You are currently viewing Língua Portuguesa: Poemas

Língua Portuguesa: Poemas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

             O que é um poema?

Poema é um abraço de palavras,

um sussurro no papel,

uma forma de dizer o que às vezes

a gente só sente em silêncio.

Rimas:
Palavras que terminam com sons parecidos.

Ex: cantar / amar

Aliterações:
Repetição de sons para criar musicalidade.

Ex: vento veloz varre vales

Ritmo e métrica:
O tempo do poema. Mais rápido, mais lento, mais marcante.
É como o coração do poema batendo!

Metáfora:
É uma comparação escondida, cheia de sentido e imagem.

Ex: “Minha mente é um rio que flui.”

Tema:
Assunto principal do poema.

Ex: amizade, infância, saudade, natureza, sonhos…

Finalidade:
Por que o poema foi escrito?
Para emocionar, divertir, refletir, protestar, celebrar?

Como ler um poema?

Como criar um poema?


Por que estudar poemas?

Agora que você já sabe o que é um poema, como ele canta, brinca e encanta… é hora de se jogar nessa aventura das palavras! Você não precisa ser um grande poeta famoso — só precisa ser você, com seus sentimentos, ideias, memórias e sonhos. Então respire fundo, pegue seu lápis mágico e deixe sua imaginação escrever… 

Porque todo mundo tem um poema guardado no coração — esperando a hora de virar papel e ganhar o mundo!

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/dJgLhj80B68

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

Leia o poema seguir e responda às questões sobre o mesmo: 

Segredos do Vento

O vento sussurra no canto da rua,
Contando histórias que a nuvem flutua.
Desenha no ar uma dança macia,
E sopra segredos com leve alegria.

O céu se enfeita de algodão-do-céu,
Enquanto o sol brinca de carrossel.
E o mundo gira num tom de canção
Ritmo e rima em cada estação.

QUESTÃO 01

O tema principal do poema “Segredo do Vento” é

(A) o movimento dos carros na cidade.

(B) a amizade entre pessoas no bairro.

(C) a beleza da natureza e do vento.

(D) a rotina das crianças na escola.

QUESTÃO 02

Nos versos abaixo:

“O céu se enfeita de algodão-do-céu,
Enquanto o sol brinca de carrossel”?

Os recursos poéticos abaixo que estão presentes, são

(A) personificação e metáfora.
(B) personificação e repetição.

(C) aliteração e comparação.
(D) aliteração e suspense.

QUESTÃO 03

A finalidade do poema   Segredo do Vento é

(A) ensinar uma lição de moral a todos os leitores.

(B) informar sobre o clima em um dado momento. 

(C) descrever a rotina de um menino na fazenda.

(D) encantar e emocionar com imagens da natureza

QUESTÃO 04

Leia a frase abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso):

(     ) No poema, o vento é descrito como alguém que conta histórias e dança no ar.

(     ) O poema fala sobre o trânsito da cidade e as buzinas dos carros.

(     ) O sol, no poema, é comparado a um carrossel.

QUESTÃO 05

Imagine que você pode escutar o vento, como no poema. O que ele te contaria? Escreva uma frase bem bonita, como se fosse o começo de um poema seu.


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoCompreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos.Efeitos de sentido: recursos expressi-os gráfico-visuaisTextos multisemióticos: articulação entre texto verbal e recursos gráfico-editoriais
Habilidades(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.