ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Brisa da Manhã
Na brisa mansa da manhã,
meu sonho dança na palma da mão,
sorrindo ao sol que me chama,
feito amigo no portão.

O que são recursos poéticos?

Quando um poeta escreve, ele usa truques
especiais para tornar o texto mais bonito,
musical e cheio de imagens na nossa imaginação. Esses truques são chamados recursos poéticos. Vamos ver alguns que aparecem no poema acima.
Rima
É quando as palavras têm sons parecidos no final. No poema, as palavras manhã e mão não rimam exatamente, mas têm sons próximos, criando harmonia. Já chama e portão não rimam, mas a primeira estrofe tem manhã e mão e a segunda chama e portão que ajudam a manter o ritmo.
Aliteração
É a repetição de sons iguais no começo das palavras, para criar musicalidade.
No verso meu sonho dança na palma da mão, o som da letra m aparece várias vezes, deixando o verso suave e cadenciado.
Assonância
É a repetição de sons de vogais dentro das palavras.
No verso sorrindo ao sol que me chama, o som da vogal o aparece repetidamente, dando um ritmo gostoso de ler.
Metáfora
É quando usamos uma palavra ou expressão para representar outra coisa, sem usar como ou parece.
No verso meu sonho dança na palma da mão, não é que o sonho realmente dance é uma forma poética de dizer que o sonho é leve e feliz.

Repetição
Quando uma palavra ou estrutura se repete para reforçar uma ideia ou criar ritmo.
No poema, a palavra meu aparece mais de uma vez, dando a ideia de que tudo é pessoal, próximo e íntimo.
Os recursos poéticos são como temperos de uma receita: sozinhos, não formam o prato, mas juntos deixam o poema saboroso, bonito e cheio de vida. Eles ajudam a gente a sentir o texto, não só entender.
Personificação

É quando damos características humanas a coisas que não são pessoas.
No verso o sol sorri e me chama, o sol não pode sorrir de verdade, mas a frase faz a gente imaginá-lo como um amigo caloroso.
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/1TfTUiZcHyw
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Leia o poema seguir e responda às questões sobre o mesmo:
Verbos Imperativos em Português e Inglês
Today vamos ver os imperative verbs, ou verbos imperativos
Palavras que servem para dar ordens, instruções e também fazer pedidos.
Comecemos pelo start, que significa comece
quem escuta essa ordem nunca se esquece.
Open já é abra e close é feche,
ordens e pedidos feitos a todos os momentos e que geram muitos movimentos.
Sit down e get up são sente-se e levante-se, respectivamente,
verbos imperativos para aqueles que são ativos.
Temos também os imperativos negativos,
como don’t smoke e don’t talk,
que são não fume e não converse;
para essas ordens, é melhor que não se disperse.
Escreva em inglês é write
e read em português é leia
ordens que não podem ser dadas
a uma baleia!
Alguns imperativos usados em receitas são add, mix e cook,
que significam adicione, mexa e cozinhe;
hum… com esses verbos é bem provável
que a receita logo se encaminhe.
Imperative verbs são também usados para explicar caminho
e deixam nosso procurar muito mais facinho.
Temos o turn right ou left, que são vire à direita ou à esquerda;
seguindo essas regrinhas não haverá perda.
Go ahead significa siga em frente,
palavrinhas importantes e que auxiliam muita gente.
Esses verbos famosos são também usados em manuais de instrução
e devem ser explicados com bastante atenção.
Assemble ou disassemble são monte ou desmonte
e é preciso seguir a orientação da fonte.
Há também os verbos de aviso: clean ou wash, que são limpe ou lave;
seguindo esses avisos tudo fica mais suave.
Para finalizar este texto,
o verbo imperativo escolhido será o stop,
que significa pare e que,
com as informações obtidas aqui, seu conhecimento dispare!
QUESTÃO 01
O recurso poético que o poema usa quando diz Comece e Esquece, é
(A) comparação.
(B) rima.
(C personificação.
(D) aliteração.
QUESTÃO 02
No trecho:
HUM, com esses verbos é bem provável que a receita logo se encaminhe, o recurso poético presente é
(A) comparação.
(B) rima.
(C personificação.
(D) aliteração.
QUESTÃO 03
Na frase: para essas ordens é melhor que não se disperse, a repetição do som da letra s é um exemplo de
(A) comparação.
(B) rima.
(C personificação.
(D) aliteração.
QUESTÃO 04
Complete:
No trecho suave e lave, o recurso poético usado é a ____________.
QUESTÃO 05
Marque V ou F de verdadeiro ou falso nas alternativas abaixo:
( ) O verso Seguindo essas regrinhas não haverá perda apresenta rima entre perda e esquerda em outro verso do poema.
( ) O trecho Para essas ordens é melhor que não se disperse apresenta aliteração com a repetição do som s.
( ) A frase receita logo se encaminhe é um exemplo de comparação.
( ) O verso Quem escuta essa ordem, nunca se esquece apresenta uma rima simples entre comece e esquece.
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Forma de composição de textos poéticos: Identificação dos efeitos de sentido: recursos rítmicos e sonoros e de metáforas em textos versificados. |
Habilidades | (EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. (EF35LP31-B) Identificar, em textos versificados, o uso de recursos rítmicos e sonoros como aliteração assonância, eco e repetição. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |