Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O conto é um gênero que surgiu da tradição oral, ou seja, nasceu da contação de histórias narradas de geração para geração até alcançar o nível do registro escrito. Cada cultura possui seu acervo particular de histórias que são transmitidas ao longo do tempo. Os contos também estão propensos a revelar os costumes e os julgamentos morais e as crenças de um povo e têm como características básicas a presença de elementos sobrenaturais, de objetos mágicos.
Um dos elementos essenciais da estrutura narrativa do conto popular é o enredo. Os contos populares são caracterizados por enredos concisos e diretos, muitas vezes seguindo uma estrutura simples de início, meio e fim. Esses enredos são projetados para capturar a atenção do ouvinte ou leitor, apresentando situações desafiadoras ou mágicas que exigem a resolução de um problema ou conflito.
Os personagens desempenham um papel fundamental nos contos populares. Eles costumam seguir um padrão, um tipo, e representam diferentes facetas da condição humana. Podemos encontrar heróis corajosos, princesas indefesas, vilões astutos, animais falantes e personagens mágicos. Esses personagens têm características distintas e desempenham papéis específicos na trama, muitas vezes servindo como símbolos de virtudes ou vícios.
O tempo é um elemento interessante nesse gênero, pois as ações podem ocorrer tanto em um tempo indefinido quanto em um contexto histórico específico. Além disso, o tempo pode ser manipulado de maneira mágica, permitindo saltos temporais, ciclos repetidos ou eventos que ocorrem “uma vez no tempo”. Essa flexibilidade temporal contribui para a atmosfera de encantamento e fantasia que muitas vezes envolve os contos populares.
O espaço também desempenha um papel crucial nos contos populares. Os contos podem ocorrer em lugares reais ou imaginários, como florestas escuras, castelos encantados, cidades mágicas ou aldeias rurais. O espaço é um elemento-chave para a ambientação da história e pode influenciar diretamente o enredo e as interações dos personagens.
Quanto ao narrador, os contos podem ser narrados em primeira ou terceira pessoa, dependendo da tradição cultural ou da versão específica do conto. Em alguns casos, o narrador pode ser um personagem dentro da história, enquanto em outros casos, ele assume um papel mais distanciado e observador. Independentemente disso, o narrador geralmente possui um estilo de linguagem envolvente e cativante, adaptando-se ao público-alvo e à tradição oral em que o conto é transmitido.
Planejando um conto popular
Para planejar um conto popular, atente-se:
- Narrador: pense na melhor forma de narrar a história: em 1ª ou 3ª pessoa.
- Personagens: escolha os nomes e as características físicas e comportamentais das personagens.
- Espaço: escolha o cenário/lugar em que acontecerão os fatos, use adjetivos para caracterizá-lo. O espaço pode ser mais de um.
- Tempo: especifique em qual tempo a narrativa acontecerá, se ele é preciso ou não, sua duração.
- Enredo: especifique em qual conflito as personagens irão se envolver, qual será o ponto máximo da tensão e como ele será resolvido (ou se terá um desfecho sem resolução).
Agora é sua vez de continuar a História: transmitindo saberes de geração em geração por meio dos contos.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
QUESTÃO 1
A respeito do gênero conto, assinale a alternativa que apresenta uma informação correta:
(A) O gênero conto não participa da tradição oral. Desde sua fundação, pertence ao nível do registro escrito.
(B) Cada cultura possui seu acervo particular de narrativas que são transmitidas ao longo do tempo.
(C) Os contos são narrados desconectados de um contexto de produção.
(D) Os contos desconsideram os costumes e os julgamentos morais e as crenças de um povo.
QUESTÃO 2
Ao planejar a escrita de um conto, o autor deve organizar:
(A) narrador, personagens, espaço, tempo e enredo.
(B) número de linhas, margens da folha e tipo de caneta.
(C) inspiração, paciência, otimismo e força de vontade.
(D) tema, tese, argumentos e contra-argumentos.
QUESTÃO 3
Pense em uma história que costuma ser contada em sua família e se prepare para escrevê-la e compartilhar com a classe. Para organizar suas ideias e seu texto, preencha as informações abaixo:
A) O narrador do texto será:
B) Os personagens da história serão:
C) A história acontecerá em:
D) O tempo da história será:
E) O conflito da história será:
QUESTÃO 4
Agora que você já planejou seu conto popular, chegou a hora de escrevê-lo. Lembre-se de descrever os personagens de maneira física e psicológica, descrever os ambientes e apresentar algum elemento surpresa na história que prenda a atenção do leitor. Dê um título para sua narrativa. Ao terminar de escrever, lembre-se de revisar seu texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, crônicas visuais, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, entre outros. (EF67LP30-A) Criar narrativas ficcionais, tais como contos brasileiros, africanos de esperteza e de enigmas, contos de mistério, narrativas de enigma, crônicas críticas, entre outros, que utilizem os recursos sonoros, cenários e personagens realistas ou de fantasia. (EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. (EF67LP30-C) Utilizar tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto. (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. |