Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Certamente, você já sabe que a notícia é um texto do campo jornalístico e que tem por objetivo principal informar o leitor ou espectador sobre acontecimentos reais e atuais de um determinado lugar. Para tanto, a notícia deve ser clara, objetiva, escrita em uma linguagem formal para alcançar o maior público possível, independente de sua formação e classe social. Esse gênero é dinâmico, lida com fatos atuais, reais e cotidianos, de maneira impessoal, ou seja, sem emissão do ponto de vista de quem noticia os fatos.
Para produzir uma notícia, é necessário recordar sua estrutura e seguir as características típicas desse gênero textual.
Estrutura da notícia
- Manchete ou título principal;
- Subtítulo ou título auxiliar (não é obrigatório);
- Lide;
- Corpo do texto.
O título é o menor resumo do texto. Ele deve ser objetivo e claro. Caso o autor da notícia sinta necessidade de adicionar alguma informação complementar, é possível inseri-la no subtítulo.
Logo no primeiro parágrafo da notícia são encontradas as informações mais importantes e objetivas em relação ao fato noticiado, isto é, o que aconteceu, com quem, como, quando e onde aconteceu. Chamamos esse primeiro parágrafo de lide.
Os parágrafos seguintes detalham as informações apresentadas no lide. É possível apresentar a fala de alguma pessoa que esteja relacionada ao fato noticiado, com o objetivo de validar a informação. Também, é possível apresentar outras informações menos relevantes sobre a notícia que não foram apresentadas no lide, mas que contribuem para o detalhamento dos fatos.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a notícia a seguir para responder às questões 1 a 5.
Prefeitura de Goiânia disponibiliza lar temporário para crianças e adolescentes em famílias acolhedoras
Serviço é voltado a meninos e meninas afastados temporariamente de suas famílias de origem, por motivo de abandono ou violação de seus direitos em contexto familiar
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), implementou recentemente o acolhimento de uma criança de sete meses em uma família acolhedora inscrita no Serviço de Acolhimento da Família Acolhedora (Safa).
Essa iniciativa oferece uma medida de proteção temporária para crianças e adolescentes que foram temporariamente afastados de suas famílias de origem, devido a abandono ou violação de seus direitos no ambiente familiar, sendo acolhidos por famílias preparadas e selecionadas para proporcionar cuidado e atenção, criando um ambiente de afeto e proteção.
Conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Artigo 34 § 1, o acolhimento familiar é preferível ao acolhimento institucional, garantindo sempre o caráter temporário e excepcional da medida. A iniciativa, de acordo com a Sedhs, visa oferecer cuidado individualizado, quebrar ciclos de violência, proporcionar experiências em ambientes afetivos alternativos, além de fortalecer vínculos familiares, estimular a autoestima e promover o desenvolvimento físico das crianças.
“O acolhimento familiar é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção”, pontua o coordenador do programa, José Neto dos Santos.
O serviço está em funcionamento desde julho de 2023, localizado na Rua C-198, Quadra 494, Lote 17, Setor Jardim América. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (62) 98546-8302.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) – Prefeitura de Goiânia
Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-de-goiania-disponibiliza-lar-temporario-para-criancas-e-adolescentes-em-familias-acolhedoras/> Acesso em: 01, abr. 2024
QUESTÃO 1
De acordo com o lide da notícia, as ações relatadas partem de um agente, que é
(A) a Prefeitura de Goiânia.
(B) uma criança de sete meses.
(C) uma família acolhedora.
(D) o Safa.
QUESTÃO 2
Qual é o fato noticiado no texto?
QUESTÃO 3
Leia e analise as afirmativas a respeito da fala de José Neto dos Santos, no quarto parágrafo da notícia.
i. A citação evidencia o caráter pessoal do texto jornalístico.
ii. A citação direta atribui credibilidade ao texto.
iii. A citação de autoridade contribui para a veracidade dos fatos.
Sobre as afirmativas acima, podemos considerar como verdadeiras
(A) apenas i e ii.
(B) apenas i e iii.
(C) apenas ii e iii.
(D) todas elas.
QUESTÃO 4
Releia o último parágrafo da notícia e responda qual é o seu objetivo.
QUESTÃO 5
As notícias em geral têm como objetivo principal informar o leitor ou espectador sobre acontecimentos reais e atuais de um determinado lugar, prestando um serviço à população. Sabendo disso, e compreendendo a estrutura desse gênero textual, faça uma investigação sobre os acontecimentos recentes na região que você vive para escrever uma notícia. Lembre-se do caráter impessoal do texto e do seu compromisso com a informação.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.– do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual, no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos. (EF69LP06-A) Produzir e publicar notícias, entrevistas, cartas de leitor, comentários de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como cartazes de campanhas sociais, entre outros em várias mídias. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2024. |