Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
O que é, o que é: diverte, brinca e desafia?
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE ADVINHAS.
O QUE É, O QUE É? UM GÊNERO TEXTUAL QUE PROVOCA NOSSA CURIOSIDADE E NOS DESAFIA A PENSAR DE FORMA CRIATIVA? SE VOCÊ PENSOU NA ADIVINHA, ACERTOU!
O QUE VOCÊ LEMBRA SOBRE ADIVINHAS?
A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL MUITO ANTIGO QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR.
ELA APRESENTA UM ENIGMA OU PERGUNTA QUE DESAFIA O OUVINTE A DESCOBRIR UMA RESPOSTA. GERALMENTE, A RESPOSTA ESTÁ ESCONDIDA EM PISTAS DADAS POR MEIO DE METÁFORAS, RIMAS OU ASSOCIAÇÕES CRIATIVAS.
PORQUE AS ADIVINHAS SÃO IMPORTANTES:
ESTIMULA A IMAGINAÇÃO: PARA RESOLVER UMA ADIVINHA, É PRECISO PENSAR “FORA DA CAIXINHA”.
DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO: AS PISTAS EXIGEM ATENÇÃO AOS DETALHES.
PROMOVE INTERAÇÃO SOCIAL: É DIVERTIDO COMPARTILHAR E TENTAR RESOLVER ADIVINHAS COM AMIGOS E FAMÍLIA.
PRESERVA TRADIÇÕES CULTURAIS: MUITAS ADIVINHAS SÃO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE APRESENTA UM ENIGMA OU PERGUNTA QUE DESAFIA O OUVINTE A DESCOBRIR UMA RESPOSTA. RESPONDA OS DESAFIOS:
QUESTÃO 2
UMA DAS FUNÇÕES PRINCIPAIS DAS ADIVINHAS NA CULTURA POPULAR É
(A) ENSINAR CÁLCULOS MATEMÁTICOS.
(B) DIVULGAR INFORMAÇÕES HISTÓRICAS.
(C) PRESERVAR A MEMÓRIA CULTURAL E DIVERTIR.
(D) SUBSTITUIR JOGOS DE TABULEIRO EM FESTAS.
QUESTÃO 3
AS ADIVINHAS SÃO CONHECIDAS POR
(A) TER RESPOSTAS CURTAS, ÓBVIAS E IMEDIATAS.
(B) UTILIZAR PISTAS CRIATIVAS PARA DESAFIAR O OUVINTE.
(C) SEREM LIDAS APENAS POR ADULTOS.
(D) NÃO APRESENTAREM QUALQUER TIPO DE RIMA.
QUESTÃO 4
VOCÊ SABIA QUE O FOLCLORE BRASILEIRO É RICO EM ADIVINHAS? A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL MUITO ANTIGO QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR.
AGORA É COM VOCÊ, ENCONTRE NO DIAGRAMA:
1- TEM SEMPRE O MESMO PESO, NÃO IMPORTA O SEU TAMANHO?
2- QUE MAIS PESA NO MUNDO INTEIRO?
3- QUE TODO DIA VAI PRO CÉU?
4- UMA PALAVRA DE SEIS LETRAS QUE TEM MAIS DE TRINTA ASSENTOS?
5- BRANCA POR DENTRO, VERDE POR FORA. UMA CASINHA TRANCADA QUE ESTÁ SEMPRE INUNDADA?
6- QUE O PERNILONGO TEM MAIOR QUE O ELEFANTE?
7- QUE QUANDO ENTRA NA CASA FICA DO LADO DE FORA?
8- QUAL É A PARTE DO CORPO QUE COÇA MAIS?
9- QUANTO MAIS SE PERDE MAIS SE TEM?
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |