Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O ato ou efeito de descrever significa elaborar uma versão verbal (de maneira oral ou escrita) de alguma coisa, fazer um retrato fiel do que é descrito, seja um objeto, pessoa, lugar ou, até mesmo, sensação. A descrição está presente em diversos gêneros textuais como o autorretrato, anúncio de classificados, lista de compras, cardápios, perfil de Facebook ou Instagram, currículo, diário, relatos em geral, sinopse de filme, carteira de identidade, dentre outros gêneros.
Para fazer uma descrição, é preciso situar o ser/objeto a ser descrito e apresentar detalhes suficientes para que o leitor consiga construir uma imagem desse objeto. Veja o exemplo a seguir:
“A mulher de pele clara está deitada no chão. Ela tem um cabelo liso, curto, acima dos ombros, na cor azul. Ela usa óculos. Com uma mão, a moça segura os óculos. Sua unha está pintada na cor preta.”
A partir da descrição acima, é possível vislumbrar a imagem abaixo?
As palavras que fazem referência a esses seres/objetos descritos são os adjetivos. Os adjetivos são palavras que caracterizam os seres de um modo geral. Eles se referem aos objetos e às pessoas, por exemplo, expressando especificações. Associam-se aos nomes (substantivos), com os quais concordam em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Veja os exemplos:
A mulher de pele clara está deitada no chão.
Ela tem um cabelo liso e curto.
O texto descritivo deve apresentar, minimamente, as características de um ser, um objeto, um lugar etc. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o tempo da descrição, que costuma ser marcado pelo uso de verbos no tempo presente (o momento estático) e no passado. Os verbos mais utilizados no texto descritivo são aqueles que indicam estado, como nos exemplos a seguir:
A mulher de pele clara está deitada no chão.
Ela tem um cabelo liso e curto.
Embora os verbos de estado predominam nos textos descritivos, é possível encontrar verbos de ação colaborando para o processo descritivo. Veja:
Ela usa óculos. Com uma mão, a moça segura os óculos.
Uma descrição pode ser feita de, basicamente, duas formas. Uma forma é a objetiva, que é quando o produtor do texto descreve apenas os valores exteriores do ser/objeto, sem emitir juízo de valor, tentando ser o mais próximo possível da realidade. Outra forma é a subjetiva, que ocorre quando o produtor do texto, ao descrever o ser/objeto, emite juízo de valor, emoções e sentimentos sobre certas características que chamam sua atenção. Nesse sentido, a descrição do ser/objeto parte do que o produtor deseja mostrar ao leitor.
Forma objetiva: Sua unha está pintada na cor preta.
Forma subjetiva: Sua bela e delicada unha está pintada na belíssima cor preta.
Em resumo, a descrição é uma composição linguística que nos dá a possibilidade de criar um “retrato verbal” de seres, paisagens, situações, sensações. Nela, é mais comum o emprego de frases nominais, substantivos e adjetivos. Os verbos, no texto descritivo, costumam ser empregados no tempo presente e passado, além de serem mais presentes aqueles que indicam estado.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Para fazer uma boa descrição é preciso observar atentamente todas as características do objeto a ser descrito. Ao elaborar o texto descritivo, o produtor costuma utilizar verbos de estado no presente ou no passado, a depender do que é descrito, muitos adjetivos e comparações. Considerando esses fatores, faça uma descrição bem detalhada da imagem abaixo:
QUESTÃO 2
Observe atentamente a seguinte imagem:
A) Descreva, de forma objetiva, a imagem acima.
B) Descrição, de forma subjetiva, a imagem acima.
QUESTÃO 3
Leia a letra da canção de Sandy e Junior para responder às questões:
Olha o que o amor me faz
Meu coração bate ligeiramente apertado
Ligeiramente machucado
Caiu tão fundo nessa emoção
Primeira vez, que amor bateu de frente comigo
Antes era só um amigo
Agora mudou tudo de vez
Será que você sente, tudo que eu sinto por você
Será que é amor
Tá tão difícil de esconder, oh
Olha o que o amor te faz
Te deixa sem saber como agir
Oh, oh quando ele te pegar
Não tem pra onde você fugir, oh
Olha o que amor me faz
Fiquei tão boba, fiquei assim
Oh, oh, nada será capaz
De apagar esse amor em mim
Compositores: Eric Carmen / Sandy / Sergio Feio
© Round Hill Works, Universal Music Publishing Ltda., Universal Mus. Publishing Mgb Brasil Ltda.
A) A voz que fala no texto poético é a voz do eu lírico. Nessa letra de canção, como o eu lírico descreve seu coração?
B) Na primeira estrofe do texto poético, o eu lírico, para descrever seu coração, utiliza com mais frequência quais classes de palavras?
C) Como o eu lírico descreve o efeito que o amor provoca em si?
D) Identifique o sujeito e o predicado no verso Meu coração bate ligeiramente apertado.
E) Ainda estudando o verso Meu coração bate ligeiramente apertado, podemos afirmar que o verbo bate é transitivo direto. Explique essa afirmativa.
QUESTÃO 4
O texto descritivo é um tipo de texto que se caracteriza por:
(A) Não permitir o uso de figuras de linguagem.
(B) Narrar eventos de forma cronológica.
(C) Descrever detalhadamente objetos, pessoas, lugares e sensações.
(D) Apresentar opiniões e argumentos sobre um assunto.
QUESTÃO 5
Leia o trecho abaixo do poema “Ou Isto Ou Aquilo” de Cecília Meireles e responda à questão:
“Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Quem tem os dois, tem que agradecer…”
Qual das alternativas abaixo apresenta a interpretação correta do trecho acima?
(A) O poema descreve as mudanças climáticas e seus efeitos no mundo natural.
(B) O poema apresenta a ideia de que é impossível ter tudo o que se deseja na vida.
(C) O poema descreve as belezas naturais da chuva e do sol.
(D) O poema argumenta a favor da importância da gratidão e da valorização do que se tem.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. |