Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento que colabora para a diversidade cultural e o artístico da humanidade. A literatura apresenta a capacidade de transportar o leitor para outros mundos e tempos, despertando emoções, reflexões e encantamento. Os textos literários permitem conhecer e compreender a história e a cultura de diferentes povos, por meio das suas manifestações artísticas. Desse modo, valorizar a literatura é valorizar a arte e a cultura, permitindo que elas sejam preservadas e transmitidas às gerações futuras, como parte da nossa identidade cultural.
Além de toda a expressividade da literatura, é possível, por meio dela, apreender a estruturação formal da nossa língua, bem como verificar e, inclusive, tomar por inspiração recursos de escrita utilizados na construção de textos literários.
Em textos narrativos, na construção dos diálogos, é muito comum a presença dos verbos de enunciação, também chamados de verbos dicendi.
Os verbos de enunciação ou dicendi são os verbos introdutórios da fala de terceiros. Eles são de extrema importância na construção de um discurso citado. Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros. No discurso indireto livre, não há a necessidade de um verbo introdutório específico, já que a fala do personagem é incorporada ao discurso do narrador. O uso desses verbos é fundamental para indicar quem está falando, além de auxiliar na construção da identidade dos personagens.
Em diálogos presentes em textos narrativos, os verbos de enunciação podem ter um grande efeito de sentido. O uso de um verbo mais forte, como “gritou” ou “exclamou”, pode indicar uma fala mais intensa ou emotiva. Já o uso de verbos mais neutros, como “disse” ou “comentou”, pode indicar uma fala mais calma e objetiva.
Além disso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto pode ajudar na construção da identidade dos personagens, indicando a região ou classe social a que pertencem. Por exemplo, um personagem que fala em gírias pode ser identificado como pertencente a um grupo específico, enquanto outro que fala de forma mais formal pode ser identificado como pertencente a um grupo diferente.
Leia o fragmento de texto a seguir identificando os verbos de enunciação:
Acordando de sua madorna, como falavam por ali, vovô respondeu:
SANTOS, Marlon. O mistério do pires perdido. In: Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Kelps: Goiânia, p.35, 2023.
– O que você fez com o pires?
– Não sei, vô, mas ele sumiu. Tá vendo que ele não está ali na estante?
– Moço, cadê esse pires?
No fragmento acima, o verbo “respondeu” introduz a fala do personagem. O verbo escolhido provoca o efeito de sentido associado ao diálogo tranquilo e cotidiano. Já no exemplo a seguir, o verbo de enunciação “gritei” explicita uma ação mais intensa, evidenciando a situação em que o personagem se encontra ou algum traço de sua personalidade. Leia:
Ficamos por ali um instante naquele puxa-puxa. Foi então que tive outra sacada. Então gritei:
SANTOS, Marlon. O mistério do pires perdido. In: Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Kelps: Goiânia, p.35, 2023
– Eu quero ir é pra casa de vó Bá. Deixa eu ir lá pra casa de vó Bá, mamãe!?
A escolha do verbo de elocução (enunciação) é fundamental para criar o efeito de sentido pretendido por quem conta uma história. Como você costuma utilizar esses verbos em seus textos narrativos?
QUESTÃO 1
Em qual das seguintes frases não há um verbo de enunciação?
(A) “Ela afirmou que iria à festa”
(B) “Ele perguntou se havia algum problema”
(C) “Eles disseram que a reunião começaria às 14h”
(D) “O professor explicou a matéria com muita clareza”
QUESTÃO 2
Leia o trecho do texto a seguir:
“Como em uma história de terror, fui arrastado até o meio da cozinha para a conclusão do castigo na frente da importância de minha mãe e de minha avó.
SANTOS, Marlon. O mistério do pires perdido. In: Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Kelps: Goiânia, p. 37, 2023.
– Não faz assim com o menino – clamava, em vão, vovó.”
No fragmento, há um verbo de elocução (enunciação) em:
(A) “Como em uma história de terror”
(B) “fui arrastado até o meio da cozinha”
(C) “Não faz assim com o menino”
(D) “clamava, em vão, vovó”
QUESTÃO 3
Como o uso adequado dos verbos de elocução pode influenciar a compreensão e o impacto de uma mensagem comunicada verbalmente? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.
QUESTÃO 4
Leia, a seguir, o poema de Cecília Meireles:
As Meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
MEIRELES, Cecília. As meninas. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
Localize o(s) verbo(s) de enunciação no poema de Cecília Meireles. Em seguida, explique como eles estão sendo empregados na construção do texto poético.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. (EF35LP22-A) Perceber, na leitura, os verbos introdutórios da fala de terceiros (verbos de enunciação ou dicendi) em casos de discurso citado (discurso direto; indireto; indireto livre).(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.SANTOS, Marlon. Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Kelps: Goiânia, 2023. |