Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Um artigo de opinião é um texto argumentativo em que o autor expressa seu ponto de vista sobre determinado assunto. Ele não apenas compartilha sua opinião, mas também utiliza argumentos lógicos e bem embasados para convencer o leitor sobre sua perspectiva.
O principal objetivo desse gênero é influenciar e persuadir o leitor a refletir ou concordar com o ponto de vista do autor sobre o tema. Ele promove um espaço para a discussão de questões relevantes, seja em temas sociais, políticos, ambientais ou culturais. Nesse sentido, o artigo de opinião permite que as pessoas expressem suas visões e influenciem o pensamento crítico do público sobre temas atuais. Esse tipo de texto possibilita o debate e a diversidade de ideias, o que é essencial para a construção de uma sociedade mais informada e consciente.
Estrutura do Artigo de Opinião
Um artigo de opinião geralmente segue uma estrutura básica, que é composta por:
Introdução: Apresentação do tema e da opinião do autor.
Desenvolvimento: Argumentação sobre o tema, com exemplos, dados e explicações que sustentam a opinião.
Conclusão: Reforço da ideia principal e, muitas vezes, uma sugestão ou reflexão final.
Como Produzir um Artigo de Opinião: Passo a Passo
- Escolha o Tema e a Tese: Defina um tema de interesse e, em seguida, formule a sua opinião sobre ele. A tese é a ideia principal que você quer defender.
Exemplo: Se o tema é “Redes sociais e sua influência”, a tese poderia ser “As redes sociais impactam a autoestima dos jovens de forma negativa.” - Pesquise e Reúna Argumentos: Busque informações que sustentem sua opinião, como dados estatísticos, estudos ou exemplos. Esses elementos são importantes para fortalecer seus argumentos.
- Estruture o Texto:
Introdução: Comece introduzindo o tema e a sua opinião. Tente captar a atenção do leitor. Exemplo: “As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e têm gerado grandes impactos na forma como eles se veem e se comparam com os outros.”
Desenvolvimento: Use de dois a três argumentos principais. Em cada parágrafo, apresente uma ideia e explique como ela apoia sua opinião. Exemplo: “Estudos mostram que a exposição constante a imagens idealizadas no Instagram e outras plataformas leva muitos jovens a se compararem com esses padrões irreais, o que afeta sua autoestima.”
Conclusão: Reforce a tese e traga uma reflexão ou sugestão. Finalize de maneira impactante. Exemplo: “É fundamental que jovens e suas famílias aprendam a lidar com as redes sociais de maneira consciente, valorizando a autenticidade e não se deixando levar por padrões irreais.”
- Revise o Texto: Verifique se a estrutura está clara e se há coerência entre os argumentos. Revise a gramática e o vocabulário.
- Torne o Texto Atraente: Use linguagem direta e frases que estimulem a reflexão do leitor. Cuidado com excessos: seja objetivo e evite fugir do tema.
Produzir um artigo de opinião exige prática e atenção aos detalhes, mas seguindo esses passos, você estará preparado para defender suas ideias de forma clara e persuasiva.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
O principal objetivo de um artigo de opinião é
(A) narrar uma experiência pessoal do autor do texto.
(B) informar sobre acontecimentos atuais no país.
(C) descrever um tema/assunto de forma imparcial.
(D) defender o ponto de vista do autor sobre um tema.
QUESTÃO 2
Sobre a linguagem utilizada em um artigo de opinião, é correto afirmar que deve ser
(A) exclusivamente técnica e científica.
(B) impessoal e sem expressão de opiniões.
(C) direta e objetiva, com a presença de argumentos claros.
(D) poética, com foco em rimas e figuras de linguagem.
QUESTÃO 3
Leia o seguinte texto opinativo:
“O impacto da tecnologia na educação”
Com a popularização dos dispositivos digitais, o ambiente escolar passou por uma transformação significativa. A tecnologia trouxe novos métodos e recursos que tornaram a educação mais acessível e interativa.
No entanto, embora a tecnologia tenha contribuído para o aprendizado, ela também apresenta desafios, como a distração dos alunos. Pesquisas indicam que o uso excessivo de telas pode prejudicar a concentração e o desempenho escolar.
É necessário buscar um equilíbrio no uso de tecnologia nas escolas, garantindo que os alunos se beneficiem das inovações sem que isso afete sua atenção e aprendizado.
Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.
Quais são os desafios mencionados no texto em relação ao uso da tecnologia na educação? Comente sobre como esses desafios podem impactar o desempenho dos estudantes e sugira possíveis soluções para amenizá-los.
QUESTÃO 4
Elabore um artigo de opinião em que você expresse sua visão sobre o impacto das redes sociais na vida dos jovens. Pense nos benefícios e nos riscos que essa exposição constante pode trazer, como problemas de autoestima, comparações, amizade, acesso à informação e entretenimento.
Perguntas orientadoras:
As redes sociais ajudam ou atrapalham a vida dos jovens?
Como o uso excessivo dessas plataformas afeta a saúde mental e social dos jovens?
O que você sugeriria para que os jovens possam usar as redes sociais de forma saudável?
Dica: Utilize argumentos e exemplos que tornem seu ponto de vista mais claro. Caso tenha alguma experiência ou testemunho pessoal, você pode utilizá-los como recurso.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2024. |