Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Notícias, vamos ler?
Veja a notícia:
O que você sabe sobre notícias?
A notícia é um texto que tem o objetivo de informar o público sobre fatos atuais e relevantes. Ela pode ser encontrada em jornais, revistas, sites, rádios e até na televisão.
Características principais:
* Atualidade: Fala de algo que aconteceu recentemente ou está acontecendo.
* Clareza: Explica o fato de forma simples e direta.
* Objetividade: Conta os fatos como eles são, sem opiniões do autor.
* Estrutura: Possui título, subtítulo, lide (introdução) e corpo do texto.
A importância da notícia:
A notícia tem um papel fundamental na nossa sociedade. Ela é uma das principais formas de nos mantermos informados sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A notícia é um texto que tem o objetivo de informar o público sobre fatos atuais e relevantes. Faça a leitura da notícia seguinte:
A) Preencha o quadro abaixo com as informações solicitadas:
QUESTÃO 2
O principal objetivo de uma notícia é
(A) convencer o leitor a concordar com a opinião do autor.
(B) divertir o público com histórias animadas e fictícias.
(C) informar o público sobre fatos atuais e relevantes.
(D) ensinar o público a escrever textos argumentativos.
QUESTÃO 3
Podemos encontrar notícias
(A) apenas em jornais impressos.
(B) em revistas científicas e redes sociais.
(C) em jornais, revistas, sites, rádios e na televisão.
(D) exclusivamente em sites da internet.
QUESTÃO 4
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:Título principal e título auxiliar; Lide e Corpo da notícia. Sabendo disso, escreva uma notícia sobre sua cidade:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. (EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia, e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |