Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
O cartaz é um gênero textual muito eficiente que tem o objetivo de comunicar uma ideia, informar algum acontecimento importante ou, até mesmo, fazer um apelo aos leitores. Atualmente, o cartaz circula tanto em mídia impressa como em mídia digital.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo. A linguagem publicitária é amplamente utilizada na produção de um cartaz, pois, assim como em peças publicitárias, os cartazes podem persuadir alguém a fazer alguma coisa ou consumir um produto. É por isso que a escolha das palavras deve ser feita de maneira estratégica com a intenção de provocar alguma reação em quem lê.
A mensagem transmitida em um cartaz é direta, objetiva, breve e sugestiva, de modo que a leitura seja rápida e de fácil compreensão. Para alcançar seu propósito comunicativo, é comum o emprego de verbos no modo imperativo e o uso de imagens aliadas aos textos.
O verbo faz parte da classe gramatical que indica ação (abraçar, sorrir), estado (ser, estar) ou fenômeno da natureza (chover, trovejar). O verbo pode ser flexionado, conjugado em três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada modo verbal tem suas formas, que dependem também da pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e número (singular/plural) para flexionarem.
O verbo no modo imperativo costuma ser empregado em textos que instruem alguém, aconselham, dão ordens ou fazem pedidos. Veja os exemplos:
Coloque o livro sobre a mesa.
Felipe, ouça sua mãe.
Me dê um abraço.
Compre logo seu ingresso!
Não perca esta oportunidade!
Leia o cartaz a seguir.
O cartaz acima diz respeito a uma campanha de vacinação, que tem por objetivo informar quais grupos de pessoas estão aptas a se imunizar na referida campanha. Além de informar, o texto do cartaz faz um apelo às pessoas por meio do verbo “procurar” flexionado no modo imperativo: procure (um posto de vacinação).
A produção de um cartaz
Para produzir um cartaz, é preciso planejá-lo. Uma forma interessante para elaborar esse planejamento é seguir um roteiro, respondendo a algumas questões.
– Qual é o tema do meu cartaz?
– A mensagem do cartaz terá o objetivo de instruir, informar, convencer, conscientizar ou sensibilizar os leitores?
– Qual é o meu público leitor?
– Em qual local eu irei expor meu cartaz?
– Em qual mídia produzirei o meu texto (impressa ou on-line)?
– Usarei a linguagem verbal?
– Usarei imagens?
– Como será a organização/distribuição dos elementos verbais e não verbais no cartaz?
– Haverá outros símbolos no cartaz? Quais? Em que parte?
Agora que você já sabe como produzir um cartaz, que tal colocar em prática seus conhecimentos?
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Pesquise na internet:
A) Por que no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher?
B) Pesquise sobre a luta das mulheres para garantir e assegurar seus direitos na sociedade.
QUESTÃO 2
Faça o planejamento de um cartaz com o tema Dia Internacional da Mulher seguindo as orientações do nosso material:
Tema:
Objetivo:
Público leitor:
Local de exposição:
Mídia impressa ou on-line:
Linguagem utilizada:
Organização de todos elementos no cartaz:
QUESTÃO 3
Agora que você planejou e produziu seu cartaz, reflita:
A) Os verbos utilizados em seu cartaz estão apresentados em quais formas verbais?
B) Qual estratégia você utilizou ao selecionar os verbos nessas formas verbais?
QUESTÃO 4
Leia o cartaz abaixo e responda ao que se pede.
O cartaz, por meio de sua mensagem, demonstra um caráter
(A) informativo
(B) apelativo
(C) explicativo
(D) apreciativo
QUESTÃO 5
Leia o cartaz a seguir:
O cartaz acima tem o objetivo de:
(A) convencer o leitor a praticar determinadas ações escolares.
(B) informar o leitor sobre regras da uma sala de aula.
(C) ilustrar ações que devem acontecer na rotina escolar.
(D) informar sobre a necessidade de manter a sala de aula limpa.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários. (EF69LP04-B) Relacionar as estratégias de persuasão e apelo ao consumo, em textos publicitários, com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes, formação de consumidores críticos, reflexão sobre o consumismo, entre outros. (EF69LP17-B) Perceber e analisar os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo e modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos e as formas de imperativo em gêneros publicitários). (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ ou de relevância social. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. PORTUGUÊS. https://www.portugues.com.br/gramatica/o-modo-subjuntivo.html Acesso em 14, fev. 2022 TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/o-cartaz-como-genero-textual/ Acesso em 14, fev. 2022 |