You are currently viewing Língua Portuguesa – Narrativa de aventura

Língua Portuguesa – Narrativa de aventura

Imagem criada por IA: ChatGPT

Geralmente, as narrativas de aventura se passam em diferentes lugares, até mesmo desconhecidos e exóticos, e os eventos ocorrem de forma acelerada, o que pode manter o leitor ainda mais atento. É comum encontrarmos nas narrativas de aventura temas como a busca por tesouros, locais misteriosos, conhecimentos secretos e a necessidade pessoal do(a) protagonista de viver aventura. O/A protagonista costuma ser corajoso e resiliente e enfrenta obstáculos que podem ser físicos, psicológicos ou morais, sempre com muita determinação. 

Como há muitos acontecimentos e desdobramentos neste gênero, geralmente há vários personagens desempenhando papéis de grandezas diferentes. Eles podem ser classificados como principais e secundários.

Personagens principais

Protagonista: personagem principal da narrativa, que conduz a história e enfrenta desafios. Geralmente, é destemido, curioso e determinado, tem seus valores e objetivos bem visíveis. É caracterizado como herói/heroína da história.

Antagonista: representa a força contrária ao protagonista, que ameaça a concretização de seu objetivo. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma criatura, ou até mesmo um elemento natural (como um furacão ou um deserto inóspito). É caracterizado como vilão/vilã.

Personagens secundários

Coadjuvante: tem participação menor na história. Presta auxílio ao protagonista ou ao antagonista na busca de seu objetivo.

Figurante: tem participação breve na história, e sua presença não costuma alterar o curso da narrativa.

Os personagens interagem com o ambiente e umas com os outros através de ações e decisões que vão alterando o desenrolar da história. Eles podem demonstrar coragem, medo, estratégia, traição, generosidade, entre outras características. 

A narrativa de aventura muitas vezes conta com mudanças temporais, avançando rapidamente entre diferentes momentos ou alternando entre passado e presente. Além disso, à medida que a história progride, o protagonista descobre novos desafios, aliados, inimigos ou mistérios que enriquecem a trama. O enfrentamento desses perigos e as novas descobertas vão gradativamente transformando os personagens. Além disso, a narrativa acaba por abordar, de algum modo, visões da sociedade da época em que os fatos ocorrem. 

Canal Estúdio Conexão Escola – Língua Portuguesa – Figuras de palavras: catacrese e metonímia – 7º ano – Disponível em: <https://youtu.be/rDFmyoSWN9k> Acesso em: 26, mar. 2025

SWIFT, Jonathan. As viagens de Gulliver. Trad. Cruz Teixeira. eBbooksBrasil, 2004. Domínio público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000001.pdf> Acesso em: 06, fev. 2025

Imagem criada por IA: ChatGPT

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimentoNarrativa de aventura
Habilidade estruturante:(EF67LP28-B) Ler e compreender lendas goianas e indígenas, narrativas de aventura, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, levando em conta suportes e características.
(EF67LP30-A) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de mistério, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, entre outros, que utilizem os recursos sonoros, cenários e personagens realistas ou de fantasia.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024
COSTA, C. L.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português, 6º ano: anos finais: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2015.