Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
PRONOMES PESSOAIS
Vimos anteriormente sobre carta pessoal, é importante ressaltar que ao escrevermos uma carta pessoal faz-se o uso regular de pronomes pessoais.
Você sabe o que são pronomes pessoais?
Hoje iremos falar sobre os pronomes pessoais do caso reto. Os pronomes pessoais do caso reto são palavras que usamos para substituir nomes e muitas vezes indicam quem está realizando a ação em uma frase. Eles representam as pessoas do discurso: quem fala (1ª pessoa), com quem se fala (2ª pessoa) e de quem se fala (3ª pessoa).
Os pronomes pessoais do caso reto podem variar em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Pronomes pessoais do caso reto são:
- 1ª pessoa do singular: eu (quem fala)
- 2ª pessoa do singular: tu (com quem se fala)
- 3ª pessoa do singular: ele/ela (de quem se fala)
- 1ª pessoa do plural: nós (quem fala, no plural)
- 2ª pessoa do plural: vós (com quem se fala, no plural) – pouco usado atualmente
- 3ª pessoa do plural: eles/elas (de quem se fala, no plural)
Geralmente ao escrevermos uma carta pessoal fazemos uso frequente desses pronomes pessoais para nos referirmos a nós mesmos ou à pessoa para quem estamos escrevendo.
Leia a carta abaixo e tente identificar os pronomes pessoais do caso reto que aparecem.
Leia a carta acima para responder as questões a seguir:
Questão 1
Na carta acima aparecem os seguintes pronomes pessoais do caso reto
(A) eu, tu, ele, você.
(B) eu, ele, ela, nós.
(C) eu, sua, ela, nós .
(D) eu, você, eles, ela.
Questão 2
Na frase: “Eu tenho sentido muito a sua ausência…”, o pronome EU refere-se
(A) à mãe.
(B) ao filho.
(C) à irmã.
(D) ao pai.
Questão 3
Como os pronomes pessoais ajudam a deixar a nossa fala e escrita mais claras e objetivas?
Questão 4
Como seria uma carta para um amigo sem usar pronomes? O que muda?
Questão 5
Agora é a sua vez de mostrar o que acontece com uma carta sem o uso de pronomes. Escreva um exemplo com e sem pronomes e compare as duas versões.
Hora de aprender brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3° Ano – 2024/ 3º bimestre) |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 06/09/2024. DEMASI, Angélica Alves Prado; HÜLLE, Cristina Tibiriçá. Entrelaços: língua portuguesa – 3º ano – ensino fundamental anos iniciais. São Paulo: Ftd, 2021. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/entrela_os_-_l_ngua_portuguesa_-_volume_3. Acesso em: 06 set. 2024. |