Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
As memórias literárias capturam experiências e emoções pessoais, cumprindo a função social de preservar histórias coletivas e individuais por meio do poder da literatura. Vamos estudar as características estruturais das memórias literárias e nos aprofundar no processo passo a passo de criação de uma.
Memórias literárias são textos escritos que relatam experiências, sentimentos e reflexões pessoais em forma narrativa. Eles fornecem uma janela para a vida do autor, permitindo que os leitores tenham empatia com sua jornada, lições aprendidas e insights obtidos. Essas narrativas são caracterizadas por sua autenticidade, profundidade emocional e estilo único de contar histórias.
Características Estruturais
Voz pessoal: as memórias literárias são fundidas com a voz única do autor, permitindo que os leitores se conectem com o escritor em um nível pessoal.
Descrições: os autores usam linguagem descritiva para pintar um quadro vívido dos eventos, cenários e emoções retratados na memória. É comum o uso de sinestesias nesse texto. A sinestesia é a figura de linguagem em que há a mistura de sensações obtidas pelos sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição).
Ressonância emocional: as memórias literárias evocam emoções fortes nos leitores, criando um impacto profundo e duradouro. Por isso, a linguagem deve ser empregada com o objetivo de provocar alguma emoção em quem lê.
Tom reflexivo: Os escritores geralmente apresentam reflexões sobre o significado da memória, oferecendo insights e lições aprendidas com a experiência.
Passos para escrever uma memória literária
Escolha uma memória significativa: selecione uma experiência pessoal que tenha significado emocional e que impactou profundo em você.
Detalhes do brainstorming: reflita sobre os detalhes sensoriais, emoções e insights associados à memória. Considere como você se sentiu, o que viu, ouviu, cheirou e provou.
Crie um esboço: organize seus pensamentos criando um esboço que inclua momentos-chave, reflexões e a mensagem central que você deseja transmitir.
Escreva de forma descritiva: use uma linguagem descritiva para dar vida à memória de seus leitores. Descreva o cenário, os personagens e as emoções em detalhes vívidos.
Adicione reflexões: inclua suas reflexões sobre a memória – o que ela lhe ensinou, como ela o mudou ou por que permanece significativa para você.
Editar e revisar: revise sua redação para obter clareza, coerência e impacto. Faça revisões para melhorar a narrativa e a ressonância emocional de sua peça.
Seguindo essas etapas e adotando os elementos narrativos únicos das memórias literárias, você pode criar uma narrativa convincente que não apenas captura um momento no tempo, mas também que ressoa nos leitores em um nível profundamente pessoal. Abrace sua voz, emoções e reflexões para criar uma memória literária autêntica e impactante.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o fragmento de texto a seguir para responder às questões 1 a 3.
Era uma tarde de sol na casa dos meus avós paternos, em algum lugar do passado, em algum recanto da memória. Da estrada até a casa, era preciso atravessar um grande curral. Depois dele, havia uma pequena porteira ao centro e outra maior à direita, para passar carro-de-boi e automóveis, além de dar acesso à casa de roda que ficava próxima a ela. O quintal da frente tinha algumas plantas. Um pequeno jardim. Tinha também um pé de acerola que costumava ficar carregado, vermelhinho, na época de produção.
A casa era uma personagem à parte. […]
SANTOS, Marlon. O mistério do pires perdido. In: Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Goiânia: Kelps, 2023, p. 31.
QUESTÃO 1
O texto acima corresponde a um texto memorialístico porque
(A) defende um ponto de vista.
(B) relata um fato pessoal com uma visão subjetiva.
(C) relata um fato aleatório de maneira objetiva.
(D) inventa uma história que se passa no futuro.
QUESTÃO 2
Leia as expressões a seguir, retiradas do fragmento do texto:
i. “em algum lugar do passado”
ii. “em algum recanto da memória”
iii. “atravessa o grande curral”
iv. “o quintal da frente”
Nas descrições de uma memória, é comum que as abstrações sejam apresentadas ao leitor de forma mais palpável, lado a lado, quase que se misturando com o que é concreto. Dessa forma, é possível refletir sobre a memória como algo tão forte que se equipara ao que é concreto, material. Dos itens acima, há elementos abstratos em
(A) i e ii.
(B) i e iii.
(C) ii e iv.
(D) iii e iv.
QUESTÃO 3
O fragmento do texto de Marlon Santos termina contando que “a casa era uma personagem à parte”. Misturando sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), como você descreveria a casa de seus avós? Faça essa descrição.
QUESTÃO 4
Escreva uma memória literária sobre um momento significativo passado na casa dos seus avós durante sua infância. Pode ser uma ocasião especial, uma tradição familiar, uma descoberta emocionante ou qualquer outra lembrança que te marcou. Explore detalhes sensoriais, como cheiros, sabores e sons, para recriar a atmosfera da época. Não se esqueça de compartilhar suas emoções e reflexões sobre como essa experiência influenciou quem você é hoje.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2024. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |