Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
A autobiografia é um gênero narrativo do tipo de não ficção literária em que uma pessoa escreve sobre sua própria história de vida.
Este gênero permite que os indivíduos reflitam sobre suas experiências, compartilhem percepções pessoais e comuniquem os eventos significativos que moldaram sua identidade.
Ao escrever uma autobiografia, é importante apresentar logo na introdução uma visão geral de quem você é e por que está escrevendo sua história de vida. Este parágrafo introdutório prepara o cenário para a narrativa que se desenrolará ao longo da autobiografia.
A próxima seção deve se aprofundar em sua vida inicial, incluindo detalhes sobre sua infância, histórico familiar e experiências formativas. Esta parte da autobiografia ajuda o leitor a entender as influências e eventos que moldaram suas crenças, valores e personalidade. Para isso, é importante que você envolva o leitor com uma narrativa expressiva e bem construída.
Conforme você avança na autobiografia, considere dedicar parágrafos a momentos ou marcos importantes em sua vida. Isso pode incluir eventos cruciais, conquistas significativas, desafios que você superou ou lições que aprendeu ao longo do caminho. Cada parágrafo deve focar em um aspecto específico da sua história de vida, fornecendo profundidade e percepção sobre sua jornada.
Além de relatar eventos, é necessário refletir emoções, pensamentos e reflexões sobre eles. Essa análise introspectiva adiciona camadas de complexidade à narrativa, permitindo que os leitores se conectem com sua história em um nível mais profundo.
Ao concluir sua autobiografia, resuma os principais temas ou mensagens que você quer que seu leitor leve da sua história de vida. Este parágrafo final deve oferecer um encerramento e deixar uma impressão duradoura no público, convidando-o a refletir sobre suas próprias vidas e experiências.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Leia a autobiografia a seguir para responder às questões.
Meu nome é Maria Fernanda Almeida, nasci em São Paulo em 1975. Desde cedo, enfrentei muitos desafios e vivi momentos de grande aprendizado. Nesta autobiografia, compartilho minha jornada pessoal e profissional.
Cresci em um bairro modesto de São Paulo, sendo a caçula de três irmãs. Minha mãe era professora e meu pai mecânico, e ambos valorizaram muito a educação. Descobri minha paixão pela leitura e escrita ainda na infância, o que me levou a cursar Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP).
A vida universitária foi desafiadora e enriquecedora. Participei de projetos de jornalismo comunitário que me aproximaram de comunidades carentes. Após a formatura, trabalhei em um grande jornal de São Paulo, onde cobri eventos importantes e desenvolvi matérias que me trouxeram reconhecimento.
Em 2005, mudei meu foco para o jornalismo investigativo. Produzi reportagens impactantes que revelaram casos de corrupção, resultando na prisão de envolvidos e na recuperação de verbas públicas. Em 2010, fui convidada a trabalhar em um programa de televisão sobre temas sociais e direitos humanos, ampliando o alcance do meu trabalho.
Minha trajetória, desde uma jovem apaixonada por livros até uma jornalista reconhecida, reflete o poder da educação e da determinação. Cada desafio e conquista moldaram minha visão de mundo e reforçaram minha crença no impacto positivo do jornalismo. Espero que minha história inspire outras mulheres a perseguirem seus sonhos e lutarem por um mundo mais justo.
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
O principal objetivo desse texto é
(A) divertir o leitor com histórias cômicas.
(B) fornecer informações sobre eventos históricos.
(C) compartilhar a vida e experiências do autor.
(D) apresentar argumentos persuasivos sobre um tema.
QUESTÃO 2
De acordo com o texto, como a educação influenciou a vida e a carreira de Maria Fernanda?
QUESTÃO 3
Qual é a mensagem que Maria Fernanda deseja transmitir com sua autobiografia?
QUESTÃO 4
Uma das características fundamentais em uma autobiografia é
(A) a narração de fatos fictícios sobre outra pessoa.
(B) a descrição de eventos imaginários.
(C) a escrita do texto na primeira pessoa.
(D) a análise de obras literárias.
QUESTÃO 5
Observando as dicas para produzir uma autobiografia, faça um relato de sua vida. Lembre-se de comunicar com o leitor de maneira profunda ao ponto de fazê-lo refletir sobre suas próprias experiências.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2024. |