Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Um artigo de opinião é um texto argumentativo onde o autor expressa seu ponto de vista sobre um tema específico. Esse gênero textual é comumente encontrado em jornais, revistas e blogs, utilizado para influenciar ou informar a opinião pública sobre assuntos variados. No artigo de opinião, o autor deve fundamentar suas opiniões com argumentos sólidos, dados e exemplos, buscando convencer o leitor da validade de seu ponto de vista.
Estrutura de um artigo de opinião
Introdução
Com o objetivo de apresentar o tema e a tese do artigo, na introdução é preciso introduzir o assunto de maneira clara e sucinta, destacando a importância do tema e antecipando a opinião central que será defendida no texto.
Desenvolvimento
No desenvolvimento é necessário apresentar e desenvolver argumentos que sustentam a tese. Para isso, ele deve ser dividido em parágrafos, cada um abordando um argumento específico. Nessa parte do texto, é importante utilizar dados, exemplos, citações e análises para fundamentar os argumentos.
Conclusão
Na conclusão do artigo de opinião o autor deve reforçar a tese e sintetizar os argumentos principais. Para isso, é válido retomar a tese inicial e os principais pontos discutidos, oferecendo uma conclusão clara e assertiva. Pode incluir um chamado à ação ou uma reflexão final sobre o tema.
Passo a passo para produzir um artigo de opinião
- Selecionar um tema relevante e de interesse público.
- Coletar informações, dados, estatísticas e opiniões de especialistas sobre o tema.
- Formular a opinião central que será defendida no artigo.
- Estruturar o artigo em introdução, desenvolvimento e conclusão, definindo os argumentos principais.
- Apresentar o tema e a tese de forma clara e atraente na introdução.
- Elaborar parágrafos coesos, cada um abordando um argumento específico. Utilizar evidências para sustentar cada ponto.
- Reforçar a tese e resumir os principais argumentos, finalizando com uma reflexão ou chamado à ação.
- Revisar o texto em busca de erros gramaticais, coerência e coesão. Certificar-se de que os argumentos estão claros e bem fundamentados.
- Fazer ajustes finais para garantir que o texto esteja claro, persuasivo e bem estruturado.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte artigo de opinião para responder às questões 1 a 5.
Nos últimos anos, o uso de dispositivos eletrônicos entre estudantes aumentou exponencialmente. Smartphones, tablets e computadores se tornaram ferramentas indispensáveis para o estudo e o lazer. No entanto, essa tendência levanta preocupações significativas sobre as implicações do uso excessivo das telas na saúde e no desempenho acadêmico dos jovens.
Primeiramente, é inegável que o uso prolongado de telas pode causar problemas de saúde. Estudos mostram que a exposição excessiva à luz azul emitida por esses dispositivos está associada a distúrbios do sono. Estudantes que passam muitas horas em frente às telas tendem a ter dificuldade para adormecer e manter um sono de qualidade, o que afeta negativamente seu desempenho escolar.
Além disso, o uso excessivo das telas contribui para o sedentarismo. A falta de atividade física é um fator de risco para várias doenças, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. Estudantes que passam a maior parte do tempo livre em atividades sedentárias, como jogar videogames ou navegar nas redes sociais, estão mais propensos a desenvolver esses problemas de saúde.
Outro ponto crítico é o impacto na concentração e na capacidade de aprendizado. O uso constante de dispositivos eletrônicos, especialmente para atividades não relacionadas aos estudos, pode reduzir a capacidade dos estudantes de se concentrar em tarefas acadêmicas. A multitarefa digital, como dividir a atenção entre redes sociais e deveres escolares, tende a diminuir a eficiência e a qualidade do aprendizado.
Por outro lado, é importante reconhecer que as telas também oferecem benefícios. O acesso à informação e a recursos educacionais online pode enriquecer o processo de aprendizagem, desde que usado de forma equilibrada e controlada. Portanto, a solução não está na proibição total, mas na moderação e no uso consciente da tecnologia.
Em suma, o uso excessivo das telas por estudantes traz implicações significativas para sua saúde e desempenho acadêmico. É crucial que pais, educadores e os próprios estudantes estejam conscientes dos riscos e busquem um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e outras atividades. A tecnologia pode ser uma aliada poderosa na educação, desde que seu uso seja responsável e moderado.
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Identifique e anote o tema e a tese do texto.
QUESTÃO 2
Conforme o texto, uso constante de dispositivos eletrônicos pelos alunos em relação a sua concentração e as tarefas acadêmicas
(A) aumenta o foco e a produtividade.
(B) aumenta a eficiência no aprendizado.
(C) reduz a qualidade do aprendizado.
(D) melhora as habilidades de multitarefa.
QUESTÃO 3
De acordo com o texto, um benefício potencial das telas para os alunos, quando usadas de forma equilibrada e controlada, é a
(A) visão melhorada.
(B) aprendizagem aprimorada por meio de recursos online.
(C) necessidade reduzida de interações sociais.
(D) qualidade do sono reduzida.
QUESTÃO 4
A solução para os efeitos negativos do tempo excessivo de tela nos alunos indicada pelo texto é
(A) proibir completamente os dispositivos eletrônicos.
(B) promover o tempo de tela ilimitado.
(C) encorajar o uso responsável e moderado da tecnologia.
(D) ignorar o problema completamente.
QUESTÃO 5
Observando as dicas para produzir um artigo de opinião, elabore um apresentando o seu ponto de vista para o tema discutido no texto. Lembre-se de se comunicar com o leitor de maneira convincente utilizando argumentos sólidos.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), a variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. Imagem 1:Criada no site <https://www.bing.com> para fins didáticos. Acesso em: 12, abr. 2024 |