Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Opiniões distintas para o mesmo fato ou tema
Na vida em sociedade, é comum que diferentes pessoas tenham opiniões variadas sobre o mesmo fato ou sobre o mesmo tema. Isso acontece porque cada indivíduo possui experiências, valores, crenças, interesses e formas próprias de interpretar o mundo. Assim, diante de uma mesma situação, as opiniões podem ser convergentes ou divergentes, isto é, concordar ou discordar entre si.
Imagine uma situação em que a escola decide mudar o horário de entrada das aulas. Alguns estudantes podem apoiar a mudança, argumentando que começar mais tarde os ajudaria a descansar mais e a melhorar o rendimento. Em contrapartida, outros estudantes podem ser contra, alegando que sair mais tarde atrapalharia compromissos após a escola ou o trabalho de alguns colegas. Nesse caso, temos duas posições distintas sobre o mesmo tema: a favor e contra a mudança do horário escolar.
Ao ler textos, principalmente os argumentativos, jornalísticos, de opinião ou até narrativos que apresentam debates entre personagens, é importante perceber quem defende qual posição. Isso exige do leitor identificar o tema em debate, ou seja, sobre o que se discute. Além disso, reconhecer os diferentes pontos de vista: quem é a favor, quem é contra, se há posições intermediárias, por exemplo. E, também, observar os argumentos, quais são as justificativas apresentadas para sustentar cada opinião.
Como identificar opiniões distintas em textos?
Expressões de opinião: “eu acho que”, “na minha opinião”, “acredito que”, “para mim”.
Marcas de concordância ou discordância: “por outro lado”, “no entanto”, “mas”, “em contrapartida”.
Presença de diferentes vozes: falas de personagens, especialistas, autoridades, estudantes, pais etc.
Argumentos diferentes sobre o mesmo assunto: um texto pode trazer opiniões contrárias sobre tecnologia, meio ambiente, política, escola etc.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia os textos a seguir para responder às questões.
Texto 1 – A visão dos pais: redes sociais prejudicam os estudos
Muitos pais consideram que o uso excessivo das redes sociais pelos jovens é prejudicial para o desempenho escolar. Essa visão se baseia na ideia de que o tempo gasto navegando em aplicativos e interagindo online poderia ser melhor aproveitado em atividades de estudo, leitura ou prática de esportes. Além disso, os pais percebem que os celulares e computadores podem se tornar fontes constantes de distração, dificultando a concentração dos estudantes nas tarefas escolares. Para eles, o excesso de horas dedicadas às redes sociais pode levar à queda das notas, ao acúmulo de trabalhos não feitos e até mesmo a problemas de saúde, como cansaço e falta de sono. Dessa forma, os pais acreditam que é necessário estabelecer limites para o uso da tecnologia, garantindo que os jovens priorizem os estudos e tenham equilíbrio em sua rotina.
Texto 2 – A visão dos adolescentes: redes sociais como espaço de aprendizado
Muitos adolescentes defendem que as redes sociais não devem ser vistas apenas como distração, mas como ferramentas que podem ampliar o conhecimento. Eles argumentam que, por meio das redes, é possível acessar informações em tempo real, acompanhar notícias, participar de grupos de estudo, assistir a videoaulas e até mesmo discutir temas importantes com colegas e professores. Para esses jovens, as redes sociais são também um espaço de expressão e de troca de ideias, onde é possível desenvolver a criatividade e manter-se atualizado sobre o mundo. Além disso, a interação digital fortalece amizades e permite contato com diferentes culturas, ampliando horizontes que muitas vezes a sala de aula sozinha não consegue alcançar. Assim, os adolescentes veem as redes como aliadas do aprendizado e da formação crítica.
Texto 3 – Buscando o equilíbrio: limites e possibilidades no uso das redes sociais
É possível perceber que tanto os pais quanto os adolescentes apresentam argumentos válidos sobre o uso das redes sociais. De fato, quando utilizadas em excesso e sem controle, elas podem atrapalhar a concentração e prejudicar o rendimento escolar. Porém, também é verdade que, se bem aproveitadas, as redes podem se tornar uma importante fonte de aprendizado, comunicação e acesso à informação. Por isso, o desafio não está em proibir completamente o uso das redes sociais, mas em encontrar um equilíbrio. Isso pode ser feito por meio da definição de horários para estudo e lazer, do uso consciente das plataformas digitais e da busca por conteúdos que acrescentem conhecimento. Dessa maneira, os jovens conseguem usufruir dos benefícios das redes sem deixar que elas comprometam sua formação acadêmica e pessoal.
Textos elaborados pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Conforme o texto 1, a principal preocupação dos pais em relação ao uso das redes sociais é de que os jovens
(A) aprendam mais rapidamente.
(B) passem menos tempo com a família.
(C) se distraiam e prejudiquem os estudos.
(D) fiquem mais informados sobre o mundo.
QUESTÃO 2
Conforme o texto 2, para os adolescentes, as redes sociais são vistas como
(A) um espaço de lazer que não tem relação com os estudos.
(B) uma ferramenta de aprendizado e acesso à informação.
(C) um meio de se afastar dos colegas e da escola.
(D) um espaço que deve ser totalmente evitado.
QUESTÃO 3
O texto 3 apresenta como solução para o conflito discutido
(A) proibir o uso das redes sociais pelos adolescentes e jovens.
(B) permitir que os adolescentes usem as redes sociais sem limites.
(C) encontrar um equilíbrio entre estudo e uso das redes sociais.
(D) saber escolher qual das opiniões é a mais apropriada, correta.
QUESTÃO 4
Comparando os textos 1 e 2, é correto afirmar que
(A) ambos os textos defendem que as redes sociais devem ser proibidas.
(B) os dois textos apresentam opiniões contrárias sobre o mesmo tema.
(C) o texto 1 mostra os benefícios das redes e o texto 2 apenas os problemas.
(D) nenhum dos textos apresenta argumentos para defender suas opiniões.
QUESTÃO 5
Após a leitura dos três textos é possível compreender que eles apresentam pontos de vista diferentes. Nesse sentido, os textos ajudam o leitor a
(A) acreditar apenas na opinião dos pais e mestres.
(B) perceber que há visões diferentes sobre o tema.
(C) ignorar sempre as opiniões contrárias à sua.
(D) concluir que só os adolescentes têm razão.
QUESTÃO 6
Imagine que você tenha que escrever um texto de opinião sobre o uso das redes sociais. Como você poderia reconhecer e dialogar com as diferentes posições apresentadas antes de defender o seu ponto de vista?
QUESTÃO 7
Na sua opinião, por que é importante reconhecer que os textos apresentam opiniões diferentes sobre o mesmo tema?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Relação entre textos |
Habilidade estruturante: | (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. |
Descritores: | D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |