Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Parlenda, trava-línguas e outros textos.
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS E CANTIGAS?
AS PARLENDAS CONSISTEM EM PEQUENOS TEXTOS, ALGUNS COM RIMAS, CARACTERIZADOS POR UMA ORGANIZAÇÃO REPETITIVA QUE CRIA UM RITMO, GERANDO UMA CERTA SONORIDADE.
QUEM NUNCA PULOU CORDA AO RITMO DE UMA PARLENDA OU BRINCOU DE ESCONDE-ESCONDE RECITANDO VERSINHOS ENGRAÇADOS?
AS PARLENDAS TEM COMO CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
1- TEXTO CURTO;
2 – PRESENÇA DE RIMAS E REPETIÇÕES;
3 – PODE APRESENTAR UMA HISTÓRIA;
4 – POSSUI VERSOS E ESTROFES.
O TRAVA-LÍNGUA É UMA FORMA DE EXPRESSÃO VERBAL, CARACTERIZADA POR SEQUÊNCIAS DE PALAVRAS DIFÍCEIS DE SEREM PRONUNCIADAS RAPIDAMENTE E DE FORMA CORRETA.
ESSAS COMPOSIÇÕES LINGUÍSTICAS SÃO POPULARES EM MUITAS CULTURAS AO REDOR DO MUNDO E SÃO FREQUENTEMENTE UTILIZADAS COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO TESTANDO A HABILIDADE DO FALANTE EM ARTICULAR FONEMAS SEM SE ENROLAR NA LÍNGUA.
O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRAVA-LÍNGUA É PROPORCIONAR DIVERSÃO POR MEIO DA DIFICULDADE EM PRONUNCIAR SUAS PALAVRAS RAPIDAMENTE MAS TAMBÉM PODE PROPORCIONAR ALGUNS BENEFÍCIOS, COMO:
- ACELERA O RACIOCÍNIO LÓGICO;
- AJUDA NA PRONÚNCIA, DICÇÃO E ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS;
- AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA VERBAL;
- ESTIMULA A MEMÓRIA AUDITIVA;
- INCENTIVA A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
AS CANTIGAS SÃO EXPRESSÕES MUSICAIS E POÉTICAS QUE FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO POPULAR, ESPECIALMENTE VOLTADAS PARA CRIANÇAS. ELAS TÊM ORIGENS ANTIGAS E SÃO TRANSMITIDAS ORALMENTE AO LONGO DAS GERAÇÕES, REPRESENTANDO UMA FORMA DE CULTURA VIVA QUE ENVOLVE MÚSICA, DANÇA E JOGOS.
AS CANTIGAS DE RODA SÃO MUITAS VEZES ACOMPANHADAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS, CRIANDO UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA E PARTICIPATIVA.
AS LETRAS DAS CANTIGAS DE RODA COSTUMAM SER SIMPLES, MUITAS CANTIGAS DE RODA INCORPORAM ELEMENTOS DO FOLCLORE, COMO PERSONAGENS MÍTICOS, LENDAS LOCAIS E TRADIÇÕES POPULARES. AS CANTIGAS DE RODA MUITAS VEZES ENVOLVEM A PARTICIPAÇÃO COLETIVA DAS CRIANÇAS, QUE SE UNEM EM CÍRCULO PARA CANTAR, DANÇAR E REALIZAR OS MOVIMENTOS ASSOCIADOS À MÚSICA.
AS CANTIGAS PODEM APRESENTAR ABORDAGENS DIFERENTES. AO LONGO DO TEMPO, FORAM ADAPTADAS E VARIADAS DE ACORDO COM AS REGIÕES E CULTURAS.
Atividades
QUESTÃO 1
AS PARLENDAS CONSISTEM EM PEQUENOS TEXTOS, ALGUNS COM RIMAS, CARACTERIZADOS POR UMA ORGANIZAÇÃO REPETITIVA QUE CRIA UM RITMO, GERANDO UMA CERTA SONORIDADE. LEIA A PARLENDA ABAIXO E RESPONDA A ATIVIDADE:
A- QUAL É O TÍTULO:
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B- QUE PALAVRA APRESENTA RIMA:
_______________________________________________________________________________________________
C- DE ACORDO COM A PARLENDA, IDENTIFIQUE CADA DEDO:
QUESTÃO 2
AS CANTIGAS SÃO EXPRESSÕES MUSICAIS E POÉTICAS QUE FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO POPULAR, ESPECIALMENTE VOLTADAS PARA CRIANÇAS. VEJA A CANTIGA E DEPOIS REALIZE A ATIVIDADE SEGUINTE:
QUESTÃO 3
O QUE GERALMENTE ACOMPANHA AS CANTIGAS DE RODA?
(A) TEXTO LONGO.
(B) MOVIMENTOS CORPORAIS.
(C) SOMENTE LETRAS SIMPLES.
(D) USO DE LINGUAGEM FORMAL.
(E) TEXTO COMPLEXO.
QUESTÃO 4
QUAL É O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRAVA-LÍNGUA?
(A) CONTAR UMA HISTÓRIA LONGA.
(B) PROPORCIONAR DIVERSÃO ATRAVÉS DA DIFICULDADE DE PRONÚNCIA.
(C) SER FACILMENTE PRONUNCIADO POR QUALQUER PESSOA.
(D) ENSINAR REGRAS GRAMATICAIS.
(E) COMUNICAR COM PESSOAS DISTANTES.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. Sintonia Dominó: Se essa rua. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=upkk3bbeWks&list=PLuP7SQK7lt1ZtzQVosOvj53OpmykePGSP&index=23&ab_channel=TVBrasil> Acesso 29 de março de 2022. |