Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
RECURSOS EXPRESSIVOS GRÁFICO-VISUAIS
Anteriormente, trabalhamos o gênero textual Notícia. Neste gênero, assim como em muitos outros tipos de textos multissemióticos, faz-se uso de recursos expressivos gráfico-visuais para enriquecer a comunicação e facilitar a compreensão da informação.
Hoje, vamos reconhecer alguns desses recursos expressivos gráfico-visuais, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão, infográficos, negrito, itálico, letra capitular, notas de rodapé, hiperlink, som e movimento, cores e imagens. Esses elementos desempenham papéis fundamentais na organização e apresentação do conteúdo, tornando a leitura mais atrativa e auxiliando o leitor a navegar pelas informações de maneira mais eficiente.
importância desses recursos não se limita apenas à estética. Eles são essenciais para destacar informações relevantes, hierarquizar dados, e até mesmo para criar uma interação mais dinâmica com o leitor.
Por exemplo, em uma notícia, os boxes de complementação podem ser utilizados para fornecer informações adicionais sem interromper o fluxo principal do texto, enquanto infográficos resumem dados complexos de forma visual e acessível. O uso de negrito e itálico ajuda a enfatizar palavras ou frases-chave, e as letras capitulares dão um toque de sofisticação ao início dos parágrafos. Já os hiperlinks permitem que o leitor acesse fontes externas de informação com um simples clique, expandindo seu conhecimento sobre o tema.
A frequência de uso desses recursos pode variar conforme a natureza do texto e o público-alvo, mas sua presença é constante em notícias, pois ajudam a transmitir a mensagem de forma clara, envolvente e eficaz. Eles também são cada vez mais utilizados em ambientes digitais, onde o uso de som e movimento, como vídeos e animações, bem como o emprego de cores e imagens de alta qualidade, são cruciais para capturar a atenção do leitor e facilitar a assimilação da informação.
Imagens disponíveis em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Drop_Cap_A_from_The_Revolt_of_the_Angels_(France,_1914).png > Acesso em 23/08/2024.
https://www.flickr.com/photos/stjnoticias/8448254160 >Acesso em 23/08/2024.
https://www.canva.com/design/DAGOs9mcu-g/INzYU5bzqCX3Vs8cMAR5wg/edit?utm_content=DAGOs9mcu-g&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 23/08/2024.
Questão 1
Que vantagens e desafios você vê no uso de recursos gráfico-visuais em textos online?
Questão 2
Você consegue pensar em uma situação em que a ausência de recursos gráfico-visuais poderia dificultar a leitura?
Questão 3
São considerados recursos gráfico-visuais em notícias
(A) som e movimento.
(B) artes plásticas.
(C) pinturas.
(D) esculturas.
Questão 4
Os recursos gráfico-visuais são essenciais para
(A) esconder informações relevantes.
(B) desorganizar dados dados.
(C) criar uma interação mais dinâmica com o leitor.
(D) causar desconforto visual nos leitores.
Questão 5
Elabore uma notícia real ou fictícia acerca de sua escola ou sala de aula e utilize recursos gráfico-visuais, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão, infográficos, negrito, itálico, letra capitular, notas de rodapé, hiperlink, som e movimento, cores e imagens. Pode ser uma notícia escrita ou por mídia digital. Use a criatividade!
Hora de aprende brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 5° Ano – 2024/ 3º bimestre) (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens; entre outros. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 5° Ano – 2024/ 3º bimestre) |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 23/08/2024. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: FTD, 2021. |