ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Sentido Revelado: O Que as Palavras Querem Dizer?
Você já leu um texto e parou numas palavras estranhas que pareciam ter caído ali de outro planeta? Calma! Isso acontece com todo mundo!
A boa notícia é que existe um superpoder que ajuda
a gente a entender palavras difíceis: o contexto!

escrita. Quando a gente lê com atenção, o texto vai dando pistas – como se fosse um jogo de adivinhação – pra gente descobrir o significado das palavras novas!



Então, resumindo:
Contexto = pistas no próprio texto.
Dicionário = confirmação ou descoberta do significado exato.
Quanto mais a gente lê, mais palavras novas aparecem. E isso é maravilhoso! Porque cada palavra nova é uma chave a mais para abrir portas do conhecimento!
Assista a videoaula sobre este assunto
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

QUESTÃO 01
No trecho “O menino tropeçou na saliência da calçada…”, a palavra saliência quer dizer
(A) um buraco profundo.
(B) uma parte lisa do chão.
(C) uma parte elevada que se destaca.
(D) uma calçada nova.
QUESTÃO 02
Leia a frase:
“Ele olhou para o chão, viu a parte elevada do cimento e desviou o caminho.”
Com base nessa frase, podemos entender que o menino
(A) voltou para casa correndo.
(B) aprendeu a evitar perigos.
(C) não se machucou porque andava distraído.
(D) chamou a senhora para conversar.
QUESTÃO 03
A palavra “saliência” pode ser difícil, mas o texto nos ajuda a entender seu sentido. A parte do texto que nos ajuda a descobrir o que essa palavra significa é
(A) “O menino tropeçou…”
(B) “Cuidado!” — gritou a senhora.
(C) “…viu a parte elevada do cimento…”
(D) “Logo depois, continuou a andar…”
QUESTÃO 04
Ligue a palavra ao seu significado, usando o contexto do texto acima.

QUESTÃO 05
Leia as frases abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O menino caiu por causa da saliência.
( ) O texto mostra que ele aprendeu a ser mais cuidadoso.
( ) A senhora estava brigando com o menino.
( ) “Elevada” ajuda a entender o sentido de “saliência”.914
QUESTÃO 06
Agora é a sua vez! Explique com suas palavras: o que você entende por saliência, depois de ler o texto?
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Estratégias de leitura:Estratégias de leitura: antecipação,seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificaçãoPesquisa do significado de palavras em dicionário |
Habilidades | EF35LP05 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto.EF35LP05-B – Pesquisar no dicionário o significado de palavras ou expressões desconhecidas. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |