ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
A pontuação que dá vida aos nossos bilhetes
Observe o bilhete:
Na nossa última aula, viajamos pelo mundo dos bilhetes, lembra? Falamos sobre como eles são mensagens curtinhas, cheias de carinho, recados importantes ou até lembretes rápidos. Agora, chegou a hora de dar um passo a mais nessa aventura! Hoje, vamos aprender como usar três sinais de pontuação que deixam nossos bilhetes ainda mais claros e cheios de sentido: o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.
Afinal, o que seria de um bilhete sem uma boa pontuação? Ele ficaria sem graça, confuso ou até com um tom diferente do que a gente queria dizer!






Agora é a sua vez!
Agora que você já sabe como cada ponto funciona nos bilhetes, vamos colocar a mão na massa e criar bilhetes cheios de intenção, emoção e significado!
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/1UqL4GH9GZw
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Observe o bilhete:
QUESTÃO 01
A pontuação no bilhete da Clara ajuda o leitor a perceber
(A) uma ordem ou pedido direto.
(B) uma pergunta a ser respondida.
(C) uma emoção ou surpresa forte.
(D) o fim de uma ideia completa.
QUESTÃO 02
No trecho “Será que posso usar minha saia azul no dia da apresentação?”, a pontuação no final serve para
(A) fazer uma afirmação simples.
(B) expressar alegria intensa.
(C) encerrar uma informação.
(D) realizar uma pergunta clara.
QUESTÃO 03
No trecho “Foi muito divertido!”, o uso do ponto de exclamação indica
(A) o ponto de exclamação.
(B) o ponto de interrogação.
(C) o ponto final comum.
(D) a vírgula separadora.
QUESTÃO 04
Leia as frases abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O ponto final serve para encerrar uma ideia.
( ) O ponto de exclamação indica tristeza e perguntas.
( ) O ponto de interrogação é usado para fazer perguntas.
QUESTÃO 05
Complete os bilhetes com o sinal de pontuação adequado:
QUESTÃO 06
Ligue cada frase ao sinal de pontuação que deve ser usado ao final de cada bilhete:
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Pontuação:Tipos de pontos: final, de interrogação, de exclamação e os dois pontosFunção da pontuação em textosEscrita autônoma e compartilhada:Produção de textos |
Habilidades | (EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Referências | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |