Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A peça de teatro é um texto dramático escrito com o objetivo de ser encenado, dramatizado. Quem escreve peças teatrais é chamado de dramaturgo. Geralmente, essas peças seguem um esquema narrativo bem similar à estrutura dos textos narrativos, mas divididas em “atos” para separar mudanças de ação, de cenário ou personagens, por exemplo. Nesse gênero, as personagens estão em constante diálogo, enquanto o narrador apenas situa os espectadores a respeito de alguns espaços, tempos e acontecimentos.
Em alguns textos teatrais não há presença do narrador. Geralmente, o discurso adotado é direto, pois as falas das personagens são reproduzidas de forma direta, introduzida por travessão ( – ) ou dois pontos ( : ).
Outra característica do roteiro teatral é a presença das rubricas, que são pequenos comentários ou orientações por escrito. Elas têm a função de conduzir uma ação que será executada, fazer indicações cênicas, ou servir como um lembrete para uso posterior aos atores no momento da encenação.
Estrutura da peça teatral
- Presença de personagens que devem estar ligados, com lógica, uns aos outros e à ação;
- Ação dramática (trama, enredo);
- Situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais e espirituais em que se situa a ação;
- Tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor por meio da representação.
Planejando uma peça de teatro
Para escrever uma peça de teatro, é preciso ter em mente um tema e uma trama a ser desenhada em um espaço e tempo determinados. Como toda história a ser contada, é preciso ter uma situação inicial, algum conflito que altere a realidade inicial, o desenvolvimento do conflito, o clímax (maior tensão da história) e o desfecho. Também é necessário definir quantos personagens a peça terá, caracterizá-los, pensar na relação de uns com os outros e o figurino de cada um. A fim de guiar os intérpretes na atuação, deve-se inserir as rubricas de interpretação e de movimento (indicações de como as personagens devem falar e se movimentar).
Além do texto, é preciso definir o cenário em que a situação se passa e os materiais necessários para montarem essa ambientação. Estruturar as marcas das sequências de cada fala e a marcação das entradas e saídas das personagens (caso haja) também deve ser considerado. Por fim, a escolha de uma trilha sonora ou efeito sonoro que dialogue com a história precisa ser pensada.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia a fábula a seguir e reescreva-a fazendo uma adaptação para peça de teatro. Lembre-se da estrutura desse gênero.
QUESTÃO 2
Qual é a ideia central da fábula lida na questão anterior?
QUESTÃO 3
Agora, você irá elaborar um roteiro de peça de teatro. Siga o passo a passo para essa elaboração.
a) Qual será o tema central da sua peça teatral?
b) Como a trama será desenvolvida?
c) Divida essas partes da história em atos, ao menos três: um para o início e surgimento do conflito, outro para o desenvolvimento do conflito e outro para o desfecho da história.
d) Quantos personagens estarão na peça? Descreva e caracterize cada um deles.
e) Defina o espaço e o tempo em que se passam as ações.
f) Estruture o cenário da peça.
g) Agora que você já definiu os elementos básicos para sua peça de teatro, inicie a escrita dos diálogos. Lembre-se de inserir as rubricas e da divisão da história em atos. Veja o exemplo a seguir:
QUESTÃO 4
O dramaturgo é
(A) alguém que encena peças teatrais.
(B) um ator famoso de teatro.
(C) uma pessoa que escreve peças teatrais.
(D) um especialista em cenografia.
QUESTÃO 5
As rubricas de interpretação e movimento em uma peça teatral são empregadas para
(A) guiar para os ensaios.
(B) indicar a hora do intervalo.
(C) definir o horário da peça.
(D) organizar os bastidores.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explicitas ou implícitas quanto aos temas, as personagens, aos recursos literários e semióticos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF69LP53-B) Contar/recontar histórias tanto da tradição oral (contos de esperteza, contos de suspense, piadas, dentre outros), quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto, por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeitem o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados pela pontuação e por outros recursos gráfico-editoriais, (negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc) e gravar essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |