You are currently viewing Língua Portuguesa – Marcas linguísticas que evidenciam locutor e interlocutor

Língua Portuguesa – Marcas linguísticas que evidenciam locutor e interlocutor

Imagem criada por IA: ChatGPT

Canal Portal Conexão Escola – 9º Ano – D13 – Língua Portuguesa – Maratona do Conhecimento – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B80d2IvJGkM&list=PLxRkqxlT0AC3EP3QVYirwA__g8EFJQhV6&index=13> Acesso em: 18, set. 2025.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoProcedimentos de leitura
Habilidade estruturante:(EF69LP50-B) Indicar as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
Descritor:D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025
CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013.