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo corte acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |