Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 11/03/2024.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
VOCÊ SABIA QUE A LINGUAGEM VERBAL É A FORMA DE SE COMUNICAR USANDO PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS?
É QUANDO USAMOS NOSSA BOCA PARA FALAR OU ESCREVEMOS PALAVRAS EM UM PAPEL. AQUI ESTÃO ALGUMAS SITUAÇÕES ONDE USAMOS A LINGUAGEM VERBAL:
- QUANDO QUEREMOS CONVERSAR COM OUTRAS PESSOAS.
- PARA ESCREVER CARTAS, HISTÓRIAS OU FAZER LIÇÕES DE CASA.
- QUANDO PRECISAMOS EXPLICAR ALGO OU DAR INSTRUÇÕES.
E A LINGUAGEM NÃO VERBAL?
É A FORMA DE SE COMUNICAR SEM USAR PALAVRAS. É QUANDO USAMOS GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS, SINAIS E IMAGENS PARA NOS FAZER ENTENDER. AQUI ESTÃO ALGUMAS SITUAÇÕES ONDE USAMOS A LINGUAGEM NÃO VERBAL:
- QUANDO QUEREMOS MOSTRAR COMO NOS SENTIMOS SEM FALAR.
- PARA AJUDAR ALGUÉM A ENTENDER ALGO USANDO GESTOS, MAPAS, SINAIS DE TRÂNSITO OU DESENHOS.
- EM SITUAÇÕES ONDE NÃO PODEMOS FALAR, COMO EM UMA BIBLIOTECA OU DURANTE UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA.
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAF-M68F_5w/_fehJuR-ybj1mBxsmDhj3A/edit?utm_content=DAF-M68F_5w&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 01, mar. 2024.
LEIA E OBSERVE A HISTÓRIA ABAIXO, PARA DEPOIS RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR:
QUESTÃO 1
NOS QUADRINHOS ACIMA PODEMOS OBSERVAR A(S) LINGUAGEM(NS)
(A) APENAS VERBAL.
(B) APENAS NÃO VERBAL.
(C) VERBAL E NÃO VERBAL.
(D) DE SINAIS.
QUESTÃO 2
O SEGUNDO QUADRINHO DA TIRINHA FAZ USO APENAS DA LINGUAGEM
(A) VERBAL.
(B) NÃO VERBAL.
(C) VERBAL E NÃO VERBAL.
(D) DE SINAIS.
QUESTÃO 3
POR QUE VOCÊ ACHA QUE É IMPORTANTE ENTENDER TANTO A LINGUAGEM VERBAL QUANTO A NÃO VERBAL?
QUESTÃO 4
VOCÊ ACHA QUE DESENHOS E IMAGENS PODEM TRANSMITIR MENSAGENS TÃO CLARAMENTE QUANTO AS PALAVRAS? POR QUÊ?
QUESTÃO 5
AGORA É A SUA VEZ DE TENTAR SE COMUNICAR COM O GATINHO DA TIRINHA ACIMA, USANDO APENAS A LINGUAGEM NÃO VERBAL. CRIE UMA PLACA SINALIZANDO PARA ELE O LUGAR CORRETO ONDE DEVE DORMIR.
HORA DE APRENDER BRINCANDO!
Imagem disponível: https://www.canva.com/design/DAF-M68F_5w/_fehJuR-ybj1mBxsmDhj3A/edit?utm_content=DAF-M68F_5w&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 04/03/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF12LP09-E) Perceber o diálogo entre a linguagem verbal e não verbal em textos publicitários. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/ index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 29/02/2024. RAFAEL CAMARGO DE OLIVEIRA (Brasil) (ed.). Linguagem verbal, não verbal e mista. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/linguagem-verbal-naoverbal.htm#:~:text=A%20linguagem%20verbal%20pode%20ser,comunica%C3%A7%C3%A 3o%20n%C3%A3o%20oralizados%20ou%20escritos. Acesso em: 29 fev. 2024. |