You are currently viewing Língua Portuguesa – Os modalizadores

Língua Portuguesa – Os modalizadores

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-3203197/> Acesso em: 31, mar. 22

O modalizador é um elemento gramatical ou lexical (palavra ou expressão) utilizado por quem fala ou escreve, que revela alguma atitude sobre o que ele mesmo diz. Nesse sentido, mesmo de forma disfarçada, o produtor do texto deixa seus posicionamentos subentendidos, sugeridos. Isso influencia o leitor ou ouvinte a compreender o que é dito por ele. Assim, o modalizador modifica a maneira de como dizemos/escrevemos as ideias.

Os modalizadores indicam as intenções discursivas, são, portanto, os elementos que indicam os argumentos de quem produz o texto. Em outras palavras, se há argumento, há modalizador.

Utilizar modalizadores nos textos argumentativos dá ênfase ao ponto de vista apresentado pelo produtor do texto. 

Veja um exemplo:

As pessoas precisam compreender a necessidade da doação de órgãos para a ampliação dos estudos na área da saúde.

No exemplo, a locução verbal “precisam compreender” evidencia a necessidade colocada a respeito da doação de órgãos. Os modalizadores podem enfatizar certeza, dúvida, possibilidade ou intensidade dos argumentos, por exemplo.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 8º ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Os modalizadores”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h-l85SAr5DM> Acesso em: 16, mai. 22

Responda às questões a seguir.

Leia o texto a seguir para responder às questões. 

Pandemia dos games

     O isolamento devido à pandemia da Covid-19 fez com que a vida da maioria dos brasileiros passasse a acontecer muito mais dentro do que fora de casa. Pedidos de comida e compras de supermercado por aplicativos, lives nas redes sociais e aulas por vídeo são alguns dos hábitos que parecem ter dominado nossas vidas na quarentena. 

     Outra área que teve um aumento significativo é a dos games. Empresas de video-games aumentaram significativamente seus lucros durante esse período. Entre abril e junho, foram vendidos 91 milhões de jogos no mundo todo.

     Sem poder sair de casa, parece que o jovem entrou de cabeça no mundo virtual dos games. Quais serão as consequências disso para os adolescentes? Que tipo de marcas psicológicas e emocionais nascerão nessa nova geração que tem passado mais tempo com aparelhos eletrônicos, em frente a telas, do que interagindo com pessoas?

GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 8º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022, p. 20.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, quais hábitos dominaram a vida das pessoas após a pandemia da Covid-19?

QUESTÃO 2

No trecho “Outra área que teve um aumento significativo é a dos games”, qual é a função da expressão destacada?

QUESTÃO 3

Que dado é apresentado no texto para comprovar que as empresas de video-games aumentaram significativamente seus lucros durante a pandemia da Covid-19?

QUESTÃO 4

No trecho “Sem poder sair de casa, parece que o jovem entrou de cabeça no mundo virtual dos games”, o que o verbo em destaque está introduzindo?

QUESTÃO 5

Releia o trecho:

 “Sem poder sair de casa, parece que o jovem entrou de cabeça no mundo virtual dos games.”

Se o verbo em destaque fosse substituído pela forma verbal comprovou-se, o efeito de sentido provocado na oração seria alterado? Por quê?

QUESTÃO 6

Assinale a alternativa que apresenta um modalizador argumentativo que expressa ideia de possibilidade.

(A) Certamente vou passar na prova. 

(B) É impossível eu passar na prova. 

(C) Eu passarei na prova. 

(D) Eu posso passar na prova.

QUESTÃO 7

Assinale a alternativa que contém um modalizador argumentativo expressando a ideia de dúvida.

(A) Com certeza estarei lá para a reunião. 

(B) Decididamente estarei lá para a reunião. 

(C) Talvez esteja lá para uma reunião. 

(D) Eu estarei lá para a reunião.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc. 
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber os efeitos de sentido.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.
MODALIZADORES. PROENEM. https://proenem.com.br/enem/enem/modalizadores/  Acesso em: 31, mar. 22