Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Quem conta um conto?
Olá estudante!
Você sabe o que é um conto?
O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim.
Os contos clássicos são relatos originados na tradição oral, também conhecidos como narrativas populares.
Estas narrativas são transmitidas oralmente ao longo de numerosos anos.
O conto tem como elementos: personagem, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.
Algumas subdivisões desse gênero são: conto de fada e conto fantástico.
Para elaborar um conto é necessário:
- Inicie seu texto escolhendo: personagens, espaço e o tempo.
- Em seguida, descreva sobre o conflito (situação-problema).
- Na sequência, escreva sobre o clímax.
- Por fim, faça o encerramento da narrativa.
Atividades
QUESTÃO 1
O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim. Assim sendo, é correto afirmar:
(A) O conto é uma narrativa longa, complexa, com múltiplos personagens e vários enredos.
(B) O conto é um texto que só pode apresentar um personagem e um único espaço.
(C) O conto é uma narrativa breve transmitida oralmente ao longo de vários anos.
(D) O conto é um tipo de texto que não possui elementos como personagem, narrador e enredo.
(E) Nenhuma das alternativas é verdadeira.
QUESTÃO 2
São elementos do conto exceto:
(A) Personagem
(B) Narrador
(C) Espaço e tempo
(D) Agradecimento
(E) Enredo
QUESTÃO 3
Você sabia que para elaborar um conto é necessário escolher as personagens, o espaço, o tempo, o conflito e o desdobramento da história? Veja o mapa conceitual do conto:
Agora, você irá ler o conto “Chapeuzinho Vermelho”, na versão contada pela Chapeuzinho e depois responda:
QUESTÃO 4
Que tal produzir seu próprio conto? Utilize o seu caderno:
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. (EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página. (EF15LP17) Apreciar poemas concretos, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. |
Referências: | EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |