Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Produção de cartaz
Certamente, você compreende que o cartaz é um gênero discursivo que combina elementos visuais e textuais para transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva. Ele pode ser usado para divulgar eventos, conscientizar os leitores sobre temas importantes como meio ambiente e doenças, vender produtos ou serviços e informar o público sobre algo relevante. Por isso, a função social desse gênero varia conforme o contexto em que ele circula.
Para produzir um cartaz é importante compreender sua estrutura básica.
Normalmente, os cartazes seguem uma estrutura básica para facilitar a compreensão da mensagem. Eles costumam conter:
Título: chamativo e de fácil leitura, destacando o tema principal.
Imagem ou ilustração: reforça a mensagem e atrai a atenção do público leitor.
Texto breve e objetivo: precisa ser claro e direto, informando apenas o que é essencial.
Cores e fontes adequadas: a escolha das cores e do tipo de letra deve facilitar a leitura e tornar o cartaz mais atraente.
Logos ou assinatura: dependendo do objetivo, pode incluir a identificação do autor ou instituição responsável.
Veja o seguinte cartaz:

Observe que o cartaz apresenta um desenho com muitas cores como um plano de fundo. Como há muitas cores, para causar um contraste, são usadas faixas brancas que cobrem o desenho em algumas partes para destacar o título “Feira de Ciências” e as informações sobre ela, na parte inferior do cartaz. O que você acha dessa estratégia?
Você consegue perceber que o cartaz tem um objetivo claro, que é convidar pessoas para um evento escolar? Onde ele poderia ser fixado? É muito importante ter em mente que, ao criar um cartaz, o produtor precisa ter bem claro para si qual público deseja alcançar, qual é o objetivo da mensagem transmitida, onde e como pretende propagá-la.
Responda às questões a seguir.
Faça a leitura do cartaz abaixo para responder às questões.

QUESTÃO 1
O cartaz tem o objetivo de
(A) ensinar sobre duas cores
(B) conscientizar as pessoas
(C) vender um produto
(D) entreter a população
QUESTÃO 2
A campanha, ao comunicar, faz um apelo direto ou indireto para a população? Por quê?
QUESTÃO 3
Que público o cartaz visa alcançar com sua mensagem? Na sua opinião, onde o cartaz poderia ser fixado?
QUESTÃO 4
Leia as seguintes considerações sobre o cartaz:
(2) A imagem de uma mulher no cartaz reforça o teor da mensagem do texto.
(4) Por se tratar de um tema que envolve a saúde, a mulher da imagem não deveria estar sorrindo.
(8) A escolha das cores é estratégica, pois dialoga com a mensagem do texto.
A soma das considerações corretas é:
(A) 6
(B) 10
(C) 12
(D) 14
QUESTÃO 5
No mês de março, o Ministério da Saúde promove uma campanha de conscientização da população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino. Converse com os colegas de classe sobre essa campanha e elabore um cartaz com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre esse assunto. Lembre-se das características desse gênero.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Gênero publicitário cartaz |
Habilidade estruturante: | (EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do gênero a ser produzido – cartaz, folheto, panfleto etc., da ferramenta de edição de texto (áudio ou vídeo) que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 COSTA, C. L.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português, 6º ano: anos finais: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2015. |