You are currently viewing Língua Portuguesa – Opiniões distintas para o mesmo fato ou tema

Língua Portuguesa – Opiniões distintas para o mesmo fato ou tema

Imagem criada por IA: ChatGPT

Canal Portal Conexão Escola – 9º Ano – D21 – Língua Portuguesa – Maratona do Conhecimento – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9Ttrjb3xdy8&list=PLxRkqxlT0AC3EP3QVYirwA__g8EFJQhV6&index=21&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola> Acesso em: 08, ago. 2025

Texto 2 – A visão dos adolescentes: redes sociais como espaço de aprendizado

Textos elaborados pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoRelação entre textos
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Descritores:D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013.