You are currently viewing Língua Portuguesa – Quem conta um conto?

Língua Portuguesa – Quem conta um conto?

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-sinal-em-branco-com-linda-garota-em-fundo-branco_11575000.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20folha%20de%20papel&position=17&from_view=search>. Acesso em 18, fev. 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “5º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi Videoaula 4”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZwQ2rz6hCVw>. Acesso em 04 abr. 2022.

Quem conta um conto?

Olá estudante!

Você sabe o que é um conto?

O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim.

Os contos clássicos são relatos originados na tradição oral, também conhecidos como narrativas populares.

Estas narrativas são transmitidas oralmente ao longo de numerosos anos.

O conto tem como elementos: personagem, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/cena-pequena-capa-que-esconde-red_984951.htm#query=chapeuzinho%20vermelho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/lobo-corporativo-bonitinho-1454397/>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/livro-estude-lendo-abrir-vazio-294466/> Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/alarme-rel%c3%b3gio-rel%c3%b3gio-despertador-1673577/> Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-chapeuzinho-vermelho-dos-desenhos-animados_15292312.htm#query=chapeuzinho%20vermelho&position=5&from_view=search&track=ais>.Acesso em 18, fev. 2022

Algumas subdivisões desse gênero são: conto de fada e conto fantástico.

Para elaborar um conto é necessário:

  • Inicie seu texto escolhendo: personagens, espaço e o tempo.
  • Em seguida, descreva sobre o conflito (situação-problema).
  • Na sequência, escreva sobre o clímax.
  • Por fim, faça o encerramento da narrativa.

Atividades

QUESTÃO 1

O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim. Assim sendo, é correto afirmar:

(A) O conto é uma narrativa longa, complexa, com múltiplos personagens e vários enredos.

(B) O conto é um texto que só pode apresentar um personagem e um único espaço.

(C) O conto é uma narrativa breve transmitida oralmente ao longo de vários anos. 

(D) O conto é um tipo de texto que não possui elementos como personagem, narrador e enredo.

(E) Nenhuma das alternativas é verdadeira.

QUESTÃO 2

São elementos do conto exceto:

(A) Personagem

(B) Narrador

(C) Espaço e tempo

(D) Agradecimento

(E) Enredo

QUESTÃO 3

Você sabia que para elaborar um conto é necessário escolher as personagens, o espaço, o tempo, o conflito e o desdobramento da história? Veja o mapa conceitual do conto:


Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Agora, você irá ler o conto “Chapeuzinho Vermelho”, na versão contada pela Chapeuzinho e depois responda:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-com-lapis-grande-na-cor-e-contorno-e-silhueta_9203919.htm#query=l%C3%A1pis%20desenho&position=29&from_view=search>. Acesso em 18, fev. 2022.

QUESTÃO 4

Que tal produzir seu próprio conto? Utilize o seu caderno:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/m%c3%a3o-l%c3%a1pis-caneta-editar-borracha-160538/>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.  
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.  
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.  
(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.  
(EF15LP17) Apreciar poemas concretos, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Referências:EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013.  
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.  
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.