You are currently viewing Língua Portuguesa: O Enigma das Palavras: Usando o Contexto como Chave

Língua Portuguesa: O Enigma das Palavras: Usando o Contexto como Chave

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Sentido Revelado: O Que as Palavras Querem Dizer?

Você já leu um texto e parou numas palavras estranhas que pareciam ter caído ali de outro planeta? Calma! Isso acontece com todo mundo!

 A boa notícia é que existe um superpoder que ajuda

escrita. Quando a gente lê com atenção, o texto vai dando pistas – como se fosse um jogo de adivinhação – pra gente descobrir o significado das palavras novas!

Então, resumindo:

Contexto = pistas no próprio texto.

Dicionário = confirmação ou descoberta do significado exato.

Quanto mais a gente lê, mais palavras novas aparecem. E isso é maravilhoso! Porque cada palavra nova é uma chave a mais para abrir portas do conhecimento! 

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/rFR1VTUMsjA

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

QUESTÃO 01

No trecho “O menino tropeçou na saliência da calçada…”, a palavra saliência quer dizer

(A) um buraco profundo.

(B) uma parte lisa do chão.

(C) uma parte elevada que se destaca.

(D) uma calçada nova.

QUESTÃO 02

Leia a frase:

“Ele olhou para o chão, viu a parte elevada do cimento e desviou o caminho.”

Com base nessa frase, podemos entender que o menino
(A) voltou para casa correndo.
(B) aprendeu a evitar perigos.
(C) não se machucou porque andava distraído.
(D) chamou a senhora para conversar.

QUESTÃO 03

A palavra “saliência” pode ser difícil, mas o texto nos ajuda a entender seu sentido. A parte do texto que nos ajuda a descobrir o que essa palavra significa é

(A) “O menino tropeçou…”

(B) “Cuidado!” — gritou a senhora.

(C) “…viu a parte elevada do cimento…”

(D) “Logo depois, continuou a andar…”

QUESTÃO 04

Ligue a palavra ao seu significado, usando o contexto do texto acima.

QUESTÃO 05

Leia as frases abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) O menino caiu por causa da saliência.
( ) O texto mostra que ele aprendeu a ser mais cuidadoso.
( ) A senhora estava brigando com o menino.
( ) “Elevada” ajuda a entender o sentido de “saliência”.914

QUESTÃO 06

Agora é a sua vez! Explique com suas palavras: o que você entende por saliência, depois de ler o texto?


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoEstratégias de leitura:Estratégias de leitura: antecipação,seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificaçãoPesquisa do significado de palavras em dicionário
HabilidadesEF35LP05 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto.EF35LP05-B – Pesquisar no dicionário o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  Acesso em: 19/02/2025.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.