ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OUTDOOR
A PALAVRA OUTDOOR VEM DO INGLÊS E NÃO TEM UMA TRADUÇÃO EXATA PARA O PORTUGUÊS. POR ISSO, USAMOS ELA DO JEITINHO QUE É!
O OUTDOOR É UM CARTAZ BEM GRANDE QUE FICA NAS RUAS, COLADO EM PAREDES OU EM PLACAS BEM ALTAS. ELE SERVE PARA PASSAR MENSAGENS PARA MUITAS PESSOAS AO MESMO TEMPO.
PODE SER UMA PROPAGANDA DE BRINQUEDOS, ROUPAS, COMIDAS, FILMES, SHOWS, CAMPANHAS OU ATÉ AVISOS DA CIDADE. AS LETRAS SÃO GRANDES, AS IMAGENS SÃO COLORIDAS E TUDO CHAMA A ATENÇÃO DE QUEM PASSA POR PERTO, DE CARRO OU A PÉ.
ESSE TIPO DE TEXTO AJUDA AS PESSOAS A CONHECEREM NOVIDADES E A SE INFORMAREM. POR ISSO, É MUITO IMPORTANTE!

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGn5Y7VKws/qfzCGpT_d037f-yGcN_Jxw/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
REPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
O OUTDOOR ACIMA APRESENTA UMA CAMPANHA DE
(A) CARNAVAL.
(B) TRÂNSITO.
(C) CIDADE LIMPA.
(D) PAGAR CONTA.
QUESTÃO 2
O OUTDOOR TEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS
(A) É PEQUENO, COM POUCAS CORES E LETRAS PEQUENAS, DIFÍCIL DE LER.
(B) É GRANDE, COM IMAGENS CHAMATIVAS E LETRAS BEM VISÍVEIS DE LONGE.
(C) É CURTO, FEITO PARA LER SENTADO, COM PALAVRAS ESCONDIDAS NO TEXTO.
(D) É BAIXO, COM FRASES DISCRETAS E IMAGENS QUE QUASE NÃO APARECEM.
QUESTÃO 3
VOCÊ ACHA QUE O OUTDOOR PODE AJUDAR AS PESSOAS? COMO?
QUESTÃO 4
OBSERVE A IMAGEM DO OUTDOOR ABAIXO E ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
( ) É POSSÍVEL COMPREENDER A MENSAGEM DO OUTDOOR SEM LER A FRASE.
( ) A IMAGEM AJUDA A TRANSMITIR A MENSAGEM DESEJADA .
( ) A FRASE ESCRITA NO OUTDOOR ESTÁ GRAFADA DE ACORDO COM A NORMA DA NOSSA LÍNGUA.
( ) A FRASE E A IMAGEM AJUDAM NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM DO OUTDOOR.
( ) O OUTDOOR É UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS.
QUESTÃO 5
NO OUTDOOR DA QUESTÃO ANTERIOR A MENSAGEM NÃO FOI ESCRITA DE ACORDO COM AS NORMAS DE NOSSA LÍNGUA. TODAS AS PALAVRAS ESTÃO EMENDADAS, SEM O DEVIDO ESPAÇAMENTO. VAMOS TENTAR DESCOBRIR A MENSAGEM SEPARANDO AS PALAVRAS? COPIE A MENSAGEM ABAIXO COM AS PALAVRAS SEPARADAS CORRETAMENTE.
QUESTÃO 6
SE VOCÊ PUDESSE CRIAR UM OUTDOOR, O QUE VOCÊ COLOCARIA NELE? QUE MENSAGEM VOCÊ GOSTARIA DE MOSTRAR? CRIE O SEU OUTDOOR.


Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Forma de composição do texto: – Estrutura composicional dos textos da vida cotidiana: bilhetes, recados, avisos, receitas. – Sequência de fatos e expressões que marcam a passagem de tempo. – Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções. – Letras e palavras; relação entre fala e escrita. – Características do sistema de escrita alfabética. Compreensão em leitura: – Situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto. – Linguagem não verbal. |
Habilidades: | (EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(GO-EF01LP39) Reconhecer a estrutura composicional de textos da vida cotidiana: organização em versos, sequência de ideias, a disposição gráfica. (EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de criá-los em atividades de produção de textos. (GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros, as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 19/05/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 19/05/2025. CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta para o mundo: língua portuguesa 1. São Paulo: Ftd, 2019. SILVESTRE, Alice et al (ed.). Da Escola para o Mundo: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2021. |