Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
O texto argumentativo é aquele em que o produtor disserta sobre algum tema, mobilizando argumentos para comprovar sua tese, ou seja, sua ideia a respeito do tema. Dissertar significa explanar um tema, isto é, desenvolver um assunto. Nesse sentido, o texto dissertativo é aquele em que o autor se posiciona a respeito de algo, procurando convencer o leitor a respeito dessa tese (ideia principal), utilizando argumentos bem elaborados.
Há diversos tipos de argumentos que podem ser utilizados nesse processo, como o argumento de autoridade, o de princípio e o de causa e consequência, por exemplo. O texto argumentativo envolve uma prática discursiva em que o indivíduo disserta, fala, escreve a partir dos conhecimentos prévios, isto é, mostra que é atento ao diversos temas relevantes da sociedade, tem uma consciência crítica para expressar suas opiniões e consegue desenvolver competências de argumentação, além de escrita, adequação ao tema, coesão e proposta de intervenção.
O texto argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Logo no primeiro parágrafo, isto é, na introdução, o produtor do texto apresenta o tema e a tese em relação a ele. Nos parágrafos seguintes, expõe argumentos que reforçam o ponto de vista principal.
Os argumentos dão condições para sustentar o ponto de vista expresso no texto. O argumento é diferente do ponto de vista. Ele é utilizado para reforçar um ponto de vista.
Há certos conhecimentos que geralmente são mobilizados nos textos para sustentar uma ideia defendida pelo autor:
- dados históricos;
- dados de pesquisa, inclusive estatísticos;
- fala de especialistas (discurso de autoridade);
- exemplificações a partir de situações, dados da realidade, narrativas ou explicações;
- princípios gerais ou de senso comum (conhecimentos compartilhados universalmente).
Tipos de argumento
Argumento de autoridade: uma citação de fonte confiável sustenta esse argumento como, por exemplo, dados de pesquisas, texto de alguma autoridade ou especialista da área.
Exemplo:
Segundo Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
Argumento de princípio: uma crença pessoal, com base em alguma constatação considerada verdade universal sustenta esse argumento.
Exemplo:
“Uma verdade inegável é que, no Brasil, os casos de homicídios estão atingindo uma dimensão gravíssima”.
Argumento de causa e consequência: relação clara estabelecida entre fato ou constatação que é causa de outro fato ou constatação, ou seja, uma consequência.
Exemplo:
A violência no Brasil tem crescido porque as políticas públicas têm deixado de dar assistência aos jovens infratores.
O que evitar no texto argumentativo
Lugar-comum
As pesquisas sobre clonagem estão indo de vento em popa.
Ambiguidade
O policial deteve o assaltante em sua casa.
Repetição desnecessária
Pagou caro em um livro de ficção científica e reclamou por causa do preço alto do livro de ficção científica.
Expressões redundantes, prolixas
Hoje em dia, a cada dia que passa, cada vez mais no Brasil a violência tem aumentado.
Depois dessas dicas, certamente, seu texto argumentativo ficará excelente.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Vamos responder algumas questões?
Leia o texto a seguir para responder às questões. Trata-se de uma redação nota 1000 do Enem 2018.
Redação de FERNANDA CAROLINA SANTOS TERRA DE DEUS
No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de
informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.
Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.
Ademais, a influência do meio virtual atinge também o âmbito intelectual. Isso ocorre na medida em que, ao ter acesso apenas ao conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, o indivíduo perde contato com pontos de vista que divergem do seu, o que compromete significativamente a construção de seu senso crítico e de sua capacidade de diálogo. Dessa maneira, surge uma massa de internautas alienados e despreocupados em checar a procedência das informações que recebem, o que torna ambiente virtual propício à disseminação das chamadas “fake news”.
Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em parceria com a mídia, na educação da população — especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital — acerca da necessidade do posicionamento crítico quanto ao conteúdo exposto e sugerido na internet. Isso deve ocorrer por meio da promoção de palestras, que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os brasileiros no sentido de buscar informação em fontes variadas, possibilitando a construção de senso crítico. Além disso, cabe às entidades em governamentais a elaboração de medidas que minimizem os efeitos das propagandas que visam incentivar o consumismo. Dessa forma, será possível tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira.
REDAÇÃO NOTA 1000. ENEM. MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2019/outubro/24.10.2019redacaolink7.pdf> Acesso em: 04, abr. 22
QUESTÃO 1
Localize, no primeiro parágrafo do texto, a tese defendida pela autora. Na sequência, transcreva-a.
QUESTÃO 2
Leia o seguinte fragmento do texto:
Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas.
A menção ao sociólogo Zygmunt Bauman introduz que tipo de argumento no texto
(A) Argumento de autoridade
(B) Argumento de princípio
(C) Argumento de causa e consequência
(D) Redundância
QUESTÃO 3
No trecho “Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos”, qual é a função do termo em destaque?
(A) Apresentar a conclusão de uma ideia.
(B) Enfatizar uma dúvida.
(C) Dar ênfase às vírgulas no texto.
(D) Apresentar a introdução de um argumento.
QUESTÃO 4
Qual é o argumento desenvolvido no terceiro parágrafo do texto?
QUESTÃO 5
Na conclusão do texto, quais são os agentes apontados pela autora para tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira. Conforme ela, o que esses agentes devem fazer?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.). (EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. IMAGINE. https://blog.imaginie.com.br/tipos-de-argumentos/ Acesso em: 21, mar. 22 REDAÇÃO NOTA 1000. https://blog.redacaonota1000.com.br/tipos-de-argumentos/ Acesso em: 21, mar. 22 EDUCA MAIS BRASIL. https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/cronica-argumentativa Acesso em: 21, mar. 22 TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/carta-do-leitor/ Acesso em: 21, mar. 22 |