You are currently viewing Língua Portuguesa – Mensagens e os textos de comunicação

Língua Portuguesa – Mensagens e os textos de comunicação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental


Disponível em: <br.freepik.com/vetores-gratis/uma-familia-feliz-com-seus-avos_4294812.htm#query=FAMILIA%20DESENHO&position=12&from_view=search> Acesso em: 16, março 22.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 2º ano – 2º Bim. – Videoaula 1 – Mensagens e os textos de com.

MENSAGENS E OS TEXTOS DE COMUNICAÇÃO

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ SABE SOBRE MENSAGENS E TEXTOS DE COMUNICAÇÃO?

VEJA OS TEXTOS SEGUINTES:

O QUE ESTES TEXTOS TÊM EM COMUM? SÃO USADOS COM A MESMA FINALIDADE? TEM A MESMA ESTRUTURA?

EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA QUE PRECISAMOS NOS COMUNICAR, PODEMOS UTILIZAR TEXTOS COMUNICATIVOS. CONHEÇA ALGUNS TEXTOS COMUNICATIVOS:

BILHETE: É UM TIPO DE MENSAGEM INFORMAL BASTANTE UTILIZADO NO COTIDIANO. CONSISTE EM MENSAGENS SIMPLES, ESCRITAS EM PEQUENOS PEDAÇOS DE PAPEL E ENVIADAS PARA PESSOAS PRÓXIMAS.

CARTA: TRATA-SE DE UM TEXTO MAIS ELABORADO, CONTENDO INFORMAÇÕES MAIS EXTENSAS. PODE SER ENVIADA PARA COMPARTILHAR NOVIDADES, EXPRESSAR AGRADECIMENTOS, RELATAR FATOS IMPORTANTES, ENTRE OUTROS MOTIVOS.

E-MAIL: É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO AMPLAMENTE UTILIZADA NOS DIAS DE HOJE E POSSUI CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AOS BILHETES E CARTAS, DEPENDENDO DA INTENÇÃO DE QUEM O ENVIA.

AVISO: É UM TEXTO QUE TRAZ INFORMAÇÕES GERAIS, DE FORMA BREVE E OBJETIVA. GERALMENTE, É DIRECIONADO A UM GRUPO DE PESSOAS, COMO ESTUDANTES, CLIENTES, FAMÍLIAS, USUÁRIOS, ETC.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O BILHETE É UM TIPO DE TEXTO INFORMAL USADO ENTRE PESSOAS PRÓXIMAS. JÁ A CARTA É UM TEXTO COM UM CONTEÚDO MAIS ELABORADO. O E-MAIL TEM UM ENDEREÇO ELETRÔNICO PODE SER FORMAL OU INFORMAL, PERMITE ANEXOS.  O AVISO É UM TEXTO COM UMA INFORMAÇÃO MAIS GERAL, GERALMENTE, DESTINA-SE A UM GRUPO DE PESSOAS. SABENDO DISSO, IDENTIFIQUE O TEXTO AOS SEUS RESPECTIVOS DONOS:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-familia-feliz-com-seus-avos_4294812.htm#query=FAMILIA%20DESENHO&position=12&from_view=search>Acesso em: 16, março 22.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis>Acesso em: 16, março 22.

QUESTÃO 2

EM QUAL SITUAÇÃO UM AVISO SERIA MAIS ADEQUADO DO QUE UM E-MAIL?

(A) PARA COMPARTILHAR NOVIDADES COM UM GRUPO DE PESSOAS.

(B) PARA REALIZAR AGRADECIMENTOS DE FORMA BREVE E OBJETIVA.

(C) PARA RELATAR FATOS IMPORTANTES DE FORMA MAIS ELABORADA.

(D) PARA ENVIAR UMA MENSAGEM INFORMAL E SIMPLES PARA UMA PESSOA PRÓXIMA.

(E) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS.

QUESTÃO 3

QUAL TEXTO COMUNICATIVO É MAIS INDICADO QUANDO SE DESEJA TRANSMITIR INFORMAÇÕES GERAIS DE FORMA BREVE E OBJETIVA PARA UM GRUPO DE PESSOAS?

(A) BILHETE

(B) CARTA

(C) E-MAIL

(D) AVISO

(E) PODE ESCOLHER QUALQUER GÊNERO TEXTUAL

QUESTÃO 4

PARA ESCREVER UM TEXTO DE COMUNICAÇÃO (BILHETE, CARTA, E-MAIL OU AVISO), É NECESSÁRIO ESCOLHER O TEXTO DE ACORDO COM A FINALIDADE DA ESCRITA; SEGUIR A ESTRUTURA DO TEXTO SELECIONADO; ESCREVER A MENSAGEM E REVISAR. CHEGOU A HORA DE VOCÊ PRODUZIR SEU TEXTO. ESCOLHA UM TIPO DE TEXTO, O ASSUNTO, A PESSOA QUE RECEBERÁ  E CRIE UMA MENSAGEM. SEJA CRIATIVO!

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-com-lapis-grande-na-cor-e-contorno-e-silhueta_9203919.htm#query=CRIAN%C3%87A%20COM%20L%C3%81PIS%20DESENHO&position=8&from_view=search>Acesso em: 16, março 22.

Autoria: Gabrielle Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF02LP16) Identificar e (re)produzir, em recados, cartas, receitas (modo de fazer), relatos (digitais e impressos), entre outros, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF02LP24-A) Planejar o texto a ser produzido, considerando o tipo de mídia que será utilizado para circulação.
(EF02LP24-B) Produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, entre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.