ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
VAMOS LER UMA POESIA COM RIMAS, HOJE? DEPOIS DISSO ENTENDEREMOS O QUE É UMA POESIA E O QUE SÃO RIMAS.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGkooR2Eqg/iTilADWWtqvMT3FTebam9g/edit?utm_content=DAGkooR2Eqg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Assista a videoaula sobre este assunto
QUESTÃO 1
O QUE FAZ ESTE POEMA TER POESIA E SER ENGRAÇADO?
QUESTÃO 2
NO POEMA O RATO RIMA COM
(A) LEÃO.
(B) FOCA.
(C) GATO.
(D) TATU.

QUESTÃO 3
A RIMA ACONTECE QUANDO USAMOS PALAVRA
(A) COM SONS DIFERENTES.
(B) QUE COMBINAM OS SONS.
(C) QUE MOSTRAM IMAGENS.
(D) COM SENTIDOS OPOSTOS.
QUESTÃO 4
VAMOS CONTINUAR BRINCANDO COM AS PALAVRAS? COMPLETE A TABELA COM PALAVRAS QUE RIMAM:

LEIA OS VERSOS ABAIXO COM ATENÇÃO E DEPOIS ILUSTRE-OS COM CAPRICHO:
O SAPO PULA NO CHÃO MOLHADO,
PARECE UM BICHO ENCANTADO.
COM OLHOS GRANDES A BRILHAR,
VAI PULANDO SEM PARAR!
QUESTÃO 6
QUE TAL AGORA, TENTAR ESCREVER SEUS PRÓPRIOS VERSOS RIMADOS?
USE A SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO
COM LÁPIS E PAPEL NA MÃO
DÊ INÍCIO À SUA CRIAÇÃO.

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Formas de composição de textos poéticos e visuais: Poema: versos e estrofes. Identificação dos efeitos de sentido no poema: recursos linguísticos e discursivos e poéticos. Formação do leitor literário: Leitura de textos literários. |
Habilidades: | (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.(EF12LP19-A) Identificar o quantitativo de versos e estrofes em um poema. (EF12LP19-B) Identificar recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros poéticos. (EF12LP19-C) Reconhecer o ritmo e a sonoridade em textos poéticos, após atividades de oralização. (EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 14/04/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 14/04/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |