ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
O que é um poema?
Poema é um abraço de palavras,
um sussurro no papel,
uma forma de dizer o que às vezes
a gente só sente em silêncio.

Rimas:
Palavras que terminam com sons parecidos.
Ex: cantar / amar
Aliterações:
Repetição de sons para criar musicalidade.
Ex: vento veloz varre vales
Ritmo e métrica:
O tempo do poema. Mais rápido, mais lento, mais marcante.
É como o coração do poema batendo!
Metáfora:
É uma comparação escondida, cheia de sentido e imagem.
Ex: “Minha mente é um rio que flui.”
Tema:
Assunto principal do poema.
Ex: amizade, infância, saudade, natureza, sonhos…
Finalidade:
Por que o poema foi escrito?
Para emocionar, divertir, refletir, protestar, celebrar?
Como ler um poema?

Como criar um poema?

Por que estudar poemas?

Agora que você já sabe o que é um poema, como ele canta, brinca e encanta… é hora de se jogar nessa aventura das palavras! Você não precisa ser um grande poeta famoso — só precisa ser você, com seus sentimentos, ideias, memórias e sonhos. Então respire fundo, pegue seu lápis mágico e deixe sua imaginação escrever…
Porque todo mundo tem um poema guardado no coração — esperando a hora de virar papel e ganhar o mundo!
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/dJgLhj80B68
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Leia o poema seguir e responda às questões sobre o mesmo:
Segredos do Vento
O vento sussurra no canto da rua,
Contando histórias que a nuvem flutua.
Desenha no ar uma dança macia,
E sopra segredos com leve alegria.
O céu se enfeita de algodão-do-céu,
Enquanto o sol brinca de carrossel.
E o mundo gira num tom de canção
Ritmo e rima em cada estação.

QUESTÃO 01
O tema principal do poema “Segredo do Vento” é
(A) o movimento dos carros na cidade.
(B) a amizade entre pessoas no bairro.
(C) a beleza da natureza e do vento.
(D) a rotina das crianças na escola.
QUESTÃO 02
Nos versos abaixo:
“O céu se enfeita de algodão-do-céu,
Enquanto o sol brinca de carrossel”?
Os recursos poéticos abaixo que estão presentes, são
(A) personificação e metáfora.
(B) personificação e repetição.
(C) aliteração e comparação.
(D) aliteração e suspense.
QUESTÃO 03
A finalidade do poema Segredo do Vento é
(A) ensinar uma lição de moral a todos os leitores.
(B) informar sobre o clima em um dado momento.
(C) descrever a rotina de um menino na fazenda.
(D) encantar e emocionar com imagens da natureza
QUESTÃO 04
Leia a frase abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) No poema, o vento é descrito como alguém que conta histórias e dança no ar.
( ) O poema fala sobre o trânsito da cidade e as buzinas dos carros.
( ) O sol, no poema, é comparado a um carrossel.
QUESTÃO 05
Imagine que você pode escutar o vento, como no poema. O que ele te contaria? Escreva uma frase bem bonita, como se fosse o começo de um poema seu.
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos.Efeitos de sentido: recursos expressi-os gráfico-visuaisTextos multisemióticos: articulação entre texto verbal e recursos gráfico-editoriais |
Habilidades | (EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |