Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com
Enredo, Conflito e Elementos da Narrativa
Toda história tem uma estrutura que ajuda o leitor a compreender o que está acontecendo. Essa estrutura é chamada de narrativa. Ela é formada por vários elementos que se conectam e dão vida ao texto.
Enredo
É o conjunto dos acontecimentos da história, aquilo que acontece do começo ao fim.


Tempo
Indica quando a história se passa (no passado, no presente, no futuro ou sem tempo definido).
Espaço
Mostra onde a história acontece (casa, escola, floresta, cidade etc.).


Personagens
São os seres da história — podem ser pessoas, animais ou até objetos que ganham vida.

Narrador
É quem conta a história (pode ser personagem ou apenas observador).


Mas dentro de todo enredo existe algo que chama nossa atenção: o conflito.
O conflito é o problema, desafio ou dificuldade que os personagens enfrentam. Ele é o que movimenta a narrativa e prende o leitor até o desfecho.
Exemplo:
- Se numa história a personagem perde sua mochila, o conflito é justamente a busca por ela.
- É a partir do conflito que surge a emoção, a curiosidade e a vontade de continuar lendo.
Além disso, os autores usam discurso direto e indireto para apresentar as falas dos personagens:
Discurso direto: as falas aparecem como se fossem ditas naquele momento (geralmente com travessão ou aspas).
Discurso indireto: as falas são recontadas pelo narrador.

Compreender o enredo e os elementos da narrativa ajuda a identificar o conflito da história. É ele que torna a leitura interessante e faz o leitor se envolver com os personagens e suas escolhas.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
Disponível em: https://youtu.be/9onEG_f4mDE
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Leia a história em quadrinhos abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
O segredo da caixinha

Era uma vez uma menina chamada Ana que encontrou uma pequena caixinha no jardim. Curiosa, ela quis abri-la, mas havia um bilhete preso na tampa: “Só abra se tiver coragem!”
Ana ficou em dúvida. Se abrisse, poderia descobrir algo incrível… ou assustador. Depois de pensar bastante, respirou fundo e abriu a caixinha. Para sua surpresa, lá dentro havia apenas um espelho.

No reflexo, Ana entendeu: a coragem que precisava não estava na caixinha, mas dentro dela mesma.
QUESTÃO 01
O conflito principal da narrativa é que
(A) Ana queria brincar de pique esconde no jardim.
(B) Ana encontrou um espelho mágico e falante.
(C) Ana não sabia se deveria abrir ou não a caixinha.
(D) Ana estava procurando um bilhete perdido.
QUESTÃO 02
Na história, a caixinha simboliza
(A) o medo escondido dentro de Ana.
(B) a coragem escondida dentro dela.
(C) a amizade duradoura e verdadeira.
(D um mistério sem nenhuma resposta.
QUESTÃO 03
O desfecho da história mostra que Ana
(A) descobriu um tesouro de ouro perdido.
(B) decidiu não abrir a caixinha misteriosa.
(C) perdeu a caixinha no jardim encantado.
(D) encontrou coragem dentro de si mesma.
QUESTÃO 04
Complete as lacunas:
Na história, Ana encontrou uma __________. Dentro dela havia um __________.
QUESTÃO 05
Marque Verdadeiro ou Falso nas afirmações a seguir:
( ) O bilhete dizia para Ana nunca abrir a caixinha.
( ) Ana abriu a caixinha sem pensar muito.
( ) O espelho mostrou a Ana que a coragem estava dentro dela.
QUESTÃO 06
Imagine que, em vez de um espelho, Ana tivesse encontrado uma chave. O que poderia acontecer depois? Escreva uma frase curta inventando um novo desfecho para a história.

Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos do campo artístico-literário |
Habilidades | (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |