Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
A carta do leitor é um gênero textual escrito por leitores que querem expressar suas opiniões, críticas, elogios ou sugestões sobre assuntos publicados em jornais, revistas ou sites. Esse texto é enviado para a seção “Cartas do Leitor” dessas publicações, onde pode ser lido por outros leitores. Logo, a função social desse gênero é promover a participação do público nas discussões de temas variados.
Quando você escreve uma carta do leitor, está exercendo seu direito de se expressar, de ser ouvido e de contribuir com o debate sobre assuntos de interesse coletivo. É uma forma de dialogar com os meios de comunicação e, por meio deles, com a sociedade.
Características estruturais da carta do leitor
Para escrever uma boa carta do leitor, é importante seguir algumas regras básicas de estrutura:
Saudação: normalmente, começa-se com um cumprimento como “Caro editor” ou “Prezada redação”.
Introdução: apresenta o motivo da carta, mencionando o artigo ou assunto sobre o qual se quer comentar.
Desenvolvimento: são os parágrafos em que o autor expõe sua opinião, argumenta e justifica seu ponto de vista. Pode elogiar, criticar ou sugerir melhorias.
Conclusão: finaliza a carta de forma clara, reforçando sua opinião ou sugerindo ações.
Despedida e assinatura: o autor despede-se com expressões como “Atenciosamente” ou “Cordialmente”, seguida pelo nome do autor e, às vezes, a cidade de onde escreve.
Dicas para produzir uma carta do leitor
Seja claro e objetivo: vá direto ao ponto, sem rodeios. Cartas do leitor costumam ser curtas, então valorize cada palavra.
Use uma linguagem formal: mesmo sendo um texto opinativo, mantenha um tom respeitoso e educado.
Argumente bem: apresente razões para justificar sua opinião. Use exemplos ou dados, se possível.
Releia antes de enviar: verifique se há erros de ortografia, gramática ou pontuação. Uma carta bem escrita tem mais chances de ser publicada.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
A principal função social da carta do leitor é
(A) divulgar eventos culturais.
(B) expressar opiniões sobre temas de interesse público.
(C) contar histórias pessoais.
(D) informar sobre acontecimentos internacionais.
QUESTÃO 2
Na carta do leitor, a saudação mais comum é:
(A) “Querido amigo”.
(B) “Olá, pessoal”.
(C) “Caro editor”.
(D) “Alô, você”.
QUESTÃO 3
Para finalizar uma carta do leitor, é mais apropriado usar a expressão:
(A) “Até logo”.
(B) “Tchau”.
(C) “Obrigado por tudo”.
(D) “Atenciosamente”.
Leia o seguinte texto para responder às duas próximas questões.
Carta do Leitor
Revista Nossas Atualidades
Goiânia, 02 de agosto de 2024
Prezado Editor,
Gostaria de expressar minha opinião sobre a matéria “Tolerância zero para uso de celulares na escola”, publicada na edição da última semana. O artigo trouxe à tona um tema extremamente relevante, especialmente na era digital em que vivemos.
Como educador, vejo diariamente os efeitos do uso prolongado de dispositivos eletrônicos em meus alunos. Concordo plenamente com os pontos levantados sobre os distúrbios do sono e a falta de atividade física. Muitos jovens estão cada vez mais sedentários e apresentando dificuldades de concentração, o que afeta diretamente seu desempenho acadêmico.
No entanto, acredito que o artigo poderia ter abordado mais profundamente as soluções práticas para esse problema. Além de limitar o tempo de uso das telas, é essencial promover atividades alternativas que despertem o interesse dos estudantes, como esportes, leitura e projetos extracurriculares.
Em suma, a conscientização sobre os efeitos negativos do uso excessivo das telas é crucial, mas deve vir acompanhada de estratégias eficazes para combater esses problemas. Espero que esta discussão continue e que possamos encontrar um equilíbrio saudável entre a tecnologia e outras atividades.
Atenciosamente,
Emília Amaral
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 4
Quais efeitos específicos do uso prolongado de dispositivos eletrônicos o autor menciona na carta? Forneça exemplos do texto.
QUESTÃO 5
De que maneiras o autor acredita que o artigo poderia ter sido melhorado? Use evidências do texto para dar suporte à sua resposta.
QUESTÃO 6
Imagine que você tenha lido uma reportagem em uma revista escolar sobre o impacto das redes sociais na vida dos jovens. Escreva uma carta do leitor expressando sua visão sobre o tema, apontando os aspectos positivos e negativos das redes sociais na vida dos adolescentes.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), a variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. |