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Língua Portuguesa: Narrativa em Ação

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com

Enredo, Conflito e Elementos da Narrativa

Toda história tem uma estrutura que ajuda o leitor a compreender o que está acontecendo. Essa estrutura é chamada de narrativa. Ela é formada por vários elementos que se conectam e dão vida ao texto.

Enredo

É o conjunto dos acontecimentos da história, aquilo que acontece do começo ao fim.

Tempo

Indica quando a história se passa (no passado, no presente, no futuro ou sem tempo definido).

Espaço

Mostra onde a história acontece (casa, escola, floresta, cidade etc.).  

   Personagens  

   São os seres da história — podem ser       pessoas, animais ou até objetos que ganham vida.

Narrador

É quem conta a história (pode ser personagem ou apenas observador).

Mas dentro de todo enredo existe algo que chama nossa atenção: o conflito.
O conflito é o problema, desafio ou dificuldade que os personagens enfrentam. Ele é o que movimenta a narrativa e prende o leitor até o desfecho.

Exemplo:

  • Se numa história a personagem perde sua mochila, o conflito é justamente a busca por ela.
  • É a partir do conflito que surge a emoção, a curiosidade e a vontade de continuar lendo.

Além disso, os autores usam discurso direto e indireto para apresentar as falas dos personagens:

Discurso direto: as falas aparecem como se fossem ditas naquele momento (geralmente com travessão ou aspas).

Discurso indireto: as falas são recontadas pelo narrador.

Compreender o enredo e os elementos da narrativa ajuda a identificar o conflito da história. É ele que torna a leitura interessante e faz o leitor se envolver com os personagens e suas escolhas.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/9onEG_f4mDE


RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Leia a história em quadrinhos abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

O segredo da caixinha

Era uma vez uma menina chamada Ana que encontrou uma pequena caixinha no jardim. Curiosa, ela quis abri-la, mas havia um bilhete preso na tampa: “Só abra se tiver coragem!”
Ana ficou em dúvida. Se abrisse, poderia descobrir algo incrível… ou assustador. Depois de pensar bastante, respirou fundo e abriu a caixinha. Para sua surpresa, lá dentro havia apenas um espelho.

No reflexo, Ana entendeu: a coragem que precisava não estava na caixinha, mas dentro dela mesma.

QUESTÃO 01

O conflito principal da narrativa é que

(A) Ana queria brincar de pique esconde no jardim.

(B) Ana encontrou um espelho mágico e falante.

(C) Ana não sabia se deveria abrir ou não a caixinha.

 (D) Ana estava procurando um bilhete perdido.

QUESTÃO 02

Na história, a caixinha simboliza

(A)  o medo escondido dentro de Ana.

(B) a coragem escondida dentro dela. 

(C) a amizade duradoura e verdadeira.

(D um mistério sem nenhuma resposta.

QUESTÃO 03

O desfecho da história mostra que Ana

(A) descobriu um tesouro de ouro perdido.

(B) decidiu não abrir a caixinha misteriosa.

(C) perdeu a caixinha no jardim encantado.

(D) encontrou coragem dentro de si mesma.

QUESTÃO 04

Complete as lacunas:

Na história, Ana encontrou uma __________. Dentro dela havia um __________.

QUESTÃO 05

Marque Verdadeiro ou Falso nas afirmações a seguir:
( ) O bilhete dizia para Ana nunca abrir a caixinha.
( ) Ana abriu a caixinha sem pensar muito.
( ) O espelho mostrou a Ana que a coragem estava dentro dela.

QUESTÃO 06

Imagine que, em vez de um espelho, Ana tivesse encontrado uma chave. O que poderia acontecer depois? Escreva uma frase curta inventando um novo desfecho para a história.


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD7 –  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.                                                                
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoApreciação estética/estilo:
Apreciação de textos do campo artístico-literário
Habilidades(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.