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Língua Portuguesa: Pontuando com Emoção

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

A pontuação que dá vida aos nossos bilhetes

Observe o bilhete:

Na nossa última aula, viajamos pelo mundo dos bilhetes, lembra? Falamos sobre como eles são mensagens curtinhas, cheias de carinho, recados importantes ou até lembretes rápidos. Agora, chegou a hora de dar um passo a mais nessa aventura! Hoje, vamos aprender como usar três sinais de pontuação que deixam nossos bilhetes ainda mais claros e cheios de sentido: o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.

Afinal, o que seria de um bilhete sem uma boa pontuação? Ele ficaria sem graça, confuso ou até com um tom diferente do que a gente queria dizer!

Agora que você já sabe como cada ponto funciona nos bilhetes, vamos colocar a mão na massa e criar bilhetes cheios de intenção, emoção e significado!

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/1UqL4GH9GZw

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

Observe o bilhete:

QUESTÃO 01

A pontuação no bilhete da Clara ajuda o leitor a perceber
(A) uma ordem ou pedido direto.
(B) uma pergunta a ser respondida.
(C) uma emoção ou surpresa forte.
(D) o fim de uma ideia completa.

QUESTÃO 02

No trecho “Será que posso usar minha saia azul no dia da apresentação?”, a pontuação no final serve para

(A) fazer uma afirmação simples.

(B) expressar alegria intensa.

(C) encerrar uma informação.

(D) realizar uma pergunta clara.

QUESTÃO 03

No trecho “Foi muito divertido!”, o uso do ponto de exclamação indica

(A) o ponto de exclamação.

(B) o ponto de interrogação.

(C) o ponto final comum.

(D) a vírgula separadora.

QUESTÃO 04

Leia as frases abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O ponto final serve para encerrar uma ideia.
( ) O ponto de exclamação indica tristeza e perguntas.
( ) O ponto de interrogação é usado para fazer perguntas.

QUESTÃO 05

Complete os bilhetes com o sinal de pontuação adequado:

QUESTÃO 06

Ligue cada frase ao sinal de pontuação que deve ser usado ao final de cada bilhete:


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoPontuação:Tipos de pontos: final, de interrogação, de exclamação e os dois pontosFunção da pontuação em textosEscrita autônoma e compartilhada:Produção de textos
Habilidades(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
ReferênciasBAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. 
BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. 
BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. 
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.