You are currently viewing Língua Portuguesa – Os argumentos que defendem a tese do texto

Língua Portuguesa – Os argumentos que defendem a tese do texto

Imagem criada por IA: ChatGPT

Estúdio Conexão Escola – Língua Portuguesa – Os argumentos que defendem a tese – 9º ano – Disponível em: <https://youtu.be/jETLkprMJwI >

Leyberson Pedrosa – Repórter da Radioagência Nacional. Agência Brasil. Publicado em 30/05/2025. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/idosos-enfrentam-barreiras-digitais-para-acessar-servicos-do-inss>


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoTexto dissertativo argumentativo
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Descritores:D7 – Identificar a tese de um texto.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013.