You are currently viewing Língua Portuguesa – QUAL É O TEMA?

Língua Portuguesa – QUAL É O TEMA?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

QUAL É O TEMA?

ESTAMOS APRENDENDO SOBRE OS CONTOS, E SABIA QUE OS CONTOS DE FADAS TAMBÉM TÊM UM TEMA? MAS O QUE É ISSO, AFINAL? O TEMA DE UM TEXTO É O ASSUNTO PRINCIPAL SOBRE O QUAL A HISTÓRIA FALA. É AQUILO QUE O TEXTO QUER NOS CONTAR OU NOS FAZER PENSAR.

POR EXEMPLO, QUANDO LEMOS O CONTO DA “CHAPEUZINHO VERMELHO”, O TEMA PODE SER O CUIDADO COM OS PERIGOS OU A OBEDIÊNCIA À MÃE. JÁ EM “CINDERELA”, O TEMA PODE SER A BONDADE E A ESPERANÇA, MOSTRANDO QUE PESSOAS BOAS PODEM TER FINAIS FELIZES. NO CONTO DOS “TRÊS PORQUINHOS”, O TEMA É O TRABALHO E A ESPERTEZA, ENSINANDO QUE O ESFORÇO E A DEDICAÇÃO TRAZEM BONS RESULTADOS.

CADA HISTÓRIA TEM UM TEMA DIFERENTE, E ELE AJUDA O LEITOR A ENTENDER MELHOR A MENSAGEM QUE O AUTOR QUIS PASSAR. O TEMA É COMO O CORAÇÃO DA HISTÓRIA, AQUILO QUE DÁ SENTIDO A TUDO.

QUANDO VOCÊ LÊ UM CONTO, PODE SE PERGUNTAR: “SOBRE O QUE ESSA HISTÓRIA ESTÁ FALANDO?”. ESSA PERGUNTA AJUDA A DESCOBRIR O TEMA. PODE SER AMIZADE, CORAGEM, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, AMOR À NATUREZA OU ATÉ JUSTIÇA.

OS CONTOS DE FADAS SÃO CHEIOS DE TEMAS IMPORTANTES. ELES FALAM SOBRE SENTIMENTOS, VALORES E ATITUDES QUE NOS ENSINAM A SER PESSOAS MELHORES. POR ISSO, LER CONTOS É TÃO DIVERTIDO E TAMBÉM FAZ A GENTE PENSAR.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É O TEMA, QUE TAL TENTAR DESCOBRIR O TEMA DO SEU CONTO DE FADAS PREFERIDO?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGzcVIjShE/rPRLdDpd3hR2FfiA96J3VQ/edit?utm_content=DAGzcVIjShE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 05/11/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG3024sOCQ/_wn-w6C5M9sSs0v0ZwtpJA/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/yuIjacOtYFM

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

LEIA O POEMA ABAIXO COM A AJUDA DA PROFESSORA.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAG3024sOCQ/_wn-w6C5M9sSs0v0ZwtpJA/edit?utm_content=DAG3024sOCQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 06/11/2025.

PODEMOS DIZER QUE O TEMA DESTE POEMA É

(A) ENTENDER QUE CADA PESSOA PODE VER O MUNDO DE UM JEITO DIFERENTE. 

(B) SENTIR-SE TRISTE POR SER PEQUENO E QUERER SER MAIOR QUE OS OUTROS.

(C) IMAGINAR COMO CONVERSAR COM OS BICHINHOS QUE VIVEM NO CHÃO.

(D) QUERER CRESCER LOGO PARA ENXERGAR TUDO MELHOR E MAIS DE PERTO.

QUESTÃO 2

PARA DESCOBRIR O TEMA DE UM TEXTO, DEVEMOS OBSERVAR

(A) OS NOMES DOS PERSONAGENS E OS LUGARES ONDE ELES MORAM.

(B) AS PALAVRAS MAIS BONITAS E DIFERENTES QUE APARECEM NA HISTÓRIA.

(C) O ASSUNTO PRINCIPAL SOBRE O QUAL O TEXTO FALA DO COMEÇO AO FIM. 

(D) AS PARTES MAIS ENGRAÇADAS OU TRISTES QUE CHAMAM MAIS ATENÇÃO.

QUESTÃO 3

VOCÊ TEM UM CONTO DE FADAS PREFERIDO? QUAL É? CONSEGUE IDENTIFICAR QUAL O TEMA QUE ESTE CONTO APRESENTA?

QUESTÃO 4

LIGUE O CONTO DE FADAS AO TEMA QUE COMBINA COM ELE:

QUESTÃO 5

MARQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO:

(    ) O TEMA É O MESMO QUE O NOME DOS PERSONAGENS.

(    ) O TEMA MOSTRA O ASSUNTO PRINCIPAL DA HISTÓRIA.

(    ) TODA HISTÓRIA TEM UM TEMA.

(    ) O TEMA SERVE APENAS PARA HISTÓRIAS TRISTES.

(    ) O TEMA AJUDA O LEITOR A ENTENDER A MENSAGEM DO TEXTO.

QUESTÃO 6

RELEIA O POEMA DA QUESTÃO 1 E RESPONDA AS PERGUNTAS.

A) QUAL PALAVRA ESTÁ NO AUMENTATIVO?

___________________________________________________________________

B) COMO SERIA A PALAVRA, QUE ESTÁ NO AUMENTATIVO, DE FORMA NORMAL?

___________________________________________________________________

C) A PALAVRA GRANDÃO ESTÁ SE REFERINDO A QUEM?

___________________________________________________________________

D) PINTE A PALAVRA QUE ESTÁ NO AUMENTATIVO.


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Compreensão em leitura:
– Leitura e compreensão de gêneros do campo investigativo.
– Identificação de tema/assunto e situação comunicativa de textos do campo investigativo.
Escuta atenta:
– Desenvolvimento da escuta atenta para melhoria da comunicação e da interação com o grupo.
– Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta.
Escrita compartilhada:
– Produção de cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital: convenções do gênero, situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
– Produção de anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão.
– Opinião e defesa do ponto de vista sobre tema polêmico.
– Produção de roteiro para edição de uma reportagem digital.
– Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto.
– Utilização dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado ao gênero e articuladores de relações de sentido.
– Utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais na produção de textos do campo da vida pública.
Habilidades:(EF12LP17-B) Identificar o tema/assunto dos textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, de forma reflexiva e dialogada.
(EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo.(EF12LP11-B) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, os gêneros previstos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF12LP12-C) Considerar, no planejamento e na escrita, a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
Descritor:D09 Localizar informação explícita em textos.
D10 Identificar o tema ou o assunto global do texto.
D13 Identificar o gênero do texto
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 05/11/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 05/11/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.