Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
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Os argumentos que defendem a tese do texto
Você já compreendeu que a tese é o ponto de vista central do texto em relação ao seu tema. Depois de identificar a tese, é hora de perceber quais argumentos o autor usa para defendê-la, uma vez que o objetivo geral do texto costuma ser o convencimento do leitor a respeito do ponto de vista do autor.
Para identificar os argumentos de um texto que defendem a tese é preciso, antes de mais nada, ler atentamente o texto e identificar o tema e a tese, que geralmente, aparecem no primeiro parágrafo. Saber o que o autor quer defender é o primeiro passo. Depois é hora de encontrar os argumentos. Lembre-se: os argumentos são as razões que justificam a tese. Eles são dispostos, no geral, nos parágrafos do desenvolvimento, e podem vir acompanhados de exemplos, dados, comparações, citações de especialistas, entre outros recursos.
Em redações, que costumam ter cerca de 30 linhas, é usual organizar o texto em quatro ou cinco parágrafos, sendo um introdutório, dois ou três argumentativos e um conclusivo. Nesse sentido, a técnica mais usual de argumentação prevê que os argumentos estejam distribuídos nos parágrafos dois e três, chamados por alguns professores de D1 e D2.
Entender que há diferentes tipos de argumento e como cada argumento ajuda a fortalecer a opinião do autor, além de relacioná-los com a tese, reflete no processo de compreensão dos textos e também no processo de escrita de textos argumentativos. Lembre-se da variedade de argumentos, como, por exemplo:
Argumento de autoridade: usa a fala de alguém com conhecimento no assunto.
Argumento de causa e consequência: mostra o que provoca ou resulta de algo.
Argumento de comparação: compara situações para destacar diferenças ou semelhanças.
Argumento de princípio: fundamentado em valores éticos ou morais, se baseiam em crenças e convicções que guiam o comportamento humano e as decisões sociais.
Argumento de evidência: utiliza dados, estatísticas ou resultados de pesquisas que comprovam uma tese.
Argumento de exemplificação: utiliza exemplos concretos para ilustrar uma ideia ou uma tese. ajudam a tornar o argumento mais tangível e fácil de entender.
Ao ler ou escrever argumentos em um texto, observe se fazem sentido, se são coerentes com a tese e se estão bem explicados. Reflita se eles são capazes de convencer o leitor ou não. Por que tudo isso é importante? Aprender a identificar e analisar a tese e os argumentos de um texto potencializa o nível de leitura crítica, a escrita argumentativa, além da ampliação de repertório para a participação de debates e discussões de forma mais consciente.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões.
Idosos enfrentam barreiras digitais para acessar serviços do INSS
Serviço digital não substitui busca por modelo de atendimento híbrido
A aposentada Elzanira Machado, de 62 anos, sabe bem das dificuldades das pessoas idosas ao tentar acessar os serviços digitais da Previdência Social.”Olha, eu já tentei sim entrar no aplicativo, mas às vezes, parece que tem muito acesso e não entra de jeito nenhum, né? Eu tenho que ter uma pessoa do lado, né? Para sempre estar me falando o que que tem que fazer.”
A pandemia de covid-19 acelerou a digitalização dos serviços digitais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tornando o agendamento presencial dependente de canais remotos, como o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS. O Brasil tem aproximadamente 33 milhões de pessoas idosas, das quais 23,5 milhões recebem aposentadoria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nascidos até 1965, muitos cresceram sem internet e enfrentam dificuldades ao lidar com os recursos digitais.
A professora de direito da Universidade do Contestado Adriane Nieglinski avalia que, apesar de a digitalização ter agilizado trâmites burocráticos, trouxe junto novos obstáculos para dentro do núcleo familiar.
“Pra alguém que nunca teve acesso a um conteúdo digital, o acessar começa no simples ligar o sistema, ligar um equipamento. Então, a dificuldade é muito maior”, explica.
Ela e a advogada Nicoli Farias escreveram um artigo científico publicado em 2024 sobre possíveis restrições do acesso da população idosa à Previdência Social. O interesse pela pesquisa partiu de Nicoli, para investigar melhor as dificuldades que testemunhou ao estagiar em uma agência do INSS em 2019. Naquele ano, o atendimento era espontâneo, ou seja, não precisava ser agendado on-line.
“Realmente, na prática, ver essas dificuldades me incomodava, porque eu gostaria de poder ajudar mais. Eles têm receio de clicar, de fazer alguma coisa errada. Eu percebia muito esse medo deles”, recorda Nicoli.
Como advogada, Nicole se especializou em direito previdenciário e entende que o problema é tanto geracional quanto socioeconômico. Não ter um celular na infância ou não ter tido condições financeiras para comprar um computador impactaram a vida adulta de muitos idosos.
Esse medo aparece, muitas vezes, na hora de digitar uma senha, como conta Elzanira Machado, que prefere pedir o apoio da filha e do genro toda vez que precisa usar algum serviço do governo.
“Eu acho superdifícil. Às vezes, tem tanta senha, senha pra isso, senha para aquilo. Tem tantas especificações que a gente se perde. A gente dessa idade, ou está informado, bem informado, ou então é preferível que nem mexa. Porque até quem entende, às vezes erra, né?”
Desde 2020, o aplicativo Meu INSS exige acesso via conta gov.br, serviço de autenticação única do governo federal que possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro, e que também serve para usar vários outros serviços públicos.
A secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destaca que a plataforma unificou as contas de acesso do governo federal e já possui mais de 167 milhões de CPFs cadastrados.
“Essas pessoas podem acessar e requisitar mais de 4,5 mil serviços do governo federal. É uma plataforma segura, robusta, e a gente tem todo um cuidado de usar as melhores práticas de segurança da informação e proteção de dados.”
Leyberson Pedrosa – Repórter da Radioagência Nacional. Agência Brasil. Publicado em 30/05/2025. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/idosos-enfrentam-barreiras-digitais-para-acessar-servicos-do-inss>
QUESTÃO 1
No texto, o autor defende a tese de que
(A) a digitalização dos serviços públicos foi bem-sucedida e não trouxe dificuldades significativas para os idosos, que já dominam as ferramentas digitais.
(B) os serviços digitais do governo são seguros e modernos, sendo o principal argumento o número de CPFs cadastrados na plataforma gov.br.
(C) o atendimento presencial deve ser totalmente substituído pelo digital, pois é mais rápido e eficiente para todas as faixas etárias.
(D) a digitalização dos serviços do INSS, embora tenha trazido avanços e agilidade, impõe barreiras significativas para a população idosa.
QUESTÃO 2
Qual é o argumento principal que sustenta a tese defendida no texto?
QUESTÃO 3
Releia o seguinte trecho do texto:
O Brasil tem aproximadamente 33 milhões de pessoas idosas, das quais 23,5 milhões recebem aposentadoria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nascidos até 1965, muitos cresceram sem internet e enfrentam dificuldades ao lidar com os recursos digitais.
No fragmento acima, há um argumento de
(A) autoridade.
(B) princípio.
(C) evidência.
(D) exemplificação.
QUESTÃO 4
Releia o seguinte trecho do texto:
Esse medo aparece, muitas vezes, na hora de digitar uma senha, como conta Elzanira Machado, que prefere pedir o apoio da filha e do genro toda vez que precisa usar algum serviço do governo.
No fragmento acima, há
(A) uma exemplificação.
(B) um valor ético.
(C) uma comparação.
(D) um fundamento moral.
QUESTÃO 5
Extraia do texto um fragmento que demonstra um argumento de autoridade a serviço da defesa da tese.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Texto dissertativo argumentativo |
Habilidade estruturante: | (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. |
Descritores: | D7 – Identificar a tese de um texto. D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |