Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Receita
OLÁ ESTUDANTES!
VEJA A TIRINHA DA TURMA DO CABEÇA OCA, DO AUTOR CHRISTIE QUEIROZ:
NA TIRINHA, O AUTOR RELATA DE FORMA DIVERTIDA, SOBRE A MARIANA USAR UM BALDE DE ROUPAS PARA COLOCAR A SUA PIPOCA. ELA DEVE GOSTAR MUITO DE PIPOCA. E VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE PIPOCA? SABE COMO FAZER? FIQUE POR DENTRO DA RECEITA:
GOSTOU DA RECEITA?
VOCÊ SABIA QUE A RECEITA É UM GÊNERO TEXTUAL INSTRUCIONAL?
A RECEITA É UM TIPO DE TEXTO QUE TEM COMO OBJETIVO FORNECER INSTRUÇÕES DETALHADAS SOBRE COMO PREPARAR UM PRATO OU UMA BEBIDA.
CONHEÇAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO RECEITA:
AS RECEITAS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA TRANSMISSÃO DE TRADIÇÕES CULINÁRIAS, PRESERVANDO RECEITAS FAMILIARES E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO.
Atividades
1- A RECEITA É UM TIPO DE TEXTO QUE TEM COMO OBJETIVO FORNECER INSTRUÇÕES DETALHADAS SOBRE COMO PREPARAR UM PRATO OU UMA BEBIDA. UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DO TEXTO RECEITA É…?
(A) SER ESCRITO DE FORMA COMPLEXA E SUBJETIVA.
(B) NÃO APRESENTAR UMA ESTRUTURA.
(C) NÃO SEGUIR UMA SEQUÊNCIA LÓGICA NAS INSTRUÇÕES.
(D) SER INSTRUCIONAL
(E) SER PADRONIZADA E NÃO APRESENTAR VARIAÇÕES
2- POR QUE AS RECEITAS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA TRANSMISSÃO DE TRADIÇÕES CULINÁRIAS AO LONGO DO TEMPO?
(A) PORQUE NÃO PERMITEM VARIAÇÕES OU ADAPTAÇÕES NAS PREPARAÇÕES.
(B) PORQUE SÃO TEXTOS COMPLEXOS QUE DIFICULTAM A COMPREENSÃO.
(C) PORQUE PRESERVAM RECEITAS FAMILIARES E CULTURAIS.
(D) PORQUE NÃO SÃO UTILIZADAS COMO REFERÊNCIA NA PREPARAÇÃO DE PRATOS.
(E) PORQUE SÃO AS RECEITAS ATUAIS SÃO AS MESMAS RECEITAS DO PASSADO.
3- VEJA A RECEITA E RESPONDA:
(A) QUAL A RECEITA APRESENTADA?
(B) QUE INGREDIENTES SERÃO USADOS?
(C) QUAL É O PRIMEIRO PASSO A SER EXECUTADO NESTA RECEITA?
4- AGORA É COM VOCÊ! UTILIZE A RECEITA DA PIPOCA E SUGIRA ALGUMAS VARIAÇÕES OU ADAPTAÇÕES QUE OS LEITORES PODEM FAZER PARA PERSONALIZAR A RECEITA DE ACORDO COM SUAS PREFERÊNCIAS. BOA PRODUÇÃO!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |