Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
O relato é a narração oral ou escrita de algum acontecimento. Pode ser realizado de maneira mais ou menos formal, a depender do contexto em que esteja inserido.
O relato pessoal, por sua vez, é a narração feita pelo próprio protagonista da história. Neste caso, a expressão de sentimentos e emoções são mais acentuadas. Para causar esse efeito, o autor pode utilizar descrições, adjetivações e figuras de linguagem, por exemplo. Esse gênero textual permite que o autor compartilhe suas vivências de maneira única e individual, conectando-se com o leitor.
Por ser um texto que marcado pela subjetividade e pessoalidade de quem escreve, o estilo de escrita do relato pessoal, por vezes, pode empregar uma linguagem mais informal. O autor pode, também, utilizar recursos literários, como metáforas e comparações, além de aspectos intertextuais, para tornar a narrativa mais envolvente.
A intertextualidade no relato pessoal ocorre quando o autor faz referências a outros textos, obras literárias, músicas, filmes ou acontecimentos históricos para enriquecer sua narrativa e estabelecer conexões com o mundo exterior. Essas referências podem ajudar a contextualizar a história e a ampliar o entendimento do leitor.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Observe atentamente a seguinte imagem:
Depois de observar, reflita: o que as crianças estão fazendo? Como você descreveria as ações de cada uma delas? Como você descreveria o espaço em que as crianças estão?
Produza um pequeno texto considerando o seguinte questionamento: Se você fosse uma dessas crianças, como relataria o momento vivido na imagem?
QUESTÃO 2
Pesquise em livros, na internet ou em algum outro meio, textos de gêneros diferentes que mantenham alguma relação intertextual entre si. Depois de escrevê-los, aponte quais relações eles estabelecem entre si.
QUESTÃO 3
Você já sabe que o relato pessoal é um gênero textual-discursivo que narra acontecimentos vivenciados pelo narrador. Nesse texto, as emoções e os sentimentos tendem a ser expressos com mais intensidade. Sabendo disso, recorde algum acontecimento de sua infância que deseja compartilhar com a classe. Para isso, escreva-o aqui. Lembre-se de estruturar seu texto em parágrafos, delimitando bem o início, meio e fim da história, definindo bem o espaço e tempo em que as ações ocorrem contigo. Boa escrita!
QUESTÃO 4
Na questão anterior, você escreveu um relato pessoal. Agora, faça uma revisão dele e, em seguida, grave em um aparelho celular ou gravador, por exemplo, a leitura de seu relato.
Dica: antes de gravar, treine a leitura com ênfase e expressividade, atentando-se aos momentos de pausa dados pela pontuação. Caso seja necessário, faça mais de uma gravação e avalie aquela que teve a leitura mais fluida. Bom trabalho!
QUESTÃO 5
A função social do relato pessoal é
(A) informar fatos históricos.
(B) entreter o leitor.
(C) instruir sobre ciência.
(D) excluir o autor da narrativa.
QUESTÃO 6
A intertextualidade se faz presente em um relato pessoal
(A) através das referências a outros textos ou obras.
(B) na exclusão de elementos literários.
(C) através da limitação de pensamentos pessoais.
(D) na ausência de conexões externas.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explicitas ou implícitas quanto aos temas, as personagens, aos recursos literários e semióticos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF69LP53-B) Contar/recontar histórias tanto da tradição oral (contos de esperteza, contos de suspense, piadas, dentre outros), quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto, por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeitem o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados pela pontuação e por outros recursos gráfico-editoriais, (negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc) e gravar essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |