Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

O monólogo
O monólogo é uma forma de discurso em que um personagem ou indivíduo fala sozinho ou com alguém (ou algo) que não lhe responderá. Dessa forma, o personagem expressa seus pensamentos, sentimentos, reflexões ou intenções em voz alta. Essa forma de expressão é bastante comum no teatro, na literatura e até mesmo no cinema. Nela, a pessoa que fala extravasa seus pensamentos de maneira razoavelmente organizada, sem se dirigir especificamente a alguém. Nesse sentido, o monólogo é usado para aprofundar a compreensão do público sobre a mente do personagem.
Ao contrário do diálogo — em que há troca de falas entre dois ou mais personagens —, no monólogo apenas uma voz se manifesta, sem a intervenção direta de outros interlocutores. No entanto, isso não significa que o monólogo não tenha audiência: o personagem pode estar se dirigindo ao público, a si mesmo ou até a um interlocutor imaginário.
Características de um monólogo
Fala individual: apenas um personagem se expressa.
Revelação de sentimentos e pensamentos: expõe o mundo interior do personagem, muitas vezes revelando conflitos, dúvidas ou desejos profundos.
Ausência de interação direta: não há resposta imediata de outro personagem, embora o monólogo possa se dirigir a alguém de forma simbólica ou imaginária.
Linguagem subjetiva: como expressa o ponto de vista pessoal do personagem, é comum o uso de linguagem carregada de emoção, metáforas e recursos estilísticos.
Um exemplo clássico de monólogo é o famoso “Ser ou não ser, eis a questão”, da peça Hamlet, de William Shakespeare. Nela, o protagonista reflete sobre a vida e a morte. Esse tipo de discurso continua sendo utilizado até hoje como um recurso artístico e expressivo.
Leia o seguinte exemplo de um monólogo:
“Eu tentei. Juro que tentei. Dei o meu melhor. Acordava cedo, sorria para todos, dizia sim mesmo querendo dizer não. Engoli tanta coisa… tanto orgulho, tanta mágoa. E no fim? No fim, ainda sou o errado, o exagerado, o difícil. Será que alguém percebeu o quanto eu lutei pra continuar bem? O quanto eu escondi só pra não preocupar ninguém? Mas agora… agora eu cansei. Talvez seja hora de pensar em mim.”
Criado pela equipe do NEC/SME-Goiânia para fins didáticos.
No monólogo apresentado acima, o personagem está vivendo um conflito interno. A pessoa demonstra ter feito muitos esforços para agradar os outros e manter as aparências, mesmo passando por dificuldades. Observe que a fala é carregada de emoção e ressentimento, o que revela sua frustração por não ser reconhecido.
Consegue imaginar que esse texto poderia ser apresentado no teatro, com um ator interpretando essas emoções, ou até mesmo como parte de um vídeo reflexivo nas redes sociais?
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões.
A apresentação
Hoje é o dia da apresentação. Meu coração tá batendo tão rápido que parece que vai sair pela boca! Ensaiamos tanto, todo mundo sabe suas falas, e eu… bom, eu também sei a minha. Mas, é diferente quando você tá ali, na frente de todo mundo, com todos os olhos olhando só pra você… E se eu esquecer?
A professora disse que a gente tem que confiar. Que errar faz parte. Mas, e se todo mundo rir? E se eu travar? Essas coisas ficam martelando na minha cabeça. Eu tento respirar fundo, contar até dez, mas o medo ainda tá aqui, bem grudado em mim. Queria ser mais corajoso.
Quer saber? Eu ensaiei, eu me preparei. E, mesmo com medo, vou lá! Porque coragem não é não ter medo. É fazer mesmo com medo. E se eu errar… tudo bem. Pelo menos tentei. Agora é a minha vez. É hora de brilhar.
Elaborado pela equipe NEC/SME-Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
O tema principal do monólogo é
(A) a amizade entre alunos.
(B) o medo de falar em público.
(C) a raiva da professora.
(D) a vontade de faltar à aula.
QUESTÃO 2
O que o personagem faz para tentar lidar com o medo da apresentação?
QUESTÃO 3
Explique o que o personagem aprende ou conclui ao final do monólogo.
QUESTÃO 4
O texto é um monólogo porque:
(A) apresenta vários personagens conversando entre si.
(B) tem um narrador contando a história de um aluno.
(C) mostra um personagem falando sozinho sobre si.
(D) traz uma conversa entre o aluno e a professora.
QUESTÃO 5
Esse monólogo apresenta uma situação comum na vida escolar. Que conselhos você daria ao personagem para ajudá-lo a enfrentar esse momento?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Estrutura composicional e estilística de texto narrativo |
Habilidade estruturante: | (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |