You are currently viewing Língua Portuguesa – Organizando ideias e leituras

Língua Portuguesa – Organizando ideias e leituras

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: elaboração própria, a partir de imagem disponível em: https://pixabay.com/images/id-1469595/ Acesso em 09, mar. 2022

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L Portuguesa – 7º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – ORGANIZANDO IDEIAS E LEITURAS – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ndcik-PKmuk> Acesso em: 28, set. 22

Responda às questões a seguir.

Leia o texto a seguir, disponível no site da Prefeitura de Goiânia, para responder às questões 1 e 2.

Goiânia: Capital Verde do Brasil

Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental. 

Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá o maior parque linear do mundo: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

Audaciosos projetos socioambientais contribuíram para que a Comissão Europeia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolhessem o município como um dos integrantes da lista de cidades mundialmente sustentáveis. Desde 2011, Goiânia faz parte da Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis, destinada ao desenvolvimento de programas que visam a melhoria da qualidade de vida e promovam a colaboração entre cidades de porte intermediário. Assim como a italiana Florença e a espanhola Bilbao, a Capital de Goiás comunica experiências de trabalho e serve de referência prática para outras localidades que visam o desenvolvimento aliado à responsabilidade ambiental.

A rede da qual Goiânia faz parte é composta por municípios que têm população estimada entre 300 mil e dois milhões de habitantes, situadas na América Latina, Caribe e Europa. Também a integram as cidades de Bilbao (Espanha), Florença (Itália), Trujillo (Peru), Bucaramanga (Colômbia) e Manaus (Brasil). Todas se articulam para identificar estratégias e programas inovadores de desenvolvimento urbano sustentável e integrado, com ações específicas para as áreas de meio ambiente, requalificação urbana, geração de renda e gestão.

Dados Gerais:

Fundação: 24 de outubro de 1933

População: 1.516.113 (estimativa populacional 2019, IBGE)

Gentílico: Goianiense

Padroeira: Nossa Senhora Auxiliadora

<https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/> Acesso em: 28, set. 22

QUESTÃO 1

O mapa mental pode ser um instrumento muito válido para associar ideias, pois ele visa organizar informações associadas a algo de maneira facilmente identificada. Organize as informações do texto Goiânia: Capital Verde do Brasil no formato de um mapa mental, sintetizando as principais informações a respeito do tema central: Goiânia.

QUESTÃO 2

Na questão anterior, você retextualizou o texto Goiânia: Capital Verde do Brasil em um mapa mental. Agora, sistematize-o em formato de resumo

Para lembrar: o resumo tem caráter explicativo e consiste em apresentar as informações básicas de um texto preexistente, de maneira sucinta e seletiva, parafraseando-o e suprimindo ideias ou fatos que sejam secundários, pormenores desnecessários, repetições e redundâncias.

QUESTÃO 3

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, elabore uma apresentação oral para sua classe sobre a história, cultura, pontos turísticos e curiosidades sobre a cidade. Para preparar sua apresentação, realize pesquisas na internet, além de considerar o texto-base desta atividade. Na sequência, em forma de lista, elenque os principais tópicos que farão parte de sua fala.

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes. 
(EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998, p. 24.