Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O ato de ler pode ter vários motivos. Lemos para obter informações, para nos comunicar, para distrair, para viajar e para tantas outras coisas. Segundo Solé, “para ler, é necessário dominar as habilidades de decodificação e aprender as distintas estratégias que levam à compreensão. Também se supõe que o leitor seja um processador ativo do texto, e que a leitura seja um processo constante de emissão e verificação de hipóteses que levam à construção da compreensão do texto e do controle desta compreensão – de comprovação de que a compreensão realmente ocorre” (SOLÉ, 1998, p. 24).
Ao ler para estudar ou apresentar um trabalho escolar é preciso mobilizar algumas estratégias de leitura que, geralmente, não ousamos fazer ao ler informações em um jogo virtual, por exemplo. Há várias formas de ler e realizar procedimentos de sistematização da leitura, como a organização das ideias em tópicos, mapas mentais e resumos.
O mapa mental é um instrumento muito válido para associar ideias, pois ele visa organizar informações associadas a algo de maneira facilmente identificada. Veja o detalhamento de um mapa mental a seguir:
Outra possibilidade de organizar ideias e leituras é elaborar uma lista. A lista consiste em inserir informações objetivas acerca do texto ou das ideias a partir dele, uma abaixo da outra, terminadas por ponto e vírgula (;) e, na última, apenas ponto (.).
Outras pessoas preferem estudar e organizar ideias de forma pouco mais subjetiva. Para isso, estrutura suas ideias por meio de resumos. O resumo tem caráter explicativo e consiste em apresentar as informações básicas de um texto preexistente, de maneira sucinta e seletiva, parafraseando-o e suprimindo ideias ou fatos que sejam secundários, pormenores desnecessários, repetições e redundâncias.
Com qual forma de organizar as ideias extraídas da leitura de textos para estudos e apresentações você mais se identifica: mapa mental, lista ou resumo?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir, disponível no site da Prefeitura de Goiânia, para responder às questões 1 e 2.
Goiânia: Capital Verde do Brasil
Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.
Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá o maior parque linear do mundo: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).
Audaciosos projetos socioambientais contribuíram para que a Comissão Europeia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolhessem o município como um dos integrantes da lista de cidades mundialmente sustentáveis. Desde 2011, Goiânia faz parte da Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis, destinada ao desenvolvimento de programas que visam a melhoria da qualidade de vida e promovam a colaboração entre cidades de porte intermediário. Assim como a italiana Florença e a espanhola Bilbao, a Capital de Goiás comunica experiências de trabalho e serve de referência prática para outras localidades que visam o desenvolvimento aliado à responsabilidade ambiental.
A rede da qual Goiânia faz parte é composta por municípios que têm população estimada entre 300 mil e dois milhões de habitantes, situadas na América Latina, Caribe e Europa. Também a integram as cidades de Bilbao (Espanha), Florença (Itália), Trujillo (Peru), Bucaramanga (Colômbia) e Manaus (Brasil). Todas se articulam para identificar estratégias e programas inovadores de desenvolvimento urbano sustentável e integrado, com ações específicas para as áreas de meio ambiente, requalificação urbana, geração de renda e gestão.
Dados Gerais:
Fundação: 24 de outubro de 1933
População: 1.516.113 (estimativa populacional 2019, IBGE)
Gentílico: Goianiense
Padroeira: Nossa Senhora Auxiliadora
<https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/> Acesso em: 28, set. 22
QUESTÃO 1
O mapa mental pode ser um instrumento muito válido para associar ideias, pois ele visa organizar informações associadas a algo de maneira facilmente identificada. Organize as informações do texto Goiânia: Capital Verde do Brasil no formato de um mapa mental, sintetizando as principais informações a respeito do tema central: Goiânia.
QUESTÃO 2
Na questão anterior, você retextualizou o texto Goiânia: Capital Verde do Brasil em um mapa mental. Agora, sistematize-o em formato de resumo.
Para lembrar: o resumo tem caráter explicativo e consiste em apresentar as informações básicas de um texto preexistente, de maneira sucinta e seletiva, parafraseando-o e suprimindo ideias ou fatos que sejam secundários, pormenores desnecessários, repetições e redundâncias.
QUESTÃO 3
Em comemoração ao aniversário de Goiânia, elabore uma apresentação oral para sua classe sobre a história, cultura, pontos turísticos e curiosidades sobre a cidade. Para preparar sua apresentação, realize pesquisas na internet, além de considerar o texto-base desta atividade. Na sequência, em forma de lista, elenque os principais tópicos que farão parte de sua fala.
QUESTÃO 4
O mapa mental é um gênero textual que
(A) apresenta informações detalhadas de maneira extensa.
(B) organiza informações associadas de maneira facilmente identificada.
(C) insere informações secundárias acerca do texto ou das ideias.
(D) resume as informações básicas de um texto preexistente em parágrafos.
QUESTÃO 5
A estrutura de uma lista é, basicamente,
(A) apresentar um resumo explicativo e sucinto.
(B) inserir informações subjetivas e organizadas em parágrafos com vírgulas.
(C) apresentar informações em formato de parágrafo com ponto final em cada sentença.
(D) inserir informações objetivas, uma abaixo da outra, terminadas por ponto e vírgula (;) e, na última, apenas ponto (.).
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes. (EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998, p. 24. |