You are currently viewing Língua Portuguesa – Poesia e rimas

Língua Portuguesa – Poesia e rimas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

VAMOS LER UMA POESIA COM RIMAS, HOJE? DEPOIS DISSO ENTENDEREMOS O QUE É UMA POESIA E O QUE SÃO RIMAS.

Disponível em:

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGkooR2Eqg/iTilADWWtqvMT3FTebam9g/edit?utm_content=DAGkooR2Eqg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/G_clFlkNRTo

QUESTÃO 1

O QUE FAZ ESTE POEMA TER POESIA E SER ENGRAÇADO?

QUESTÃO 2

NO POEMA O RATO RIMA COM

(A) LEÃO.

(B) FOCA.

(C) GATO.

(D) TATU.

QUESTÃO 3

A RIMA ACONTECE QUANDO USAMOS PALAVRA

(A) COM SONS DIFERENTES.

(B) QUE COMBINAM OS SONS. 

(C) QUE MOSTRAM IMAGENS.

(D) COM SENTIDOS OPOSTOS.

QUESTÃO 4

VAMOS CONTINUAR BRINCANDO COM AS PALAVRAS? COMPLETE A TABELA COM PALAVRAS QUE RIMAM:

Imagens disponíveis em: QUESTÃO 5

LEIA OS VERSOS ABAIXO COM ATENÇÃO E DEPOIS ILUSTRE-OS COM CAPRICHO:

O SAPO PULA NO CHÃO MOLHADO,

PARECE UM BICHO ENCANTADO.

COM OLHOS GRANDES A BRILHAR,

VAI PULANDO SEM PARAR!

QUESTÃO 6

QUE TAL AGORA, TENTAR ESCREVER SEUS PRÓPRIOS VERSOS RIMADOS? 

USE A SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

COM LÁPIS E PAPEL NA MÃO

DÊ INÍCIO À SUA CRIAÇÃO.

Disponível em: HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3104679

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Formas de composição de textos poéticos e visuais:
Poema: versos e estrofes.
Identificação dos efeitos de sentido no poema: recursos linguísticos e discursivos e poéticos.
Formação do leitor literário:
Leitura de textos literários.
Habilidades:(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.(EF12LP19-A) Identificar o quantitativo de versos e estrofes em um poema.
(EF12LP19-B) Identificar recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros poéticos.
(EF12LP19-C) Reconhecer o ritmo e a sonoridade em textos poéticos, após atividades de oralização.
(EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 14/04/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 14/04/2025.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.