Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 11/07/2024.
NOTÍCIA
A notícia é um gênero textual jornalístico cujo objetivo é informar o público sobre eventos recentes, acontecimentos relevantes, novidades e fatos de interesse geral. Ela apresenta informações de forma clara, objetiva e deve ser imparcial. A notícia é produzida em linguagem formal e busca transmitir os acontecimentos de maneira precisa e compreensível para os leitores.
Ela pode ser veiculada por diversos meios de comunicação, tais como jornais impressos, revistas, sites de notícias online, programas de televisão, rádio, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Essa diversidade de meios permite que as informações cheguem a diferentes públicos de forma rápida e abrangente.
As características desse gênero textual são:
- Atualidade: a notícia aborda eventos recentes e relevantes, trazendo informações sobre acontecimentos que estão ocorrendo no momento.
- Possui título: ele sintetiza o conteúdo principal da matéria em poucas palavras, chamando a atenção do leitor e indicando o assunto abordado. Ele deve ser claro, objetivo e atrativo.
- Objetividade: a notícia é escrita de forma clara e objetiva, buscando transmitir os fatos de maneira concisa e direta.
- Fontes confiáveis: para garantir a credibilidade da notícia, é comum citar fontes confiáveis, como autoridades, especialistas, testemunhas ou documentos oficiais.
- Estrutura padronizada: a notícia segue uma estrutura padrão que inclui título, lead (ou lide), corpo da notícia com detalhes relevantes, contexto, citações de fontes e conclusão.
- Imparcialidade: o texto da notícia deve evitar opiniões pessoais e apresentar os fatos de forma neutra, permitindo que o leitor forme sua própria opinião.
- Linguagem formal: a linguagem utilizada na notícia é formal, evitando gírias, expressões coloquiais e linguagem emotiva.
Vamos conhecer a estrutura de uma notícia?
- Título: o título deve ser claro e atrativo, resumir o conteúdo principal da notícia.
Imagem disponível em: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2024/07/08/furacao-beryl-chega-aos-estados-unidos-provocando-fechamento-de-portos-e-cancelamento-de-voos.ghtml > Acesso em 08/07/2024.
- Lead (ou Lide): o primeiro parágrafo da notícia deve conter as informações essenciais: quem, o quê, onde, quando, o porquê e como do acontecimento.
Imagem disponível em: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2024/07/08/furacao-beryl-chega-aos-estados-unidos-provocando-fechamento-de-portos-e-cancelamento-de-voos.ghtml > Acesso em 08/07/2024.
- Corpo da notícia: é onde se desenvolve o tema da notícia no corpo do texto, apresentando detalhes importantes, contexto, citações de fontes e outros aspectos relevantes.
Imagem disponível em: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2024/07/08/furacao-beryl-chega-aos-estados-unidos-provocando-fechamento-de-portos-e-cancelamento-de-voos.ghtml > Acesso em 08/07/2024.
- Conclusão: é a finalização da notícia com uma conclusão que recapitule as informações principais e, se necessário, ofereça perspectivas futuras sobre o assunto.
Imagem disponível em: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2024/07/08/furacao-beryl-chega-aos-estados-unidos-provocando-fechamento-de-portos-e-cancelamento-de-voos.ghtml > Acesso em 08/07/2024.
Questão 1
Por que é importante que uma notícia seja escrita de maneira objetiva e imparcial?
Questão 2
Como o título de uma notícia influencia a decisão do leitor de continuar lendo o texto?
Questão 3
A citação de fontes confiáveis em uma notícia
(A) aumenta a credibilidade das informações apresentadas.
(B) faz a notícia parecer menos interessante.
(C) reduz a necessidade de verificar os fatos.
(D) é opcional e depende do estilo do jornalista.
Questão 4
Leia a notícia a seguir e depois responda às questões:
- O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IMARN) informou que os índices de poluição em São Paulo
(A) ultrapassaram os limites seguros pela OMS.
(B) estão dentro dos padrões aceitáveis pela OMS.
(C) são os mais baixos registrados nos últimos anos.
(D) não apresentam riscos significativos para a saúde.
- Os especialistas alertam que a exposição prolongada a altos níveis de poluição
(A) pode causar problemas respiratórios graves.
(B) não afeta significativamente a saúde.
(C) é benéfica para a saúde pulmonar.
(D) melhora a qualidade do ar no longo prazo.
- A prefeitura recomenda que os cidadãos tomem medidas preventivas, como
(A) evitar exercícios ao ar livre durante os picos de poluição.
(B) aumentar a atividade física em áreas abertas.
(C) usar veículos particulares sempre que possível.
(D) não seguir as recomendações de saúde pública.
Questão 5
Pense em uma notícia do seu bairro, da sua cidade, ou da sua escola e escreva-a como se fosse para publicar em um jornal.
Lembrem-se de seguir a estrutura da notícia que estudamos em sala de aula:
- Título atrativo e claro;
- Lead (primeiro parágrafo) contendo quem, o quê, onde, quando, o porquê e como do acontecimento;
- Corpo da notícia com detalhes e informações importantes;
- Conclusão que recapitule as informações principais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGC31ox_Q8/Dv97bTvuA9QWiIox4Y4ydg/edit?utm_content=DAGC31ox_Q8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 11/07/2024.
Hora da brincadeira!
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGKXRiLpxs/5P7NaeebizkO3SXbkiDTyQ/edit?utm_content=DAGKXRiLpxs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 11/07/2024.
Saiba mais!
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGKXRiLpxs/5P7NaeebizkO3SXbkiDTyQ/edit?utm_content=DAGKXRiLpxs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 11/07/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto. (GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade. (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. (EF05LP24-B) Planejar e produzir textos sobre tema de interesse para o Brasil e região (meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros), organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 08/07/2024. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: FTD, 2021. |