Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
LISTAS
VOCÊS SABIAM QUE A LISTA É UM TEXTO QUE ORGANIZA DADOS?
A LISTA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PODE SER USADO EM DIVERSAS SITUAÇÕES, DESDE FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO ATÉ LEMBRAR DAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS.
PARA ESCREVER UMA LISTA DE FORMA ADEQUADA, É IMPORTANTE SEGUIR ALGUNS PASSOS. PRIMEIRO, A LISTA DEVE TER UM TÍTULO QUE SEJA CLARO E DETALHE SOBRE O QUE SE TRATA O CONTEÚDO APRESENTADO. EM SEGUIDA, É NECESSÁRIO APRESENTAR O CORPO DO TEXTO, QUE É A EXPOSIÇÃO DAS INFORMAÇÕES QUE SERÃO LISTADAS.
AS INFORMAÇÕES DEVEM SER DESCRITAS DE FORMA ORGANIZADA. É IMPORTANTE QUE OS ELEMENTOS DA LISTA ESTEJAM ORDENADOS DE ACORDO COM A PRIORIDADE, ORDEM ALFABÉTICA OU QUALQUER OUTRA ORDENAÇÃO RELEVANTE PARA O CONTEXTO EM QUE A LISTA É UTILIZADA.
AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE LISTA: A NUMÉRICA E A COM MARCADORES. A NUMÉRICA USA NÚMEROS PARA INDICAR A ORDEM DOS ELEMENTOS, ENQUANTO A COM MARCADORES USA SÍMBOLOS, COMO PONTINHOS E ASTERISCOS.
POR FIM, É FUNDAMENTAL QUE A LISTA SEJA CLARA E OBJETIVA PARA QUE O LEITOR POSSA COMPREENDER FACILMENTE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS. ASSIM, A LISTA SE TORNA UMA FERRAMENTA PRÁTICA E EFICIENTE PARA A ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM DIVERSOS CONTEXTOS.
ATIVIDADES
1- A LISTA É UM TEXTO QUE ORGANIZA DADOS. É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PODE SER USADO EM DIVERSAS SITUAÇÕES, DESDE FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO ATÉ LEMBRAR DAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS. SABENDO DISSO, AGORA RESPONDA QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE LISTA ESTUDADOS NESTE CONTEÚDO?
(A) LISTA ALFABÉTICA E LISTA DE COMPRAS
(B) LISTA NUMERADA E LISTA COM MARCADORES
(C) LISTA DE SUPERMERCADO E LISTA DE TAREFAS
(D) LISTA DE DESEJOS E LISTA DE PRIORIDADES
(E) LISTA DE COMPRAS E LISTA DE MÚSICAS PREFERIDAS
2- VEJA A LISTA QUE UM ALUNO DO SEGUNDO ANO ESCREVEU SOBRE OS PRESENTES QUE ELE QUER GANHAR DE ANIVERSÁRIO. EM SEGUIDA, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA.
(A) OS ITENS DA LISTA ESTÃO ORGANIZADOS EM ORDEM ALEATÓRIA
(B) OS ITENS DA LISTA NÃO SEGUEM UMA ORDEM.
(C) OS ITENS DA LISTA ESTÃO ESCRITOS EM ORDEM ALFABÉTICA
(D) A LISTA APRESENTADA É UMA LISTA NUMÉRICA.
(E) A LISTA APRESENTADA NÃO TEM MARCADORES.
3- PARA ESCREVER UMA LISTA DE FORMA ADEQUADA, É IMPORTANTE E TER O TÍTULO E O CORPO DO TEXTO. IDENTIFIQUE NA LISTA SEGUINTE ESTES ELEMENTOS E DESCREVA A FUNÇÃO DE CADA UM.
4- AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE PRODUZIR! ELABORE UMA LISTA COM 10 ATIVIDADES DIVERTIDAS PARA SEREM FEITAS EM FAMÍLIA DURANTE O FINAL DE SEMANA. VOCÊ PODERÁ ESCREVER EM ORDEM DE PRIORIDADE OU EM ORDEM ALFABÉTICA. ESCREVA O TÍTULO E DESCREVA O SEU TEXTO USANDO MARCADORES. BOA PRODUÇÃO!
Autoria: Gabriele Leandro Formação: Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |