You are currently viewing Língua Portuguesa –  O que é, o que é: diverte, brinca e desafia?

Língua Portuguesa – O que é, o que é: diverte, brinca e desafia?

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em:     <https://br.freepik.com/fotos-gratis/simbolos-de-interrogacao-cor_973683.htm#query=INTERROGA%C3%87%C3%83O&position=39&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 4 – O QUE É, O QUE É: DIVERTE, BRINCA

O que é, o que é: diverte, brinca e desafia?

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE ADVINHAS.

O QUE É, O QUE É? UM GÊNERO TEXTUAL QUE PROVOCA NOSSA CURIOSIDADE E NOS DESAFIA A PENSAR DE FORMA CRIATIVA? SE VOCÊ PENSOU NA ADIVINHA, ACERTOU!


O QUE VOCÊ LEMBRA SOBRE ADIVINHAS?

A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL MUITO ANTIGO QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR. 

ELA APRESENTA UM ENIGMA OU PERGUNTA QUE DESAFIA O OUVINTE A DESCOBRIR UMA RESPOSTA. GERALMENTE, A RESPOSTA ESTÁ ESCONDIDA EM PISTAS DADAS POR MEIO DE METÁFORAS, RIMAS OU ASSOCIAÇÕES CRIATIVAS.


PORQUE AS ADIVINHAS SÃO IMPORTANTES:

ESTIMULA A IMAGINAÇÃO: PARA RESOLVER UMA ADIVINHA, É PRECISO PENSAR “FORA DA CAIXINHA”.

DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO: AS PISTAS EXIGEM ATENÇÃO AOS DETALHES.

PROMOVE INTERAÇÃO SOCIAL: É DIVERTIDO COMPARTILHAR E TENTAR RESOLVER ADIVINHAS COM AMIGOS E FAMÍLIA.

PRESERVA TRADIÇÕES CULTURAIS: MUITAS ADIVINHAS SÃO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE APRESENTA UM ENIGMA OU PERGUNTA QUE DESAFIA O OUVINTE A DESCOBRIR UMA RESPOSTA. RESPONDA OS DESAFIOS:

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-esbocos-simples-e-coloridos-dos-cientistas_23716138.htm#page=13&query=crian%C3%A7a%20exclama%C3%A7%C3%A3o%20desenho&position=47&from_view=search&track=ai> Acesso em 25, setembro de 2022

QUESTÃO 2

UMA DAS FUNÇÕES PRINCIPAIS DAS ADIVINHAS NA CULTURA POPULAR É

(A) ENSINAR CÁLCULOS MATEMÁTICOS.

(B) DIVULGAR INFORMAÇÕES HISTÓRICAS.

(C) PRESERVAR A MEMÓRIA CULTURAL E DIVERTIR.

(D) SUBSTITUIR JOGOS DE TABULEIRO EM FESTAS.

QUESTÃO 3

AS ADIVINHAS SÃO CONHECIDAS POR

(A) TER RESPOSTAS CURTAS, ÓBVIAS E IMEDIATAS.

(B) UTILIZAR PISTAS CRIATIVAS PARA DESAFIAR O OUVINTE.

(C) SEREM LIDAS APENAS POR ADULTOS.

(D) NÃO APRESENTAREM QUALQUER TIPO DE RIMA.

QUESTÃO 4

VOCÊ SABIA QUE O FOLCLORE BRASILEIRO É RICO EM ADIVINHAS? A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL MUITO ANTIGO QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR.

AGORA É COM VOCÊ, ENCONTRE NO DIAGRAMA:

1- TEM SEMPRE O MESMO PESO, NÃO IMPORTA O SEU TAMANHO?

2- QUE MAIS PESA NO MUNDO INTEIRO?

3- QUE TODO DIA VAI PRO CÉU?

4- UMA PALAVRA DE SEIS LETRAS QUE TEM MAIS DE TRINTA ASSENTOS?

5- BRANCA POR DENTRO, VERDE POR FORA. UMA CASINHA TRANCADA QUE ESTÁ SEMPRE INUNDADA?

6- QUE O PERNILONGO TEM MAIOR QUE O ELEFANTE?

7- QUE QUANDO ENTRA NA CASA FICA DO LADO DE FORA?

8- QUAL É A PARTE DO CORPO QUE COÇA MAIS?

9- QUANTO MAIS SE PERDE MAIS SE TEM?


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e  o, em posição átona em final de palavra).
(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.