You are currently viewing Língua Portuguesa – Pronomes demonstrativos e usos em contos

Língua Portuguesa – Pronomes demonstrativos e usos em contos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS E USOS EM CONTOS

Os pronomes demonstrativos são palavras que usamos para mostrar a posição de algo em relação à pessoa que fala ou ao que já foi mencionado na história. Pudemos vê-los presentes em diversos Contos já estudados, anteriormente. Em português, os principais pronomes demonstrativos são: este/esta/estes/estas, esse/essa/esses/essas, aquele/aquela/aqueles/aquelas, além de isto, isso e aquilo.

Esses pronomes nos ajudam a mostrar onde algo está ou a falar sobre um momento específico no tempo. Vamos ver como usá-los:

1- “Este”, “esta” e “estes”, “estas”: usamos para falar sobre algo que está perto de quem fala ou para indicar um momento que está acontecendo agora, no tempo presente. Exemplo: “Este mapa nas minhas mãos vai me levar ao tesouro!”

2- “Esse”, “essa” e “esses”, “essas”: indicam algo que está perto da pessoa com quem falamos ou que foi mencionado recentemente, no tempo passado ou futuro próximo. Exemplo: “Esse mapa que você mencionou parece antigo!”

3- “Aquele”, “aquela” e “aqueles”, “aquelas”: servem para falar sobre algo que está distante de quem fala e de quem ouve, ou sobre um tempo mais afastado no passado. Exemplo: “Aquela montanha distante guarda segredos antigos.”

4- “Isto”, “isso” e “aquilo”: são pronomes demonstrativos invariáveis, usados para se referir a algo sem gênero ou que ainda vai ser mencionado. Não variam em número. Eles ajudam a falar de ideias ou situações. Por exemplo:

  • “Isto” refere-se a algo próximo de quem fala. Exemplo: “Isto aqui é um enigma que preciso resolver!”
  • “Isso” indica algo perto de quem escuta ou que já foi mencionado. Exemplo: “Isso que você disse sobre o tesouro é interessante.”
  • “Aquilo” indica algo mais distante, muitas vezes relacionado a um tempo que já passou. Exemplo: “Aquilo que aconteceu anos atrás ainda é um mistério.”

Esses pronomes demonstrativos nos contos, ajudam a dar mais detalhes sobre os lugares, objetos e momentos da história, criando uma leitura mais envolvente e clara para o leitor.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGU4cJPufw/BsI5Tt913vf_bSIQVTPRRQ/edit?utm_content=DAGU4cJPufw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 28/10/2024.

Questão 1

Como os pronomes demonstrativos podem ser úteis para situar momentos e eventos na linha do tempo de uma história? Por exemplo, quando você usaria “isso” em vez de “aquilo” ao falar sobre algo que aconteceu?

Questão 2

Como você explicaria a diferença entre “isto”, “isso” e “aquilo” para alguém que está aprendendo sobre pronomes demonstrativos? Dê exemplos que mostrem como eles podem ser usados em uma história.

Questão 3

Os pronomes demonstrativos servem para indicar

(A) a posição de algo em relação a quem fala.

(B) o tempo que se passou numa ação.

(C) as qualidades de uma pessoa ou coisa.

(D) a quantidade exata de um objeto.

Questão 4

Os pronomes “isto”, “isso” e “aquilo” são usados para

(A) indicar proximidade de quem fala.

(B) referir-se a algo sem gênero definido.

(C) mencionar algo de alguém distante.

(D) descrever objetos concretos.

Questão 5

Escreva uma história curta que envolva uma aventura ou mistério. Imagine que seu personagem principal está em busca de um tesouro em uma floresta e encontra diferentes pistas ao longo do caminho. Ele conversa com um amigo que o acompanha, e juntos eles se deparam com objetos e locais misteriosos, alguns próximos e outros distantes. Utilize pronomes demonstrativos para guiar o leitor ao longo dessa busca.

Imagem disponível em:
Imagem disponível em: Hora de aprender brincando!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7656824

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 4º bimestre)
(EF35LP08-A) Compreender, com a ajuda do professor e de forma contextualizada, as noções básicas de: recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), para produzir textos corretamente.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 28/10/2024.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: FTD, 2021.