Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
AS PARLENDAS SÃO TEXTOS CURTOS, ALGUNS RIMADOS, COM UMA ESTRUTURA REPETITIVA QUE MARCA UM RITMO, PRODUZINDO CERTA MUSICALIDADE. POR ISSO, BRINCAMOS COM AS PALAVRAS E OS VERSINHOS DAS PARLENDAS EM DIVERSAS BRINCADEIRAS.
ASSISTA A VIDEOAULA SEGUINTE:
LIVRO DE PARLENDAS
VOCÊ SABE O QUE É UMA PARLENDA?
A PARLENDA É UM GÊNERO TEXTUAL CURTO QUE É RECITADO DE FORMA RITMADA E BEM ANIMADA.
É UM TEXTO MUITO POPULAR ENTRE AS CRIANÇAS, QUE SE DIVERTEM COM AS PALAVRAS E SEUS VERSOS. TAMBÉM AJUDAM A DESENVOLVER A MEMÓRIA E A COORDENAÇÃO MOTORA, POIS MUITAS DELAS ENVOLVEM GESTOS E MOVIMENTOS.
EXISTEM PARLENDAS PARA: BRINCAR DE RODA, PULAR CORDA, BRINCAR COM BOLA, BRINCAR COM AS MÃOS E OUTRAS POSSIBILIDADES.
A PARLENDA É UMA TRADIÇÃO ORAL QUE TEM ORIGEM NAS CULTURAS POPULARES E É PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
APRESENTAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
1- TEXTO CURTO;
2- TEXTO COM RIMAS;
3- POSSUI VERSOS E ESTROFE;
4- PODE APRESENTAR UMA HISTÓRIA.
AGORA É A HORA DE VOCÊS SE DIVERTIREM COM AS PARLENDAS! BRINQUE DE RECITAR PARLENDAS E FAÇA OS MOVIMENTOS CORRESPONDENTES. DIVIRTAM-SE!
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VOCÊ CONHECE A PARLENDA “CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?”. ELA FAZ PARTE DA LITERATURA POPULAR ORAL E DO FOLCLORE BRASILEIRO. LOGO ABAIXO SEGUE A PARLENDA, MAS ESTÁ UM POUCO CONFUSA. ORGANIZE A PARLENDA NA SEQUÊNCIA CORRETA:
QUESTÃO 2
CHEGOU A HORA DE DESCOBRIR O MISTÉRIO DA PARLENDA. VOCÊ RECEBERÁ DICAS E DEVERÁ DECIFRAR QUAL É A PARLENDA MISTERIOSA. FIQUE ATENTO E DESVENDE ESTE MISTÉRIO:
DURANTE O RECREIO AS CRIANÇAS COMEÇARAM A PULAR CORDA, A CANTAR E A FALAR AS LETRAS DO ALFABETO.
QUAL PARLENDA MISTERIOSA FOI USADA?
(A) “HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO…”
(B) “CORRE CUTIA, DE NOITE E DE DIA…”
(C) “ORDEM, EM SEU LUGAR, SEM RIR SEM FALAR…”
(D) “SUCO, GELADO, CABELO ARREPIADO, QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?…”
(E) “O MACACO FOI À FEIRA E NÃO TEVE O QUE COMPRAR…”
QUESTÃO 3
DEPOIS, SENTARAM EM CÍRCULO E COM OS OLHOS FECHADOS CANTANDO UMA MÚSICA, UMA CRIANÇA TEVE QUE ESCONDER UM OBJETO ATRÁS DE OUTRA CRIANÇA.
QUAL PARLENDA MISTERIOSA FOI USADA?
(A) “HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO…”
(B) “CORRE CUTIA, DE NOITE E DE DIA…”
(C) “ORDEM, EM SEU LUGAR, SEM RIR SEM FALAR…”
(D) “SUCO, GELADO, CABELO ARREPIADO, QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?…”(E) “O MACACO FOI À FEIRA E NÃO TEVE O QUE COMPRAR…”
QUESTÃO 4
DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O PROFESSOR ENSINOU UMA BRINCADEIRA NOVA. AS CRIANÇAS TINHAM QUE JOGAR A BOLA NA PAREDE E CANTAR.
QUAL PARLENDA MISTERIOSA FOI USADA?
(A) “HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO…”
(B) “CORRE CUTIA, DE NOITE E DE DIA…”
(C) “ORDEM, EM SEU LUGAR, SEM RIR SEM FALAR…”
(D) “SUCO, GELADO, CABELO ARREPIADO, QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO?…”(E) “O MACACO FOI À FEIRA E NÃO TEVE O QUE COMPRAR…”
QUESTÃO 5
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PARLENDA?
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras)com sua representação escrita. (EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, esclarecimentos sempre que necessário, respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |