You are currently viewing Língua Portuguesa – quadrinhas e cantigas do nosso povo.

Língua Portuguesa – quadrinhas e cantigas do nosso povo.

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 


NESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VOCÊ VAI CONHECER CANTIGAS E QUADRINHAS POPULARES ESPALHADAS PELO BRASIL A FORA. SERÁ QUE SÃO AS MESMAS? SERÁ QUE MUDAM DE ACORDO COM A REGIÃO DO NOSSO PAÍS?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-segurando-maos-parque_2957268.htm#query=crian%C3%A7as%20brincando&position=0&from_view=search> Acesso em 29, março 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 2ºBi – Videoaula2 – Quadrinhas e Cantigas do Nosso Povo

Quadrinhas e cantigas do nosso povo

OLÁ ESTUDANTE!

 VOCÊ SABE O QUE SÃO CANTIGAS POPULARES?

AS CANTIGAS REPRESENTAM UMA MANIFESTAÇÃO DE NOSSA CULTURA POPULAR, SENDO CONSTITUÍDAS POR MELODIAS E LETRAS SIMPLES QUE FACILITA A MEMORIZAÇÃO.

AS CANTIGAS PODEM APRESENTAR RIMAS, REPETIÇÕES E TROCADILHOS. GERALMENTE SÃO ACOMPANHADAS DE BRINCADEIRAS OU COREOGRAFIA.

NO BRASIL, AS CANTIGAS FAZEM PARTE DO NOSSO FOLCLORE E USAM ELEMENTOS DE OUTRAS CULTURAS, COMO A AFRICANA, A INDÍGENA E A EUROPEIA.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CANTIGA:

1- PODEM SER CHAMADAS DE CIRANDAS;

2 – APRESENTA LETRA SIMPLES;

3 – PODE APRESENTAR RIMAS, REPETIÇÕES E TROCADILHOS;

4- AS CANTIGAS REFLETEM ASPECTOS DA CULTURA POPULAR;

5- AS CANTIGAS EXPLORAM UMA VARIEDADE DE TEMAS, DESDE HISTÓRIAS NARRATIVAS ATÉ EXPRESSÕES EMOCIONAIS;

6- AS CANTIGAS PODEM ABRANGER DIVERSOS GÊNEROS MUSICAIS, INCLUINDO CANÇÕES DE NINAR, CANTIGAS DE RODA, CANTIGAS DE TRABALHO E OUTROS ESTILOS QUE ATENDEM A DIFERENTES PROPÓSITOS E OCASIÕES.

VOCÊ SABE O QUE SÃO QUADRINHAS?

QUADRINHAS SÃO COMPOSIÇÕES POÉTICAS CURTAS E SIMPLES, GERALMENTE FORMADAS POR QUATRO VERSOS RIMADOS. SUA ESTRUTURA BÁSICA, COMPOSTA POR QUATRO LINHAS COM RIMAS NA SEGUNDA E QUARTA, TORNA-AS ACESSÍVEIS E FÁCEIS DE SEREM MEMORIZADAS, CONTRIBUINDO PARA SUA DIFUSÃO ORAL E POPULARIDADE.

Atividades

QUESTÃO 1

QUAL É UMA CARACTERÍSTICA COMUM DAS CANTIGAS POPULARES?

(A) ESTRUTURAS COMPLEXAS.

(B) LETRAS EXTENSAS E ELABORADAS.

(C) MELODIAS SIMPLES E DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO.

(D) TEMAS EXCLUSIVAMENTE SÉRIOS E REFLEXIVOS.

(E) TEMAS SOBRE CULINÁRIA.

QUESTÃO 2

O QUE CARACTERIZA AS QUADRINHAS?

(A) SÃO COMPOSIÇÕES LONGAS COM MUITOS VERSOS.

(B) TÊM UMA ESTRUTURA DE TRÊS VERSOS RIMADOS.

(C) APRESENTAM QUATRO VERSOS RIMADOS EM UMA COMPOSIÇÃO CURTA.

(D) SÃO CONHECIDAS POR ABORDAR APENAS TEMAS SÉRIOS E REFLEXIVOS.

(E) NÃO APRESENTAM VERSOS.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABIA QUE AS QUADRINHAS COSTUMAM EXPRESSAR DESEJOS, ADMIRAÇÕES, SENTIMENTOS AMOROSOS, RECLAMAÇÕES, ATITUDES MALICIOSAS OU DE JUÍZO? FAÇA A LEITURA DA QUADRINHA E DEPOIS RESPONDA A ATIVIDADE PROPOSTA:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/garotinho-dormindo-personagem-de-desenho-animado-isolado_17677673.htm#query=CRIAN%C3%87A%20DORMINDO&position=5&from_view=search> Acesso 1 de abril de 2022.

CRIE OUTRAS QUADRINHAS USANDO ATIVIDADES DO SEU COTIDIANO. SEJA CRIATIVO E NÃO ESQUEÇA DAS RIMAS:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-feliz-comendo-na-mesa_18973385.htm#query=CRIAN%C3%87A%20COMENDO%20DESENHO&position=0&from_view=search> Acesso 1 de abril de 2022. Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-uma-garota-lendo-um-livro-isolado_16460112.htm#page=2&query=CRIAN%C3%87A%20LENDO%20DESENHO&position=46&from_view=search> Acesso 1 de abril de 2022.

QUESTÃO 4

AS CANTIGAS PODEM SER CHAMADAS DE CIRANDAS, APRESENTAM LETRA SIMPLES PARA MEMORIZAR. CONHEÇA AGORA, UMA CANTIGA MUITO CONHECIDA, “ ATIREI O PAU NO GATO”:

COMO DEVEMOS TRATAR OS ANIMAIS? VOCÊ CONSIDERA CERTO A ATITUDE APRESENTADA NA CANTIGA? QUE TAL MUDAR ESTA HISTÓRIA? FAÇA UMA RELEITURA DA CANTIGA. NA RELEITURA, DEVE PRODUZIR UM TEXTO A PARTIR DO PRIMEIRO QUE FOI PROPOSTO, MAS SEM PREOCUPAÇÃO COM SEMELHANÇAS.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.