You are currently viewing Língua Portuguesa – Pronomes pessoais do caso reto

Língua Portuguesa – Pronomes pessoais do caso reto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

PRONOMES PESSOAIS

Vimos anteriormente sobre carta pessoal, é importante ressaltar que ao escrevermos uma carta pessoal faz-se o uso regular de pronomes pessoais. 

Você sabe o que são pronomes pessoais?

Hoje iremos falar sobre os pronomes pessoais do caso reto. Os pronomes pessoais do caso reto são palavras que usamos para substituir nomes e muitas vezes indicam quem está realizando a ação em uma frase. Eles representam as pessoas do discurso: quem fala (1ª pessoa), com quem se fala (2ª pessoa) e de quem se fala (3ª pessoa). 

Os pronomes pessoais do caso reto podem variar em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

Pronomes pessoais do caso reto são:

  • 1ª pessoa do singular: eu (quem fala)
  • 2ª pessoa do singular: tu (com quem se fala)
  • 3ª pessoa do singular: ele/ela (de quem se fala)
  • 1ª pessoa do plural: nós (quem fala, no plural)
  • 2ª pessoa do plural: vós (com quem se fala, no plural) – pouco usado atualmente
  • 3ª pessoa do plural: eles/elas (de quem se fala, no plural)

Geralmente ao escrevermos uma carta pessoal fazemos uso frequente desses pronomes pessoais para nos referirmos a nós mesmos ou à pessoa para quem estamos escrevendo. 

Leia a carta abaixo e tente identificar os pronomes pessoais do caso reto que aparecem.

Leia a carta acima para responder as questões a seguir:

Questão 1

Na carta acima aparecem os seguintes pronomes pessoais do caso reto

(A) eu, tu, ele, você.

(B) eu, ele, ela, nós.

(C) eu, sua, ela, nós .

(D) eu, você, eles, ela.

Questão 2

Na frase: “Eu tenho sentido muito a sua ausência…”, o pronome EU refere-se 

(A) à mãe.

(B) ao filho.

(C) à irmã.

(D) ao pai.

Questão 3

Como os pronomes pessoais ajudam a deixar a nossa fala e escrita mais claras e objetivas?

Questão 4

Como seria uma carta para um amigo sem usar pronomes? O que muda?

Questão 5

Agora é a sua vez de mostrar o que acontece com uma carta sem o uso de pronomes. Escreva um exemplo com e sem pronomes e compare as duas versões. 

Hora de aprender brincando!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/15863011

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 3º bimestre)
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 06/09/2024.

DEMASI, Angélica Alves Prado; HÜLLE, Cristina Tibiriçá. Entrelaços: língua portuguesa – 3º ano – ensino fundamental anos iniciais. São Paulo: Ftd, 2021. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/entrela_os_-_l_ngua_portuguesa_-_volume_3. Acesso em: 06 set. 2024.