Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de um gênero textual do grupo dos textos jornalísticos: a notícia.
A notícia tem a função social de RELATAR e DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Faça a leitura da notícia seguinte:
1) Preencha o quadro abaixo com as informações solicitadas:
QUESTÃO 2
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:Título principal e título auxiliar; Lide e Corpo da notícia. Veja um passo a passo para elaborar uma notícia:
Agora é com você! Escreva uma notícia sobre sua cidade seguindo o passo a passo sugerido.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. (EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia, e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |